domingo, 17 de outubro de 2010

Cineclubes do PR se encontram e articulam circuito estadual

A Kinoarte promoveu no último dia 18 de agosto em Londrina o 1o Encontro de Cineclubes do Paraná, evento que discutiu a formação de um circuito estadual de exibição que priviligie a formação de público para o cinema brasileiro.

O encontro foi histórico pois pela primeira vez reuniu os representantes dos sete cineclubes existentes atualmente em Londrina além de ter contado com a presença do Coordenador de Rede do Programa Cine Mais Cultura, Rodrigo Bouillet, com o professor de filosofia da UFPR, o veterano cineclubista Emmanuel Appel. Entre os representantes dos cineclubes de Londrina estavam:

Kinoarte (Bruno Gehring e Evelyssa Sanches)
SESC Londrina (Alexandre Simioni)
Vila Cultura Alma Brasil (Bruno Bérgamo e Juliana Franco)
Projeto Rodrigues no Cinema (Fernando Luiz Brito de Goés)
Ciclo do Aeroporto (Reginaldo J. Fernandes)
A Hora Mágica (Rodrigo Prado Evangelista)
Pequeno Mundo (Maria Tereza)

Estiveram presentes também representantes de outras instituições como a professora Edilomar Leonart (diretora do IFPR - Instituto Federal do Paraná), o produtor Argel Medeiros (diretor da Kinoarte e da AVEC – Associação de Cinema e Vídeo do Paraná), Fernanda Oliveira (SESC Apucarana), Regina Reis (Secretaria Municipal de Cultura), o professor Rogério Ivano (UEL – Universidade Estadual de Londrina), o professor e diretor de fotografia Anderson Craveiro (diretor da Kinoarte e professor do Curso de Artes Visuais/Multimídia da UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná), o cineasta Rodrigo Grota (diretor da Kinoarte e professor no Curso de Cinema da FAP/CINETVPR), Patrícia Magalhães (Faculdade Pitagóras), além de Nilson Fakir Junior e Roberta Shizuko Takamatsu.

No início do encontro todos apresentaram seus cineclubes e o Professor Emmanuel deu início à plenária apresentando sua história com o cineclubismo no Paraná. Em seguida Rodrigo Bouillet apresentou o Programa Cine Mais Cultura, iniciativa do governo federal que visa favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual de seu país. Em Londrina três instituições integram a rede do Cine Mais Cultura: os cineclubes da Kinoarte, da Vila Cultura Alma Brasil e do Instituto Cidadania.

Entre os principais tópicos levantados ao logo do encontro estão: a presença do cineclubismo na escola e sua importância na formação crítica; a criação de uma agenda de trabalho local para não haver conflito de programação entre os cineclubes; a elaboração de um arquivo que inclua todo o acervo dos cineclubes de Londrina; a criação de um grupo virtual para que se articule um trabalho em Rede Local e Estadual; a divulgação em conjunto de uma Programação Mensal de todos os cineclubes do Paraná; o levantamento mensal do público de todos os cineclubes; além da idéia de realizar ao menos uma reunião mensal de todos os cineclubes de cada cidade.

Entre as principais decisões tomadas nesse 1o Encontro de Cineclubes do Paraná está a participação efetiva de Londrina na Mobilização Estadual dia 8 de Outubro de 2010 em prol da formação do Conselho Estadual. Ficou também acertado que o próximo Encontro dos Cineclubes de Londrina será no dia 21 de setembro de 2010, a partir das 19 horas, na sala de exibição do SESC Londrina.

http://kinoclube.com

Ouça a entrevista que Rodrigo Bouillet e Bruno Gehring concederam ao programa Trem das Onze, da Universidade FM no dia 18 de agosto de 2010:
http://www.uel.br/uelfm/audios/7452-Trem_das_Onze_-_Parte_1.mp3
http://www.uel.br/uelfm/audios/7453-Trem_das_Onze_-_Parte_2.mp3

Veja também matérias de TV sobre o 1o Encontro de Cineclubes do Paraná:
http://www.tvuel.com.br/conteudo.php?v=259
http://www.rpctv.com.br/coroados/video.phtml?Video_ID=95499&Programa=paranatv1edicao

Nenhum comentário:

Postar um comentário