quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Inaugurado mais um Cineclube em Florianópolis

Inauguração do Cineclube Pitangueira, Florianópolis
27 de julho de 2010

A Cinemateca Catarinense em parceria com o Fundo Municipal de Cinema – Funcine, a Casa das Máquinas, o Centro Cultural Bento Silvério – Casarão da Lagoa, a Fundação Cultural Franklin Cascaes e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, convidam para o lançamento do Cine Pitangueira, projeto em desenvolvimento através do Programa Cine Mais Cultura do Minc.
Serão duas sessões semanais nas terças-feiras, para jovens, crianças e adolescentes às 15h e para o público em geral às 20h.
A entrada é livre!

Cine Pitangueira

Quando: Terça-feira dia 27 de Julho
Local: Casa das Máquinas – Centro Cultural Bento Silvério, Lagoa da Conceição
Entrada Livre (as 15 horas : Curtas infantis)
as 20hs com os vencedores Edital Funcine

E.T Emissário da Terra
Rafael Schlinchting, 2009, 16min
Um Emissário da Terra (E.T.) chega a um mundo muito lógico. As pessoas do local se comportam de forma maquínica. O engenheiro-chefe do lugar tenta mandá-lo embora como se previsse que algo viria a dar errado. O Invasor acaba no hospital. Lá, ele passa a pregar o evangelho. Os habitantes seguem seus ensinamentos e constroem uma igreja. No final, acontece o que o engenheiro-chefe, quem também é terráqueo, previa: os lógicos cristãos pregam o E.T. na cruz para que ele possa ressuscitar e subir ao céu.

Uma Camélia Vermelha
Bob Barbosa, 2009, 17min
Num puteiro, no dia do seu aniversário, Terezinha aguarda a visita do seu antigo amante…

Entrelinhas
Letícia Cardoso e Pedro MC, 2009, 25min
A relação da equipe com pacientes do Hospital de Custódia na penitenciária estadual de Santa Catarina. Como dispositivo, a atenção flutuante. Como investigação, as relações do inconsciente.

Amarras
Letícia Kapper, 2009, 15min
Amarras visíveis e ocultas impedem que Katya Regina Costa, 26 anos, siga pelo caminho banal aos olhos do mundo, mas feliz para uma presidiária. Ela só quer liberdade, ou seja, ter um emprego, uma casa, uma família. Desde seus oitos anos, morou na rua e se sustentou furtando. Em 2006, encontrou um lar, o Presídio Feminino de Florianópolis, onde permaneceu quase dois anos. Cumpriu pena em regime aberto por menos de dois meses em meados de 2008, época em que tentou de todas as formas fugir do mundo do crime tão atraente, costumeiro. Assim, voltava durante a noite para dormir na área íntima da unidade carcerária e fazia as refeições junto com as detentas. Foi descoberta e o pernoite passou a ser num banheiro de um bar, local tão pequeno que a impedia de esticar as pernas enquanto dormia. A liberdade tão sonhada resumiu-se em frustração: deixou para trás uma namorada, amizades e a utopia de se reintegrar à sociedade.

Sereia
Yannet Briggler, 2009, 10min
Num mundo desolado a alta das marés provocou transformações radicais. Poucos pedaços de terra sobraram para a ocupação humana e os homens tiveram que se adaptar com a falta de recursos e a solidão. Neste contexto o personagem central, Simão, vive só num pequeno penhasco. Quase todos os recursos que ele encontra para a sua sobrevivência vêm do mar, onde ele pesca com um gancho pendurado a uma corrente. Sua rotina é marcada pela monotonia e melancolia até que um fato inusitado acontece em sua vida: ele encontra uma mulher pendurada no gancho. Aparentemente morta ele a resgata e cuida de sua recuperação. A alegria toma conta de Simão e conforme ela se recupera coisas estranhas começam a acontecer. A barreira entre o universo onírico e a realidade se desfaz e entre momentos de profundo desejo e horror, Simão, confuso, passa a pensar somente em como se livrar dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário