quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mostra 1959: O ano mágico do Cinema Francês.

Cineclube Laguna e CineSESC apresentam, em conjunto, do dia 18 de agosto ao dia 22 de agosto, um supra-sumo da Nouvelle Vague – "Mostra 1959: O ano mágico do Cinema Francês." As exibições serão na Casa do Patrimônio – IPHAN, Praça Vidal Ramos,118. Sempre às quartas-feiras às 19 horas e 30 minutos.

Programação completa:


1º dia – 18 de agosto de 2010 - “Acossado” (“À bout de souffle”), de Jean-Luc Godard (1960).


2° dia – 19 de agosto de 2010 - “Os Incompreendidos” (“Les quatre cents coups”), de François Truffaut (1959).


3º dia – 20 de agosto de 2010 - “Batedor de Carteiras” (“Pickpocket”), de Robert Bresson (1959).


4º dia – 21 de agosto de 2010 - “Hiroshima meu amor” (“Hiroshima mon amour”), de Alain Resnais (1959).


5º dia – 22 de agosto de 2010 - “Quem matou Leda?” (“À Double Tour”), de Claude Chabrol. (1959)









1º dia – 18 de agosto de 2010

“Acossado” (“À bout de souffle”), de Jean-Luc Godard (1960).



Apresentação:

Criticar é por em crise, já dizia Barthes. O contestador, iconoclasta e pós-moderno Godard abre nossa mostra com um relato de amor quase que nos moldes ardentes de um tango entre um criminoso fugitivo e uma norte-americana que aspira a carreira jornalística, num relato de amor de linha intertextual e descontrutivista. Primeiro longa-metragem de Jean-Luc de roteiro co-escrito por Truffaut. O audiovisual foi basicamente improvisado dia-a-dia, usando apenas luz natural, sem som direto e com apenas uma seqüência na qual se fez uso de maquiagem.

Godard neste filme desobedece a todos os preceitos dogmáticos da linguagem cinematográfica da época, evidente no linguajar além do coloquial, beirando o rude, que o protagonista toma ao comunicar-se com o espectador em momentos iniciais da película. De um amadorismo crítico, repleto de ligações artísticas e citações literárias, de Renoir a Faulkner. Seberg e Belmondo foram uma escolha providencial para o charme do longa, referencia para o Cinema Novo brasileiro, como também ao Cinema Moderno.

“Fotografia é verdade. Cinema é verdade vinte quatro vezes por segundo.” (Jean-Luc Godard)


(...)

Restante da programação, sinopses, trailers e comentários, disponíveis na integra em nosso blog: http://cineclubelaguna.wordpress.com/

Abraços cineclubistas, esperamos a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário