quarta-feira, 5 de maio de 2010

Secretário do Audiovisual apresenta Relatório de Gestão



Evento aconteceu na noite desta terça-feira, dia 27, no Rio de Janeiro
O Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, apresentou na noite desta terça-feira, 27 de abril, o relatório de sua gestão à frente da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura nos últimos dois anos e meio. O evento, realizado na Casa de Rui Barbosa, no Rio de janeiro, marcou a despedida de Silvio Da-Rin, que fica no cargo até dia 30 de abril. Na ocasião, também foi relançada a Revista Filme e Cultura, que o Centro Técnico Audiovisual volta a publicar regularmente.
O secretário iniciou o seu discurso para cerca de 300 pessoas do setor audiovisual, demonstrando sua satisfação em constatar que os conceitos e as metas anunciados em seu discurso de posse, em outubro de 2007, foram todos contemplados.
“Antes de aceitar o convite, perguntei ao então secretário Executivo Juca Ferreira o que o MinC esperava do próximo responsável pelo Audiovisual. ‘Consolidação do trabalho já feito e avanço em novas ações’, ele me respondeu. Acho que essa expectativa foi cumprida. Não tirei uma pedra sequer do que Orlando Senna, meu antecessor, havia construído e avancei, criando novas ações, dentro da matriz conceitual que o ex-ministro Gilberto Gil estabeleceu para o MinC”, disse.
Silvio Da-Rin enfatizou os dez principais conceitos que vem norteando as ações da SAv. Destacou a transparência, a inclusão, a regionalização, a capacitação, a relação entre difusão e fomento à produção, o incentivo à parceria entre a produção independente e a televisão, a perspectiva transmidiática, a política cultural para a infância, a política para o desenvolvimento da animação e a interlocução com o setor.
As ações iniciadas por Orlando Sena e prosseguidas por Silvio Da-Rin também foram lembradas: “Expandimos os concursos públicos; hoje, nosso meio é praticamente exclusivo de apoio ao setor. Lançamos 30 editais de fomento à produção, que resultaram em 512 obras para cinema, televisão ou plataformas digitais, o que significa um novo edital e 17 obras inéditas a cada mês. Além dessas, mais 169 serão realizadas por meio dos sete editais que estão prontos para serem lançados. O número total me parece bastante significativo: 681 produtos ou obras”.
“Deixo o governo leve, satisfeito, com sensação de dever cumprido. Saio energizado pela agenda vibrante da Secretaria do Audiovisual e amadurecido com o aprendizado em um ambiente de poder, onde precisei exercitar a tolerância, a paciência e a habilidade para contornar alguns conflitos que não mereciam ser enfrentados. Enfim, somados os ganhos e subtraídas as perdas, posso dizer a vocês, com sinceridade: tomei gosto. E espero poder, em outras oportunidades, contribuir para o país e para o setor em que milito há mais de 40 anos”, ressaltou, sendo ovacionado pela plateia.
Ao final de seu discurso, Silvio Da-Rin prestou os agradecimentos. “Ao ex-ministro Gilberto Gil, que deu régua e compasso ao MinC; e também a Juca Ferreira e Orlando Senna, por terem me proporcionado a preciosa oportunidade de trabalhar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dar minha contribuição ao aprimoramento das políticas públicas para o audiovisual.”
Leia o discurso na íntegra (http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/04/microsoft-word-discurso-de-despedida-casa-rui-27-abril-2010.pdf)
Leia o Relatório de Gestão. (http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/04/relatorio-sav-gestao-nov2007-abr2010.pdf)
(Ascom SAv/MinC)

Narla Aguiar
Comunicação Social - Secretaria do Audiovisual - Ministério da Cultura
(61) 2024-2261/2024-2265

Nenhum comentário:

Postar um comentário