quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Projeto Telecentros Comunitários recebe inscrições de bibliotecas públicas até o fim de agosto

22% dos municípios brasileiros já cadastraram bibliotecas para receberem kits com computadores ligados à internet

Brasília - Até esta segunda-feira, 19 de julho, 1.222 municípios já cadastraram no Ministério das Comunicações uma biblioteca pública para receber o kit telecentro comunitário, composto por mobiliários e computadores com acesso gratuito à internet. O sistema continua aberto até o fim de agosto para a inscrição de novos municípios. O objetivo do MC é instalar um telecentro em cada biblioteca municipal do país.

Para cadastrar uma biblioteca, as prefeituras devem acessar o site do ministério (www.mc.gov.br) nos links Inclusão Digital - Telecentros Comunitários - Formulário/Bibliotecas/Cadastro. A senha para acesso é o número do ofício recebido pela prefeitura, na íntegra. Os municípios que deixarem de fazer o cadastro não poderão receber o telecentro.

A aquisição e o envio dos telecentros deve ocorrer ainda no presente exercício. Para o Coordenador-Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva, a iniciativa é uma forma de levar os cidadãos às bibliotecas, incentivando o hábito da leitura e a inclusão digital. Os telecentros serão instalados exclusivamente em bibliotecas públicas, não contemplando bibliotecas de escolas.

A instalação de telecentros comunitários em todas as bibliotecas públicas do país faz parte da expansão do Programa Telecentros Comunitários. O Ministério das Comunicações já entregou 7 mil telecentros a 5.480 municípios, o que significa que 98,25% dos municípios do Brasil contam com pelo menos um telecentro comunitário. Cada kit doado pelo ministério é composto por um servidor, 10 computadores, uma central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança, um roteador wireless, 11 estabilizadores, uma impressora a laser, um projetor multimídia, 21 cadeiras, uma mesa do professor, 11 mesas para computador, uma mesa para impressora e um armário baixo. A contrapartida do município é a disponibilizar o espaço físico para instalação dos equipamentos e monitores para atendimento ao público.

Os prefeitos que tiverem dúvidas sobre o processo de indicação das bibliotecas podem entrar em contato com a Coordenação Geral de Acompanhamento de Projetos Especiais por meio do telefone (61) 3311-6178 ou pelo e-mail: cgpe@mc.gov.br.

João Eduardo Sena
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
55 61 3311 6587
imprensa@mc.gov.br
Publicado em 19/07/2010

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário