segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lançamento de "Memórias do Colégio", documentário sobre o Colégio de Aplicação da UFSC, inaugura trabalho do Núcleo de Documentário do DAC

"Memórias do Colégio", documentário sobre o Colégio de Aplicação da UFSC, inaugura trabalho do Núcleo de Documentário do DAC
Exibição será no dia 12/05, quarta-feira, às 19h30. Sessão gratuita e aberta à comunidade.



Foto: Equipe da 1ª série B das Olimpíadas do
Colégio de Aplicação, em 1971.

O documentário "Memórias do Colégio", sobre o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, fundado em 1961, será exibido no Teatro da UFSC, na quarta-feira, dia 12/05, às 19h30. O Documentário demorou três anos para ser produzido e conta com depoimentos de ex e atuais alunos, professores e funcionários.

Com depoimentos emocionados, o documentário expõe as possibilidades de oferecer um ensino público e de qualidade. "Memórias do Colégio" é um documentário de aproximadamente cinquenta minutos, mostrando a importância de uma boa educação, utilizando como meio as vivências esportivas, culturais e artísticas da formação do cidadão.

A ideia principal do documentário era retratar as Olimpíadas de Educação Física do Colégio de Aplicação, que acontecem há quarenta e um anos, e estão inseridas na memória do CA. A partir disso, os produtores do documentário - alguns também são ex-alunos ou professores - começaram a reunir documentos, fotos, depoimentos das pessoas que estudaram ou trabalharam no CA. E recolhendo tudo isso, também nas festas organizadas periodicamente por ex-alunos, o material era tanto que só um documentário sobre o colégio poderia expor tudo o que os organizadores queriam.

A produção é uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural (DAC)/ Secretaria de Cultura e Arte (Secarte) e o Colégio de Aplicação / Centro de Educação (CED) da UFSC e é a primeira produção do recente Núcleo de Documentário DAC/SECARTE/UFSC. Patrícia Orofino (ex-aluna do CA), Toninho Farias (professor do CA) e Zeca Nunes Pires (ex-aluno do CA e atual diretor do DAC) assinam a pesquisa e a produção do documentário. No lançamento, o DVD estará à venda por 10 reais.

Colégio de Aplicação

O Colégio de Aplicação foi criado em 1961, sob a denominação de Ginásio de Aplicação e com o objetivo de servir de campo de estágio destinado à prática docente dos alunos matriculados nos cursos de Didática (Geral e Específica) da Faculdade Catarinense de Filosofia (FCF, hoje UFSC).

No ano de 1970 foi substituído o nome Ginásio de Aplicação para Colégio de Aplicação, e o colégio passou a ter a primeira série do segundo ciclo, com os cursos Clássico e Científico.

Atualmente o Colégio de Aplicação, inserido no Centro de Ciências da Educação da UFSC, é uma unidade educacional que atende ao Ensino Fundamental e Médio, funciona em prédio próprio, no Campus Universitário, e está localizado no Bairro da Trindade, município de Florianópolis.

O Colégio de Aplicação segue a política educacional adotada pela Universidade Federal de Santa Catarina que visa atender à trilogia de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Veja mais sobre o colégio em www.ca.ufsc.br

Núcleo de Documentário DAC/SECARTE/UFSC

A criação do Núcleo de Documentário DAC/SECARTE/UFSC, aspiração dos que trabalham com Educação, Cultura e Audiovisual no DAC, é uma consequência das atividades que os profissionais do Setor de Cinema do DAC vêm realizando durante anos. Produções e apoio a produções de cinema catarinense, pesquisas, cursos e eventos, são as várias formas de atuação desse setor da UFSC.

O Núcleo de Documentário do DAC/SECARTE/UFSC foi criado com o intuito de realizar documentários institucionais do interesse da Universidade. Segundo Zeca Pires, cineasta e coordenador, "os documentários são institucionais enquanto produção, mas a abordagem não é chapa branca e temos muita liberdade no trabalho. A ideia é manter um intercâmbio de produção com alunos do curso de cinema, artes cênicas, jornalismo, história e outros da graduação da UFSC". No momento o núcleo conta com os alunos/bolsistas Andersson de Brito Vicente e Gustavo Remor Moritz na área da gravação e edição, Viviane na pesquisa e Camila na produção. Todos são estudantes do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Segundo Nunes Pires, "o curso de cinema da UFSC está muito bem e os alunos estão sendo bem preparados e aqui praticam a realização". Apesar de cada um ter uma função determinada, nada é fixo e imutável, todos se ajudam, como é normal quando se faz "cinema". Cinema é uma "arte coletiva".

Entre os projetos do Núcleo de Documentário estão: Memórias do Colégio, documentário sobre o Colégio de Aplicação; 50 anos da UFSC; Salim Miguel na intimidade; painel de Rodrigo de Haro; Poemas Visuais e outros.

Ficha Técnica:
Pesquisa e Produção: Patrícia Orofino, Toninho Farias e Zeca Nunes Pires
Direção: Zeca Nunes Pires
Edição: Andersson de Brito Vicente, Gustavo Remor Moritz
Imagens: Zeca Nunes Pires, Andersson de Brito Vicente, Érico Verícimo
Supervisão de edição e imagem: Érico Verícimo
Trilha musical: Eliana Taulois, Ryoolq Chenlin
Animação: Andersson de Brito Vicente, Gustavo Remor Moritz
Arte da capa: Andersson de Brito Vicente, Gustavo Remor Moritz

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do documentário "Memórias do Colégio" sobre o Colégio de Aplicação da UFSC
QUANDO: Dia 12 de maio de 2010, quarta-feira, às 19h30.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade,
Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural - DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Fonte: José Fontenele, Acadêmico de Jornalismo - Departamento Artístico Cultural - DAC: SECARTE: UFSC, com material dos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário