quinta-feira, 6 de maio de 2010

Capacitação foi o grande legado deixado no Marajó

Com um “ar" de quero mais, terminou na última quinta-feira (29) a 1ª Mostra de Cinema Marajoara, realizada pelo Museu do Marajó com apoio da SEDUC e da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, em parceira com diversas entidades que pensaram no projeto no intuito de interagir com as homenagens pelo aniversário do Padre Giovanni Gallo – fundador do Museu - que este ano completaria 83 anos na terça-feira (27).



A 1ª Mostra de Cinema Marajoara privilegiou a exibição de filmes rodados no arquipélago, mas também realizou workshops através da ONG Argonautas que desenvolveram uma caravana de inclusão digital com oficinas de web 2.0 - web-ativismo- digital - e Elaboração de Projetos Socioculturais.

Segundo Samir Raoni, coordenador do workshop, a WEB 2.0 como ferramenta pedagógica contribui para a construção de conceitos, estimulando os jovens a se tornarem protagonistas de suas realidades. As ações tiveram a participação empolgante de 150 estudantes da Escola Estadual Delgado Leão e ajudou a contribuir para a manifestação sociocultural e estimular o desenvolvimento local.




Outra atividade oferecida pela equipe de colaboradores da 1ª Mostra de Cinema Marajoara agregou estudantes da rede pública de ensino de Cachoeira do Arari foi a Oficina “Cinema em 1 Minuto”. Promovida pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Memórias Amazônicas da UEPA, a oficina teve a participação de 14 estudantes que realizaram cinco produtos audiovisuais, entre vídeos e fotografias de seus próprios celulares e um documentário sobre o "Primeiro Encontro Pedagógico entre Escola e Comunidade", realizado pela Escola Municipal "Adaltino Paraense", conclui o facilitador da oficina, professor Darcel Andrade (Foto abaixo).



Segundo Diógenes Brandão que assumiu a curadoria da Mostra, o projeto só foi realizado pelo forte investimento da Lux Amazônia, a ONG Argonautas e o Grupo de Pesquisa Cultura e Memórias Amazônicas da UEPA. "Estes foram de fato os que seguraram a execução do projeto, já que apenas a prefeitura municipal de Cachoeira do Arari e a SEDUC entraram com ajuda para a infra-estrutura de equipamentos, transporte, alimentação e alojamento, além disso, alguns parceiros acabaram se comprometendo em algumas atividades e não o fizeram, mas mesmo assim foi extremamente positiva a iniciativa que incorporou o que podemos chamar de ação auto-gestioná ria e por isso tivemos um resultado tão amplo e festejado pela comunidade, essa sim fiel testemunha do empenho dos arte-educadores e cineastas envolvidos no projeto.

Diógenes Brandão (Jimmy) - Comunicação, Cultura e Opinião.

Contatos: 3201-5147 (trabalho) / 8174-5995 (pessoal)
MSN: dibrandao@msn. com
Twitter: @JimmyNight
Blog: http://diogenesbran dao.blogspot. com/

"O que nunca me foi perguntado e que sempre quis dizer é que a política, a militância política e todo o questionamento social é, no fundo, uma poesia, porque ambas, política e poesia, nutrem uma esperança comum de beleza e se alimentam do sonho de uma utopia, que é estética e social." (Poeta Ruy Barata)

Nenhum comentário:

Postar um comentário