quinta-feira, 16 de junho de 2011

Site 70 anos de cinema

70 anos de cinema, ao contrário da grande maioria dos sites sobre a Sétima Arte, cujas construção e manutenção são realizadas por uma equipe de profissionais, é o resultado de um trabalho individual iniciado em 2003 como um simples passatempo e, principalmente, sem qualquer interesse comercial.

No início denominado “60 Anos de Cinema” e totalmente desconhecido do público que navega pela Internet, o site “estourou” em junho de 2007, àquela época já com a denominação de “65 Anos de Cinema”, ocasião em que ocorreram mais de 90.000 acessos em um único mês, com mais de 5.000 visitas em um só dia, feitas a partir de cidades dos 5 continentes.

Embora me considere um cinéfilo, devo esclarecer que não tenho qualquer formação nas áreas de cinema e jornalismo. Ao contrário, iniciei minha vida profissional como engenheiro de Estradas e a conclui numa grande multinacional da área de petróleo, para a qual trabalhei por 38 anos, dos quais os últimos cinco, já aposentado, executando trabalhos de consultoria e projetos.

Voltando ao site, tudo começou ainda em criança, quando passei a anotar em cadernos escolares todos os filmes que assistia. Anos mais tarde, por várias vezes tentei jogá-los fora, mas alguma coisa me impedia de fazê-lo. O advento do computador pessoal me possibilitou passar todo o conteúdo dos tais cadernos para bancos de dados, inicialmente utilizando o dBase III e, mais tarde, o Access. Por outro lado, a chegada da TV a cabo no Rio de Janeiro me possibilitou rever filmes antigos e, com isso, acrescentar informações adicionais aos bancos de dados que não paravam de crescer.

Hoje em dia, meu computador tem uma mega capacidade, só para guardar todas essas anotações. Como dito acima, a idéia de desenvolver este site surgiu em 2003, aproveitando todas as informações garimpadas ao longo de tantas décadas. Em 31 de dezembro de 2010, o site contava com 2.972 filmes cadastrados, dos quais 2.134 com suas páginas totalmente desenvolvidas. Contava, ainda, com cerca de 15.200 fotos de cenas extraídas dos filmes e 1.472 trechos de suas trilhas sonoras. Ainda a título de curiosidade, dos filmes cadastrados, 498 constam do livro "1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER".


Gostaria de reafirmar que o site:http://www.65anosdecinema.pro.br

• não envolve qualquer interesse comercial;
• seu desenvolvimento é um mero passatempo para mim;
• seu conteúdo é formado unicamente por filmes por mim assistidos.

Finalmente, devo dizer que não fazem parte do escopo deste trabalho a relação e cadastramento dos seriados e documentários por mim vistos ao longo de minha vida.

Carlos Augusto de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário