terça-feira, 7 de junho de 2011

6ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL

CONVOCATÓRIA 6ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL

Evento que celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul dedica-se a apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de direitos humanos no nosso continente.

Realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, em 2010, foi apresentada em 20 capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina, circuito que tem se ampliado a cada edição.

A curadoria é de Francisco Cesar Filho e a programação compreende uma seleção de filmes contemporâneos, que desde 2008 são também escolhidos por meio de chamada pública, além de uma retrospectiva histórica, homenagens e programas especiais. Em suas recentes edições, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul promoveu homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias e aos argentinos Cine Ojo (produtora) e Ricardo Darín (ator). Nas três últimas edições as retrospectivas históricas tiveram por tema “infância e juventude”, “iguais na diferença” e “direito à memória e à verdade”.

CONVOCATÓRIA:

Prevista para os meses de outubro e novembro de 2011, a 6a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para receber trabalhos audiovisuais para análise de sua curadoria. O evento é voltado a obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2008 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos.

Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização. As exibições serão em suporte digital. A Mostra não é competitiva, no entanto as obras mais votadas pelo publico serão contempladas com o Prêmio-Aquisição TV Brasil nas categorias curta, média e longa-metragem.

A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada para a organização da Mostra através do site www.cinedireitoshumanos.org.br. Cópias em DVD acompanhadas de sinopse, foto, ficha técnica e contato devem ser encaminhadas até 31 de maio de 2011 para:

6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207

04021-070 São Paulo/SP

Mais informações podem ser obtidas:

pelos telefones +55 11 3512-6111, ramal 211

contato@cinedireitoshumanos.org.br

www.cinedireitoshumanos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário