quarta-feira, 2 de junho de 2010

O FOCU – Pontão Fomento Cultural é mais uma iniciativa da Oficina de Vídeo



O FOCU – Pontão Fomento Cultural é mais uma iniciativa da Oficina de Vídeo – TV OVO, entidade sem fins lucrativos com sede no município de Santa Maria – RS, conveniada ao Ministério da Cultura. O objetivo principal do Pontão FOCU é construir uma rede de produção audiovisual e fomentar essa prática na rede dos Pontos de Cultura da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Para isso, são objetivos do projeto, por meio de oficinas, capacitar os alunos para a produção de vídeos e a difusão das obras produzidas pelos Pontos de Cultura.
Desenvolvemos as ações do FOCU em 7 cidades Pólos, a saber:
- Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria, no Rio Grande do Sul;
- Florianópolis e São Francisco do Sul, em Santa Catarina;
- Curitiba e Londrina, no Paraná.
Na primeira etapa foram realizadas oficinas básicas de formação audiovisual em roteiro/direção, operação de câmera/direção de fotografia e edição em software livre. Na segunda etapa serão realizadas, em cada pólo, mais três oficinas complementares, que foram escolhidas pelos participantes, a partir de um leque de temas ofertados, conforme a necessidade dos pontos de cada Pólo. Entre as duas etapas, os alunos elaboram os roteiros e se preparam para realizar a produção dos vídeos roteirizados. Além da formação, a equipe do Pontão FOCU executa a documentação das experiências de alguns Pontos de Cultura das cidades pólos. Todo o processo de formação audiovisual oferecido pelo FOCU é gratuito.
A segunda etapa de formação na cidade de Florianópolis (SC) está marcada para 14 a 19 de junho, onde serão oferecidas as oficinas de Documentário, Animação e Som (captação e pós-produção). As inscrições para as oficinas já estão abertas, no site www.tvovo.org, com um número total de 45 vagas disponíveis no total. As aulas na segunda etapa deverão acontecer no turno da noite, das 18h30 às 22h00, pois durante os turnos diários serão gravados os 2 vídeos de cada cidade pólo, conforme encaminhamento da primeira fase.
Nas diferentes cidades por onde passa, o FOCU promove a difusão audiovisual através de sessões cineclubistas. No dia 7 de setembro todos os pólos irão apresentar, simultaneamente, os curtas produzidos nas oficinas.
Documentação e distribuição: Além da experiência audiovisual proporcionada aos oficinandos, o FOCU vai fazer a documentação das atividades dos pontos de cultura de cada pólo. Ao final, serão produzidos três DVDs contendo as produções das oficinas, documentação realizada pela equipe do FOCU e as produções anteriores de cada ponto de cultura. Este material será distribuído aos pontos de cultura, parceiros e instituições afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário