terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Período de realização é de 24 a 27 de agosto de 2009.
Jodorowsky iniciou sua carreira no cinema incompreendido pelo público. Era 1968, exibição de Fando e Lis no Festival de Acapulco no México. O diretor teve que sair do teatro pela porta dos fundos. Já o segundo longa-metragem, lançado timidamente em uma madrugada de 1970, nos EUA, ganhou enorme repercussão, devido a admiração expressa de John Lennon e Yoko Ono, que assistiram incidentalmente à película. El Topo obteve assim bilheteria expressivae ficou marcado como o primeiro “Midnight Movie”, mudando para sempre a estratégia de promoção dos filmes underground.
Cineastra, dramaturgo, literato, ensaísta, tarólogo e especialista em psicomagia, Jodorowsky é fundador do teatro do pânico com os surrealistas espanhóis Arrabal e Topor. É também reconhecido como grande autor de histórias em quadrinho, e considerado um dos percussores da arte multimídia.
Os participantes da mostra recebem um catálogo sobre a vida e a obra deste cineastra produzido em parceria entre o SESC e o Centro Cultural Banco do Brasil. A Mostra Jodorowsky promovida pelo SESC exibe seus quatro primeiros trabalhos: o curta-metragem Le Cravate (1957), e os longas-metragens Fando e Lis (1968), El Topo (1970) e A Montanha Sagrada (1973).

Nenhum comentário:

Postar um comentário