segunda-feira, 17 de maio de 2010

Os dois melhores documentários do FAM passado (35 mm e vídeo), e duas ficções compõem o programa.

Pré-FAM 2010 no Ieda Beck, dia 17/05, ás 16h, com entrada livre.

Os dois melhores documentários do FAM passado (35 mm e vídeo), e duas ficções compõem o programa.

A ficção uruguaia em 35 mm Los Señalados de Dios ( 2008, 30’), de Juma Fodde, abre a programação. Sérgio Gorfain foi premiado como melhor ator no FAM 2009 por seu papel como protagonista no filme, que é uma adaptação dos contos “À deriva” e “A galinha degolada”, do escritor Horácio Quiroga. Ao ser picado por uma víbora, um homem navega em busca de ajuda, levado pela correnteza de um rio, até ser resgatado por uma família marcada pela desgraça.

Melhor documentário 35 mm no FAM passado, Phedra (2009, 13’), de Cláudia Priscilla-SP, tem como tema a vida e as memórias da atriz transexual cubana Phedra D’Córdoba, que veio para São Paulo em 1957, antes da revolução em Cuba, e faz parte da Cia. de Teatro Os Satyros.

A ficção em 35 mm Quarto de espera (2009, 12’30”), de Bruno Carboni e Davi Pretto, produzido em Porto Alegre, levou no FAM o prêmio de melhor direção de arte, para Richard Tavares e foi menção honrosa no Prêmio Revelação do 20º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. No curta um jovem usando uma máscara de gás transita em uma cidade vazia e cinzenta.

Marea (2009, 11’), de Ximena Gonzalez, da Argentina, foi premiado como melhor documentário em vídeo e melhor edição. Documenta a vida em um barco pesqueiro parado en alto-mar, onde o que predomina é o ritmo alienante do trabalho, a persistência e a monotonia.

Quando: 17/05 - Segunda-feira
Horário: 16h
Local: Rua Praça Xv de Novembro, 344 - Centro - Florianópolis - SC
Entrada Gratuita.
O Cineclube Ieda Beck é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Funcine - Fundo Municipal de Florianópolis

_________________________________________________________________________________________________
PRÉ FAM amplia o acesso aos filmes e marca um golaço neste FAM da Copa.
De 11 a 18 de maio, um mês antes do 14º FAM, a organização do festival, em parceria com cineclubes locais, preparou uma mostra itinerante com os filmes ganhadores do Troféu Panvision da edição de 2009, nas categorias Curtas Mercosul 35 mm, Vídeos e Infanto-Juvenil. Na programação estão produções que receberam diversos prêmios, como Os filmes que não fiz, de Gilberto Scarpa, de Minas Gerais, o melhor curta-metragem, e o catarinense Ângelo, o coveiro, de Renato Turnes, melhor vídeo juri popular do festival.
Serão quatro programas diferentes, exibidos em oito lugares de Florianópolis e São José, com entrada gratuita. A primeira das oito sessões é no Cineclube Armação, na Escola Dilma Lúcia dos Santos, na Armação, terça, dia 11, às 20 horas. As demais ocorrem no Carijó Espaço de Arte (Canasveiras), Ceart/Udesc, Cinearth, Escola do Mar (São José), Cineclube Ieda Beck, Cineclube Maciço e Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche.
O Pré-FAM é uma iniciativa de difusão do acervo do festival para os públicos mais diversos, que terão a oportunidade de ver ou rever as produções latinoamericanas premiadas. Dá também um gostinho do FAM2010, na UFSC, nesse mesmo período, em junho.
Acompanhem a programação do pré FAM no blog http://audiovisualmercosul.blogspot.com
E em junho de 11 a 18 será o encontro do público com os filmes no maior festival de cinema e vídeo de Santa Catarina.
As inscrições bateram um record este ano. O FAM2010 recebeu 551 inscrições, o maior número em 14 anos de festival. Além do Brasil, constam produções de outros 13 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela, e ainda Espanha, México, Finlândia e mesmo do continente asiático, com dois filmes da Coreia. Do país, foram enviadas produções de 20 estados e do Distrito Federal, sendo 56 de Santa Catarina.
As ficções são praticamente metade do total, seguidas de documentários, filmes experimentais e animações.
A grande procura pelas inscrições demonstra a consolidação do festival na América Latina e sua expansão para outras fronteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário