quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Projeto do Ministério da Cultura oferece Kit Cinema a prefeituras e entidades sem fim lucrativo

Nova 103.1 FM - 10/08/2010
O Cine Mais já beneficiou centenas de municípios.

O Cine Mais Cultura é uma das ações do Programa Mais Cultura do Governo Federal. O objetivo do projeto é promover o acesso ao cinema e a valorização dos filmes Brasileiros.

O primeiro edital do Cine Mais Cultura foi lançado em 2007. Até agora, foram distribuído 813 Kits Cinema em 605 municípios. A meta do Ministério da Cultura é atingir mil cines até o mês que vem.

O coordenador executivo do Cine Mais Cultura, Frederico Cardoso, salienta que o Kit Cinema é composto de projetor multimídia, tela de projeção, aparelho de DVD, mesa de som, amplificadores, microfone sem fio, duas caixas de som entre outros equipamentos. Além disso, o ministério da cultura também fornece 104 DVDs do catálogo da Programadora Brasil, devidamente licenciados, para a realização de sessões.

Cardoso ressalta que a maioria dos Kits é entregue as prefeituras, mas qualquer entidade privada, sem fins lucrativos, pode concorrer aos editais referentes ao município destas organizações.

Cada cine se compromete a realizar, no mínimo, uma sessão por semana. Após cada exibição, o governo estimula os responsáveis a promoverem um debate com o público sobre o assunto abordado no filme.

Atualmente, há 15 editais em aberto. Ainda este ano, o ministério da cultura vai lançar outros cinco editais.

Entre os beneficiados pelo Cine Mais Cultura em Santa Catarina está Formosa do Sul. O município localizado entre Quilombo e São Lourenço do Oeste, tem, aproximadamente, 2.800 mil habitantes e recebeu dois kits Cinema.

De acordo com a secretária de educação, cultura, e esporte do município, Rosenei Cella, Formosa do Sul conquistou dois kits pelo desinteresse de outros municípios. “No ano passado, tivemos um edital nacional, que contemplou 150 municípios, e outro estadual. Mandamos um projeto também para o estadual, via Associação de Artesãos, porque ainda não tínhamos recebido a resposta do nacional e fomos contemplados. Não teve municípios suficientes inscritos, sobrou equipamentos que não foram solicitados”

Para Rosenei, o projeto Cine Mais é uma ação que engrandece o imaginário cultural da população. Os debates realizados a cada sessão provocam uma leitura crítica dos áudios visuais exibidos.

A secretária explica que o Ministério da Cultura permite a cobrança de até R$ 1 por pessoa, para o pagamento de eventuais despesas com a sala onde são realizadas as sessões.

Ela reforça que os filmes fornecidos pelo governo são todas produções nacionais, mas nada impede a realização de sessões de filmes estrangeiros.

Atenção presidentes de associações, secretários de educação, secretários de cultura e prefeitos da região, em breve, o governo vai lançar novos editais do Cine Mais Cultura. Não percam esta oportunidade.

Mais informações acesse http://mais.cultura.gov.br .


Fonte: Nova 103.1 FM


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário