terça-feira, 7 de junho de 2011

"SEMINÁRIOS ESTADUAIS DE CINECLUBISMO, CINEMA E EDUCAÇÃO"

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC lançou esta semana um projeto objetivando articular e concretizar a realização de "SEMINÁRIOS ESTADUAIS DE CINECLUBISMO, CINEMA E EDUCAÇÃO" . O projeto apresenta as linhas e sugestões gerais para que as entidades e núcleos coletivos estaduais filiados ao CNC realizem ações e busquem as parcerias necessárias à realização de Seminários Estaduais para tratar da inserção do audiovisual na Educação através do viés cineclubista.
Segundo a Vice Presidente do CNC e coordenadora nacional desta ação, Saskia Sá a proposta apresentada prevê a realização de seminários com ao menos dois dias de duração em cada Estado brasileiro e a programação deve contemplar o debate de propostas e a apresentação de cases sobre a implantação do audiovisual na educação sob a perspectiva cineclubista do público. "Estamos apresentando uma proposta apontando alguns caminhos, possibilidades de articulação de parcerias e um formato básico para a realização desta atividade em todos os estados brasileiros. Não se trata, porém, de uma proposta fechada, já que esperamos contribuições do conjunto do movimento cineclubista brasileiro visando seu aprimoramento. Temos ainda a certeza que a realização da atividade acabará incorporando e contemplando a diversidade e as especificidades relacionadas a cada um dos estados e das várias regiões brasileiras. Fato que, em nosso entendimento, enriquecerá ainda mais o processo e fará com que o resultado final contemple e apresente caminhos capazes de abranger e oferecer soluções às várias realidades observadas no processo educacional brasileiro".
Segundo Saskia, os Seminários Estaduais resultarão na compilação de propostas que serão organizadas e contempladas num documento básico que será apresentado e debatido quando da realização do "Seminário Nacional de Cineclubismo, Cinema e Educação" que deve ser promovido pelo CNC e entidades parceiras em junho de 2012 no Maranhão, visando aprovar e propor às várias instâncias governamentais a implantação de um projeto nacional que concretize a implantação de cineclubes em todas as escolas brasileiras.
O projeto básico já conta com apoio de diversas entidades em todo o país. A proposta prevê o estabelecimento de parcerias e de desenvolvimento de processos que contemplem a gestão coletiva e compartilhada.

Cineclubes, cineclubistas, entidades e todos aqueles que tenham interesse em participar do processo coletivo de debate e das ações que viabilizem a concretização dos objetivos propostos devem solicitar inscrição na lista
nação cineclube. gt cineclubismo e educação
inscreva-se!

Encaminhando solicitação à coordenação do projeto através do e-mail:
vicepresidente2010.cnc@cineclubes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário