domingo, 17 de outubro de 2010

10 animações sobre mudanças climáticas são lançados pelo MinC e MMA



CineAmbiente
10 animações sobre mudanças climáticas são lançados pelo MinC e MMA

Na data em que se comemora o Dia do Consumidor Consciente, ambientalistas, autoridades e representantes de empresas ambientalmente responsáveis assistirão, nesta sexta-feira (15), em primeira mão, aos dez curtas de animação premiados na edição 2009 do CineAmbiente, uma parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e do Meio Ambiente (MMA). A cerimônia será no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, e contará com as presenças do ministro da Cultura, Juca Ferreira, e de Samyra Crespo, secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Na ocasião, também será lançada oficialmente a 2ª edição do CineAmbiente, que está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro.

Os curtas serão exibidos no circuito Tela Verde, do MMA, e nas TVs públicas. Cada filme tem um minuto de duração, com foco nas mudanças climáticas. O CineAmbiente pretende despertar na sociedade um olhar crítico, estimulando a busca de soluções e novos comportamentos sobre a questão socioambiental. Cada um dos novos projetos selecionados em 2010 receberá R$ 20 mil para produções sobre o tema “Consumo Sustentável e Biodiversidade”.

Inscrições

As inscrições para o 2º CineAmbiente começaram no último dia 5 e ficam abertas até dia 20 de novembro. O edital está disponível aqui. http://www.cultura.gov.br/site/2010/10/05/cine-ambiente/Para se inscrever, os concorrentes deverão apresentar suas propostas mediante a entrega dos seguintes documentos: requerimento de Inscrição, projeto técnico de curta metragem de animação, currículo do diretor, autorização de cessão de direitos autorais, quando o roteiro for desenvolvido a partir de obra de terceiro, e autorização de uso de arquivos audiovisuais, cujo titular de direitos patrimoniais não seja o proponente.

Consulta pública

Para incentivar o consumidor a assumir um compromisso com a sustentabilidade ambiental e a adotar hábitos em favor de um futuro menos descartável, está em consulta pública, até 11 de novembro, o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), disponível no portal do MMA: www.mma.gov.br/ppcs. O Plano reúne um conjunto de ações articuladas que prometem uma revolução nas relações de consumo e produção no Brasil, considerando, para o ciclo inicial (2011-2013), seis áreas prioritárias: educação para o consumo sustentável, construções sustentáveis, agenda ambiental na administração pública (A3P), varejo e consumo sustentáveis, compras públicas sustentáveis e aumento da reciclagem de resíduos sólidos. Sugestões e contribuições para o PPCS podem ser enviadas para o e-mail ppcs@mma.gov.br.

(Comunicação Social/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário