segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Filmes orientais constroem retratos femininos curiosos

Os dois filmes são construídos sobre a interpretação das duas atrizes. A estreante coreana Jeong-hee Yoon é Mija, uma avó devotada, que cuida do neto adolescente, trabalha fazendo faxina e cuidando de um homem idoso. Sua rotina muda quando ela se inscreve num curso de poesia num centro cultural perto de sua casa. Já Maki Horikita, de 22 anos e mais de 50 títulos no currículo, é a jovem Naomi, que perde a memória e tenta reconstituir sua identidade por meio de fotos e relatos de amigos.



Jeong-hee, de “Poesia”, elabora suas personagem de forma contida, com poucas palavras, sempre melancólica, e num grande dilema envolvendo seu neto. O adolescente é acusado, junto com outros amigos, de estuprar repetidamente uma garota na escola, que acaba se suicidando. Os pais dos outros garotos envolvidos procuram Mija, pois pensam em indenizar a família da garota para que seus filhos não sejam processados.



Cena do coreano ''Poesia'', de Lee Chang-Dong
Mija tem poucos recursos. Sua filha mora em outra cidade e quase nunca vê o próprio filho, que está sob os seus cuidados. A trajetória desta avó será em busca de conseguir a quantia necessária para que o futuro de seu neto não seja prejudicado. O garoto, por sua vez, passa o tempo trancado no pequeno quarto, na frente do computador ou da televisão.

Já a protagonista de “Memórias de uma adolescente amnésica”, Naomi, usa da palavra como forma de se reencontar no mundo. Como se lembra de poucas coisas do próprio passado, precisa confiar naquilo que seu pai e amigos lhe contam. Ace (Anton Yelchin, de “Star Trek”) é o típico adolescente da escola, praticante de esportes, popular e disputado pelas garotas. Embora ele seja seu namorado, Naomi encontra mais prazer na companhia de seu amigo Mirai Hasegawa (Yuya Tegoshi), e de Yuji (Kenichi Matsuyama), que a ajudou quando bateu a cabeça.

Curiosamente, “Memórias de uma adolescente amnésica” segue a rotina dos filmes adolescentes de Hollywood, embora a trama seja situada em Tóquio, numa escola onde se fala inglês e japonês. Os alunos fazem coisas típicas de filmes norte-americanos como yearbook – livro de fotos - e homecoming – baile de formatura.

Este detalhe confere uma certa aura pop ao longa, que se baseia num romance de Gabrielle Zevin, que também assina o roteiro. É um filme destinado ao público jovem – mas não apenas.

ALYSSON OLIVEIRA
________________________________________
"POESIA", de Lee Chan-dong (139')
Coreia do Sul. Falado em coreano. Legendas em português. Indicado para 18 anos.
UNIBANCO ARTEPLEX 1 - 25/10/2010 - 16:10 - Sessão: 313 (Segunda)

"MEMÓRIAS DE UMA ADOLESCENTE AMNÉSICA" , deHans Canosa (120')
Japão, EUA. Falado em japonês, inglês. Legendas em inglês. Legendas eletrônicas em português.
CINEMATECA - SALA PETROBRAS -25/10/2010 - 15:00 - Sessão: 350 (Segunda)
CINE LIVRARIA CULTURA 1-02/11/2010 - 19:30 - Sessão: 1152 (Terça)
UNIBANCO ARTEPLEX 2-04/11/2010 - 19:50 - Sessão: 1317 (Quinta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário