quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Catavídeo anuncia mudanças e abre inscrições para edição 2010

Em sua 12ª edição, festival passa ocorrer na Fundação Cultural Badesc e inicia projeto de memória do cinema catarinense.

Com a abertura do período de inscrições ao 12º Catavídeo na terça-feira 3 de agosto, a organização do festival anuncia mudanças para 2010. A mostra de vídeos passa a ocorrer no cineclube da Fundação Cultural Badesc de 30 de outubro a 7 de novembro e o evento, que já é a principal janela do audiovisual produzido no Estado, agora pretende resgatar também produções que foram parar na prateleira dos realizadores.
Até a edição de 2009, a inscrição era aberta somente para a produção recente, realizada nos últimos dois anos. A partir de agora, não há mais esta restrição, desde que o audiovisual nunca tenha sido exibido no Catavídeo. Ao longo de 11 anos, o festival formou um acervo de 852 vídeos, com um panorama significativo da produção da década e a intenção é ampliar o número de títulos para preservar a memória e a exibição. Nas últimas três edições, a média anual de inscrições foi de 100 filmes.
Além da mostra, o Catavídeo promove oficinas, que serão realizadas no Sesc da Prainha. Um dos temas que estão sendo planejados para este ano é a produção de videoclipes já que há uma demanda no Estado provocada pela proliferação de novas bandas. Outra oficina que deve ser novamente realizada é a de projetos com o objetivo de esclarecer dúvidas dos diretores na formatação de idéias de filmes com adequação às exigências das leis de incentivo, prêmios e editais.
Os interessados em fazer inscrições de seus vídeos têm dois caminhos. Podem optar pelo site www.catavideo.org ou pessoalmente no Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, o Funcine, que funciona anexo à Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, Centro, de segunda a sexta, das 13 às 18h, fone (48) 3224-6591 e 9989-4215. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail catavideo@alquimidia.org.
A cada ano, a organização traz um debatedor convidado para abrir o festival. Nas edições anteriores vieram os diretores Eduardo Valente, Gustavo Spolidoro, Carlos Nader Emerson Schmidlin e Kiko Goifmann. O Catavídeo é realizado pela Associação Cultural Alquimídia e Funcine, em parceria com a Fundação Cultural Badesc, Sesc e Cinemateca Catarinense, com o apoio da Unisul, Museu da Imagem e do Som e produção da Exato Segundo Produções Artísticas.

Escritório de Produção do Catavídeo: Funcine - Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis. Forte Santa Bárbara, Centro, CEP: 88010-410, Florianópolis (SC).
Fones: (48) 3224-6591, (48) 9989-4215
Horário: 13h às 18h
E-mail: catavideo@alquimidia.org
Site: www.catavideo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário