sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Wenders registra as coisas “fora do lugar”



Quem acompanha a carreira de Wim Wenders entende bem o que ele quer dizer quando fala que “não existe algo mais lindo debaixo do céu de Deus do que a incrível, alucinatória, infinita variedade de lugares que realmente existem.”

No fundo, é a partir desta matéria-prima que seu cinema se constrói – e estou falando não apenas de seu mais famoso road movie, “Paris Texas”, mas de vários outros filmes marcantes, como “Alice nas Cidades”, “O Amigo Americano”, “O Estado das Coisas”, “As Asas do Desejo” e “Buena Vista Social Club”, para citar apenas cinco.

Homenageado pela 34ª Mostra de Cinema de São Paulo, que começa nesta sexta-feira, Wenders ganha uma pequena retrospectiva de seus filmes e, mais importante, apresenta uma exposição de cerca de 30 fotografias realizadas em suas viagens pelo mundo.

“Lugares, Estanhos e Quietos”, inaugurada na noite de quarta-feira, no Masp, com a presença do diretor, abre ao público nesta quinta-feira. As fotos expõem paisagens em diferentes cantos do planeta, do Brasil ao Japão, passando por Oceania, Oriente Médio, Europa e América do Norte.

Quase todas exibem objetos, cenários, acidentes naturais e paisagens. Pessoas, quando aparecem, não constituem o foco das imagens. A foto de uma roda-gigante no meio do nada, na Armênia, talvez seja a mais perfeita síntese do olhar de Wenders e do que ele chama de “apetite insaciável pelos lugares que não conheço”.

Num túnel de trem em Wupertal, Alemanha, Wenders fotografou um grafite da dupla brasileira Os Gêmeos pichado por vândalos. Nas colinas do Golã, lugar disputado por Israel e Síria, registrou um posto de controle abandonado. Há também um dinossauro de pedra gigante no deserto do Mojave (EUA) e um balanço de brinquedo em forma de foca na Costa do Adriático.

Na foto que ilustra o folheto da exposição, Wenders registra uma esquina morta em Montana (EUA), uma imagem que lembra os quadros do artista americano Edward Hooper.

“Pessoalmente, pareço ter aprimorado minha noção de ligar para as coisas que estão ‘fora de lugar’”, escreve Wenders, no texto de apresentação da exposição. Um livro com as fotos de Wenders será lançado durante a Mostra. Quem puder ver as imagens em formato gigante no Masp não vai se arrepender.

“Lugares Estranhos e Quietos”: Masp (Av. Paulista, 1578). De 21 de outubro a 16 de janeiro de 2011. (11) 3251-5644. Terças, quartas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h; quintas, das 11h às 20h. Ingressos: R$ 15 (grátis nas terças).

Nenhum comentário:

Postar um comentário