sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Com a palavra: A Curadora!

Patrícia Monegatto adianta um pouquinho o que você vai ver no Cata!
O 12° Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses reúne 106 obras inscritas: 36 ficções, 21 animações, 13 vídeos-arte, 04 experimentais e 25 documentários. Uma amostra da grande pluralidade de linguagens e temáticas, que a cada edição evolui, diversifica e avança. Uma voz ativa a favor da produção catarinense. Que traz o calor da experiência, das muitas narrativas e dos personagens da cultura regional. É um tempo reservado para o público sentir e refletir sobre o que vê, e para os diretores, sobre a arte do seu ofício.

A curadoria reúne uma seleção que mistura gêneros e estilos. Ora são curtas poéticos (seja na forma ou no conteúdo); ora na representação de um real; ora paisagens surpreendentes; ora histórias cujo sentido fica em suspenso a espera da interpretação do espectador; ora realidades distintas; e ora uma seleção de curtas que trazem histórias de caos, de fúria, de medo ou até da morte. Em cada um, um relato diferente. Em todos, um desejo que os move. De resultados muitas vezes controversos para o espectador, mas fundamental para se vivenciar.

A mostra foi dividida em 3 programas. A mostra “O formato é curto, a imaginação não”, que reúne a versatilidade dos gêneros de duração até 25 minutos. A mostra “Impressões de um olhar” são na sua maioria documentários, intercalados por uma animação. E a Sessão Maldita, curtas repletos de sensações radicais e suas sentenças: medos, crimes, delírios, raivas, desejos e fantasias.

Mais um ano de Catavídeo e mais uma conquista. Assim, mais uma vez, cumprindo a função de fomentar a produção local, de provocar a reflexão, de introduzir conceitos e buscar aproximação do público com a identidade cultural regional. Grandes impressões, que a cada ano tornam-se mais significativas. A mostra se tornou um espaço importante para a visibilidade do realizador catarinense, que vem ganhando reconhecimento a cada ano no Brasil e no exterior, consequentemente o aumento da qualidade da produção catarinense é notável. Novas tecnologias abrem inúmeras possibilidades de criação e difusão.

São 106 produções, e em cada uma a possibilidade de provocar e instigar o público, reunidos de formas a gerar reações ativas do espectador, seja identificação, divergência, riso, tristeza ou desgosto.

Patrícia Monegatto
Curadora - 12º Catavídeo
http://www.catavideo.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário