quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema: Exibição e debate DOC Entrelinhas



Jornada de Gênero, Teatro e Cinema: Exibição e debate DOC Entrelinhas
28 de maio de 2010, às 19h, Fundação Cultural BADESC.


Entrelinhas foi roteirizado, produzido e dirigido pela artista catarinense Letícia Cardoso e o cineasta Pedro MC, através do Edital de Vídeo do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, com montagem de Yannet Briggiler. O Documentário tem como foco da narrativa o diálogo da equipe de produção com o imaginário de pacientes (todos do sexo masculino) internados no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Penitenciária de Florianópolis. O dispositivo de filmagem foi baseado num conceito definido por Freud como "atenção flutuante", que consiste numa escuta sem preocupação imediata com o que poderá ser retido da conversa. Dessa forma, os diretores se colocaram numa situação de aleatoriedade desejada, sem entrevista pré-marcada e abrindo espaço à espontaneidade das falas.
Convidados: Letícia Cardoso: graduada em Artes Plásticas na UDESC e mestre em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS, e tem uma trajetória de experimentação em exposições, coletivas, performance e narrativas. Foi contemplada recentemente pela Bolsa Iberê Camargo para produzir um vídeo na Universidade de Austin, no Texas, dialogando com o filme "Paris, Texas" de Wim Wenders.
Pedro MC: cineasta catarinense que desenvolve pesquisa na produção audiovisual em narrativas não convencionais, atualmente trabalha como diretor de comunicação da Cinemateca Catarinense. Será ministrante do curso de extensão de Cinema Digital/Documentá rio no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC, no segundo semestre de 2010.

Promoção: Grupo de Estudos do Projeto Teatro e Gênero, coordenado pela Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/ UDESC)

Apoio: Fundação Cultural BADESC, R. Visconde de Ouro Preto/216 - Florianópolis, 3224-8846

Organização:
Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)
Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/ CIN-UNISUL)
Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema: serão realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão haverá um convidado que discutirá a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a uma linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.


STILL DO DOC ENTRELINHAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário