sexta-feira, 21 de maio de 2010

Geografias interioranas e universais no CurtaDoc

Paisagens do interior e do litoral e personagens de corpo e alma compõem o CurtaDoc Modos Regionais em exibição na terça-feira 25, às 21 horas, no SESCTV, com reapresentações até domingo. A convidada para mediar o programa é Alessandra Brandão, professora de cinema da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

“Acho que existe o regionalismo, a resistência, a cultura popular na sua sobrevida, mas existem também essas questões do local que estão sempre em perspectiva com as questões do global. Não sei se a gente pode pensar mais no regional e no regionalismo com esse ‘ismo’ que está tão fechado no puro”, reflete Alessandra.

O programa abre com Santa Helena em Os Phantasmas da Botija (2004), de Petrônio Lorena e Tiago Scorza, um documentário sobre o cordelista Raimundo Santa Helena. Em 1927, Lampião e seus cangaceiros invadiram a cidade paraibana Santa Helena. Como já havia possibilidade do ataque acontecer, os moradores enterraram pertences em botijas de barro e ao longo dos anos surgiram histórias misteriosas sobre o fato.

Em seguida, é exibido Som da Rua - Três Mulheres Cegas (1999), de Roberto Berliner, sobre as irmãs Regina Maria e Francisca Barbosa, cegas de nascença. As três vivem de tocar ganzá nas cidades e feiras do Nordeste e do dinheiro que recebem do público.

Canoa Veloz (2005), de Joe Pimentel e Tibico Brasil, narra a vida dos pescadores de lagosta em Icapuí, no litoral do Ceará. O documentário relata a vida de pescadores artesanais, discute o problema da pesca industrial, que está provocando a diminuição do crustáceo, mas trata também do prazer e da liberdade da profissão de quem vive no mar.

Som da Rua – Caju e Castanha (1997), de Roberto Berliner, fala dos irmãos pernambucanos que fazem sucesso com a embolada, uma arte popular do nordeste. A embolada consiste em uma dupla de cantadores que, ao som do pandeiro, cria versos improvisados em que um tenta atacar a reputação do outro.

No ar desde outubro com apresentações semanais, o CurtaDoc exibe uma seleção dos melhores documentários em curta-metragem produzidos nos últimos 50 anos no Brasil. Realizado pelo SESCTV e com produção da Contraponto, a curadoria do programa selecionou 125 filmes de um total de 520 inscritos em www.curtadoc.tv. As inscrições continuam e o site será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem.

O QUÊ: Programa CurtaDoc

EPISÓDIO 31: Modos Regionais

QUANDO: 25 de abril, terça-feira, 21 horas

REPRISES: quarta (26) à 1h e às 15h; quinta (27) às 9h; sábado (29) às 22h; e domingo (30) às 19h

ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil

Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br

CONTATO:

Direção: Kátia Klock • (48) 3334 9805 | 9989 4202

Produção executiva: Mauricio Venturi • (48) 3334 9805 | 8411 6229

Mais informações: producao@contraponto.tv

www.contraponto.tv

www.curtadoc.tv

www.vimeo.com/contraponto

www.twitter.com/contrapontodocs

Comunicação: Fifo Lima • (48) 4141 2116 | 9146 0251

fifolima@contraponto.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário