quinta-feira, 5 de agosto de 2010

PARACINE - Federação Paraense de Cineclubes

Cineclubistas!
Em nome da recém criada e já vitoriosa PARACINE - Federação Paraense de Cineclubes, venho agradecer a participação dos representantes cineclubistas na Jornada Paraense de Cineclubes, realizada este final de semana na Escola Salomão Mufarrej, bairro da Cidade Velha, Belém do Pará.
Como todos sabemos o quanto é difícil, quase impossível, fazer, sem nenhum recurso, uma jornada num Estado com as dimensões continentais como é o nosso querido Pará, é bom que seja registrado o esforço de um coletivo de seis pessoas que conduziu o processo da Jornada Paraense de Cineclubes, PARACINE, que afinal de contas cumpriu o seu principal objetivo que foi fundar a Federação do setor.
Além disso, quero destacar:

· A presença do secretário de educação do estado do Pará, o professor Luíz Cavalcante, que participou das rodas de conversas cineclubistas e deixou bem claro que a Federação tem um parceiro estratégico no campo do ensino e da formação.
· A presença do secretário geral do Conselho Nacional dos Cineclubes Brasileiros, o senhor João Batista Pimentel Neto, que, com a sua experiência, colaborou decisivamente para o nascedouro desta entidade;
· A gentileza do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Pará, que ficou responsável pelo serviço de refeição aos participantes da Jornada, facilitando as condições de pagamento à comissão organizado da mesma;
· A presença do presidente da Fundação Curro Velho, Valmir Bispo, da sacerdote afro-religiosa Mãe Nangetu, e da preisdente da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curta-Metragistas do Pará, Dani Franco;
· A colaboração dos cineclubistas Rodrigo Bouillet, Felipe Macedo e Claudino de Jesus, que, antenados, enviaram documentos e colaboraram com a construção deste processo.
A PARACINE, segundo a entendo, ela surge num momento em que estavam amadurecidas as condições para a sua criação.
O movimento cineclubista amadureceu a PARACINE desde as realizações, respectivamente, em maio e em agosto de 2009, dos diálogos – que reuniram gradativamente um número sempre maior de cineclubes e de projetos cineclubistas.
Se as trilhas estavam abertas, o mapeamento de ações cineclubistas, ao contrário, ainda está por ser realizado, é tarefa agora da PARACINE.
Estes indicadores qualitativos e quantitativos do interesse e da participação democrática dos cineclubes nos diálogos são reveladores deste momento histórico que convergiu para que diversos grupos informais e organizações da sociedade civil viessem a se encontrar para falar de suas práticas em rodas de conversa democráticas nas quais a diversidade predomina.
À Jornada, todo este sentimento foi preservado.
Cada passo publicitado tornava transparente a ação. A chamada para o debate era e continua a ser permanente, assim expomos decisões e deficiências. As propostas mais importantes a discutir, o regimento interno da jornada e os estatutos da PARACINE, foram antecipadas, nas redes, de tal forma que os representantes cineclubistas presentes à jornada conseguiram realizar um debate de alto nível.
E, se todos estes cerca de 40 representantes cineclubistas chegaram ao auditório da Escola Pública Salomão Mufarrej foi porque assim o desejavam, eles acreditavam neste processo histórico, implacável, que os convocou para que assumissem esta tarefa política que é fundar a PARACINE.
A partir de agora, interessa-nos responsavelmente arregaçar as mangas e erguer esta entidade de forma séria e democrática.
Esperamos, pois, contar – como sempre contamos – com a colaboração dos voluntariosos cineclubistas.
Com a PARACINE, a estrela do norte vai brilhar mais forte, camaradas!

Francisco Weyl
Coordenador Geral da Federação Paraense de Cineclubes

ANEXOS:
1. COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA
2. LISTA DE CINECLUBES FUNDADORES
3. DECISÕES DA PRIMEIRA REUNIÃO DA PARACINE


--

PARACINE
Federação Paraense de Cineclubes
Telefone: (91) 81 14 81 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário