sábado, 12 de junho de 2010

Visões Periféricas abre inscrições



Visões Periféricas abre inscrições
Em sua 4ª edição o festival realiza quatro mostras competitivas e distribui R$ 16 mil em prêmios

Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o Festival Visões Periféricas 2010. Esse ano, o festival realiza quatro mostras competitivas (Visorama, Fronteiras Imaginárias, Tamojuntoemisturado e Imagens Remix) e duas mostras temáticas (Periferia Animada e Cinema da Gema), além da mostra internacional ibero-americana. Serão distribuídos R$ 16 mil em prêmios para as melhores obras.

O Festival Visões Periféricas é um espaço dedicado a exibição e reflexão sobre a produção audiovisual das múltiplas periferias do Brasil (comunidades quilombolas, sertões, favelas das grandes cidades, aldeias indígenas etc). "A intenção é compor um painel multicultural sobre a realidade e a produção cultural das periferias brasileiras", afirma Marcio Blanco, coordenador do festival. Grande parte dos filmes que o festival exibe vêm de escolas e oficinas de audiovisual localizadas nesses espaços. Além disso, o evento mistura essa produção com outras feitas por realizadores mais experientes ou mesmo que não têm origem na periferia. "A idéia de misturar consiste para alguns realizadores oportunidade de trocar experiências e olhares com quem já utiliza o audiovisual como forma de se expressar há mais tempo ou não vive na periferia", acrescenta Marcio.

Desde 2008, o Festival Visões Periféricas preocupa-se em estimular e exibir a produção audiovisual feita através das novas tecnologias. A mostra Tamojuntoemisturado é direcionada para filmes de até 3' (três minutos) produzidos a partir de aparelhos celulares, câmeras fotográficas e outros dispositivos móveis. Já a mostra Imagens Remix, novidade do festival e primeira do gênero no país, consiste em exibir filmes feitos a partir de colagens e recombinação de vídeos previamente filmados e disponíveis na web. Estas duas mostras são exibidas e votadas exclusivamente através da internet.

Este ano os vencedores das mostras competitivas além de troféus vão receber prêmios em dinheiro. O Festival Visões Periféricas está previsto para acontecer no mês de outubro com data e local a serem divulgados em breve. Para se inscrever basta acessar o site www.visoesperifericas.org.br, preencher a ficha de inscrição e fazer o upload do vídeo.

O Festival Visões Periféricas é realizado anualmente pela Imaginário Digital, associação cultural que atua com Educação e Novas Mídias. Conta com o patrocínio da Oi e da Petrobras e apoio cultural do Oi Futuro.

Mostras que compõem o festival:

Visorama (competitiva): filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos por alunos de projetos de formação em espaços populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Exibição em sala de cinema.

Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos por qualquer realizador, incluindo ex-alunos de projetos populares de formação audiovisual. Exibição em sala de cinema.

Tamojuntoemisturado (competitiva): filmes de até 03' (três minutos) produzidos por qualquer realizador, exclusivamente através de aparelhos celulares, câmeras fotográficas e dispositivos móveis. O tema para esta mostra é "Ser singular na diversidade, ser diverso na singularidade". Exibição em internet.

Imagens Remix (competitiva): filmes de até 03' (três minutos) produzidos por qualquer realizador cuja obra privilegie a recombinação de vídeos, imagens, sons e músicas disponíveis na internet (mashups, remixagens, legendagens e paródias). Não há tema específico. Exibição em internet.

Ibero-americana: reúne filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos em contexto de formação em audiovisual advindos de cursos, projetos e oficinas populares localizados nos países da região ibero-americana, exceto Brasil. Exibição em sala de cinema.

Periferia Animada: mostra temática que reúne filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos por alunos de projetos e oficinas populares de audiovisual, utilizando-se de qualquer técnica de animação ou que se destinem ao público infantil. Exibição em sala de cinema.

Cinema da Gema: mostra temática de filmes de até 30' (trinta minutos) produzidos por realizadores residentes no Estado do Rio de Janeiro e que não tenham sido selecionados para as competitivas Visorama e Fronteiras Imaginárias. Exibição em sala de cinema.

Mais informações:
--
Karine Mueller Mtb 23308 RJ
Imaginário Digital
21 2226 9173 | 9852 0085
karine@imaginariodigital.org.br
www.visoesperifericas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário