sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cineasta Rodrigo Grota abre o 12º Catavídeo



O CATAVÍDEO começa no dia 30 de Outubro!

Com 106 filmes inscritos, começa no sábado (30), às 19h, na Fundação Cultural Badesc, o 12º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses. O convidado para a abertura é o diretor paranaense Rodrigo Grota. Em 12 anos de realização do festival, este número de inscrições só foi superado nas edições de 2005, com 116, e de 2006, com 126. Serão realizadas três mostras diferentes que ocorrem ao longo da semana.

Cineasta, editor e professor de cinema, Grota vai exibir Haruo Ohara, seu último curta, Satori Uso e Booker Pittman. Os filmes, todos premiados, formam a Trilogia do Esquecimento (também conhecida como Trilogia de Londrina).

Haruo Ohara, que narra a vida do imigrante, agricultor e fotógrafo japonês Haruo Ohara (1909-1999), levou cinco prêmios no Festival de Gramado desse ano. Após a sessão, o diretor conversa com o público e lança a revista Taturana, voltada para a reflexão do cinema brasileiro, especialmente o curta.

Durante o Catavídeo, serão exibidos audiovisuais nos gêneros ficção, documentário, animação, experimental e videoarte produzidos principalmente no ano de 2009 e 2010, e que representam um recorte da nova safra cinematográfica de Santa Catarina.

A mostra se caracteriza por exibir todos os vídeos inscritos, a não ser quando a qualidade das imagens ou do som é inviável ou a produção é preconceituosa, mas raramente estes problemas têm ocorrido.

Segundo a diretora Patrícia Monegatto Lopes, que faz a curadoria, esta edição se caracteriza por uma grande pluralidade temática e de linguagem, que evoluiu a cada ano, cujas produções “trazem o calor da experiência narrativa e dos personagens da cultura regional”.

Na Fundação Badesc, ocorre a mostra O formato é curto, a imaginação não, a mais ampla, com variedades de gêneros e sessões diárias, às 19h, com exibição de curtas de até 25 minutos de duração.

Também programada para a fundação, será realização a mostra Impressões de um olhar, com sessões aos finais de semana e no feriado do dia 2, sempre às 16h, a maioria documentários com mais de 25 minutos de duração e intercalados por animações.

A Sessão Maldita, agendada para o Instituto Arco-Íris, nos dias 3 (quarta) e 4 (quinta), sempre às 23h, vai exibir curtas que segundo a curadora, Patricia Lopes, “são repletos de sensações radicais e suas sentenças, que incluem medo, crimes, delírios, raivas, desejos e fantasias”.

Serão exibidas produções audiovisuais inscritas por 18 diferentes cidades catarinenses: Sombrio, Palhoça, Garopaba, Capivari de Baixo, Blumenau, Videira, Itapema, São José, Urussanga, Maravilha, Irani, Itajaí, Timbó, Anita Garibaldi, Rio do Sul, Joinville, Capinzal e Florianópolis.

No Sesc da Prainha, ocorrem as oficinas Criadores de Formatos Audiovisuais, com Marcio Motokane, coordenador artístico do Canal Futura, e Projetos Audiovisuais - da teoria à prática, com Marco Stroisch, produtor audiovisual, realizadas em parceria com o Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina (NPD) . O Catavídeo ainda promove Stopmotion de pessoas e de coisas com o desenhista Diego de los Campos. As vagas estão esgotadas.

O Catavídeo é uma realização da Alquimídia e do Fundo Municipal de Cinema, em parceria com a Cinemateca Catarinense, Fundação Cultural Badesc e Sesc de Santa Catarina com produção da Exato Segundo Produções Artísticas.

As sessões têm duração média de 1h a 1h30min e a programação completa pode ser conferida no site www.catavideo.org.

Download das imagens de alguns Vídeos para divulgação.

SERVIÇO

O quê: abertura do 12º Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses
Quando: 30 de outubro, às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Outubro Preto, 216. Centro, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita
O quê: Mostra Impressões de um olhar
Quando: Dias 31 (domingo), 2 (terça), 6 (sábado) e 7 (domingo), sempre às 16 horas.
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Outubro Preto, 216. Centro, Florianópolis.
Quanto: entrada gratuita

O quê: Mostra O formato é curto, a imaginação não
Quando: De 30 de outubro a 7 de novembro, sempre às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Outubro Preto, 216. Centro, Florianópolis.
Quanto: entrada gratuita
O quê: Sessão Maldita
Quando: Dias 3 (quarta) e 4 (quinta), sempre às 23h
Onde: Instituto Arco-Irís. Travessa Raticliff, 56, Centro, Florianópolis
Quanto: entrada gratuita
Fonte: www.catavideo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário