domingo, 17 de outubro de 2010

°FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES LANÇA REGULAMENTO PARA EDIÇÃO 2010



Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões Lança Regulamento Para Edição 2010

Cineastas de todo o Brasil já podem ter acesso ao regulamento do Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões - edição 2010.

Todos os anos desde 2006 é realizado na cidade de Floriano/PI o Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.A edição anterior aconteceu no período de 01 a 12 de dezembro de 2009 e reuniu a comunidade cinematográfica dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. Teve uma programação de 61 filmes exibidos ao longo de duas semanas e foi dividido em duas mostras: uma não competitiva, de 01 a 07 de dezembro, e uma mostra de vídeos competitiva, de 08 a 12.

Durante o festival também houveram oficinas de direção de fotografia, Linguagem de Edição, Fotografia de Still e Direção de Arte, ministradas por profissionais de renome nacional e mundial na área cinematográfica como: Carlos Ebert, Veronica Saenz e Luciana Bueno.

O 5º FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA E VÍDEO DOS SERTÕES é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo ESCALET, o apoio da Petrobrás, Secretária da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura, dos governos Estadual e Federal.

O Festival acontecerá de 17 á 21 de novembro de 2010 e terá como objetivo impulsionar a produção audiovisual no Piauí, formando novas platéias, estimulando a exibição e reflexão sobre o cinema nacional. Os interessados em participar do festival podem inscrever longas e curtas de 17 de julho á 30 de agosto.

Confira o regulamento e a ficha de inscrição: www.escalet.com.br

Pontos de Cultura de todo o país podem enviar suas obras audiovisuais para o Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões até o dia 20 de setembro.

Na edição anterior foram selecionados doze pontos de cultura de toda a federação. Cada ponto pôde trazer dois representantes para o evento e participar de várias oficinas, talk shows e atividades paralelas da programação.

Os filmes de pontos de cultura classificados na categoria de longa metragem receberão um prêmio de R$2000,00 reais cada. Já os curtas classificados receberão a quantia de R$500,00 reais. Os filmes produzidos nessa categoria concorrerão com as produtoras independentes, tendo estes os mesmos critérios de avaliação.

Poderão se inscrever filmes de longas e curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2008 e que ainda não foram exibidos No Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.

Serão premiados com o CACTO DE OURO os melhores nas categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor montagem, melhor trilha musical, melhor maquiagem e melhor figurino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário