sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Depois de Tudo


Depois de Tudo
(After everything / Después de todo)


Depois de Tudo, do Diretor Rafael Saar, será exibido no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo a partir deste domingo (23/08). Serão cinco exibições: CineSESC (23/08 – 17h); Museu da Imagem e do Som (24/08 – 16h); Cineclube Grajaú (25/08 – 18h); Cinemateca - Sala BNDES (26/08 – 17h) e na FAAP (28/08 – 11h). No dia 26/08, o curta será exibido também no Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino Americano na Universidade de Goiás às 14h30. Além destas exibições, Depois de Tudo foi selecionado também para os Festivais Intternacionais: Reel Affirmations 19: The Nation's LGBT Film Festival - EUA; Lesbian and Gay Film Festival Hanover, Alemanha e Hamburg International Lesbian and Gay Film Festival, Alemanha. O curta recebeu o Prêmio de Destaque em Construção Narrativa no último dia 09 de agosto no Festival Brasileiro de Cinema Universitário do Rio de Janeiro, 2009.

Sobre o filme:
Depois da despedida, a espera. Depois da espera, a volta. Depois de tudo, o que mais querem é estar juntos e um dia basta para esperarem pelo próximo. Com o elenco composto por Ney Matogrosso e Nildo Parente, Depois de Tudo, apresenta um roteiro contemporâneo, com uma história que conta uma noite da afetiva relação entre dois homens de terceira idade. Enquanto um chega do trabalho, o outro está cozinhando. Eles assistem juntos à Quando voam as cegonhas, trocam carinhos, e, no dia seguinte, se despedem.
Depois de Tudo é o sétimo trabalho de Rafael Saar, no qual dirige e também assina o roteiro. A idéia de Depois de Tudo era a princípio mostrar um casal de idosos e gays. O desenvolvimento foi muito simples porque é um filme que mostra o cotidiano. Os personagens não apresentam histórias que o cinema ou a TV mostram normalmente. O que foi feito é construir tudo da maneira mais natural e bonita possível, sem cair na pieguice.
Encontrar atores que aceitassem fazer o filme foi difícil. Rafael Saar conheceu Ney em Homem-ave (filme de Rafael que ainda está em processo de produção, no qual Ney faz a narração) e também trabalhou no documentário do Joel Pizzini sobre ele. “Levei o roteiro na casa dele, ele leu na hora e gostou. O Ney é um ator, e usa isso da melhor forma no trabalho dele com música. Não foi uma escolha propriamente dita, foi um encontro. Tê-lo no filme trouxe uma representação muito interessante pelo papel histórico que ele tem no questionamento dos padrões sexuais”, diz.
Rafael conheceu Nildo Parente através de um amigo e, quando mostrou o roteiro e falou do Ney, ele topou na hora. "Um dia ele chegou em casa com o roteiro do filme e pediu para que eu lesse. Após ver o que era a história, respondi: isso é uma proposta, né? Você quer que eu faça o filme!”, contou Ney em matéria para o site CineClick.
No filme há uma referência visual a Liberdade É Azul, de Kristoff Kieslowski. O cinema de poesia é o que atrai o diretor. Pasolini, Tarkovski, Bertolucci, Godard são os diretores que o fazem pensar e fazer cinema. As filmagens do curta foram realizadas em apenas um dia em um prédio no bairro de Botafogo (Rio de Janeiro).
Atualmente Rafael Saar filma Baby, do Brasil, um documentário em longa-metragem a partir do universo artístico da cantora Baby do Brasil, propondo como abordagem central sua busca espiritual incorporada à sua produção artística musical e cênica, como cantora, atriz e compositora. A estréia do longa está prevista para 2011.

Premiações

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - Melhor Ator - Nildo Parente
Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual - Melhor Interpretação - Ney Matogrosso e Nildo Parente
II For Rainbow - Festival de Cinema da Diversidade Sexual - Melhor Desenho Sonoro / Melhor Roteiro
Destaque em Construção Narrativa – Festival Brasileiro de Cinema universitário, Rio de Janeiro, 2009.

Festivais

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, Brasil, 2008.
Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, São Paulo,Brasil, 2008.
II For Rainbow - Festival de Cinema da Diversidade Sexual, Fortaleza, Brasil, 2009
London Lesbian and Gay Film Festival, Londres, Inglaterra, 2009.
MIAU - Mostra Independente do Audiovisual Universitário, Goiânia, 2009.
23º Festival Mix di Milano, Mil]ão, Itália, 2009.
Festival Internacional de Cine Gay-lesbo-trans de Bilbao, Bilbao, Espanha, 2009.
Gay and Lesbian Film Festival of Tel Aviv, Tel Aviv, Israel, 2009
Festival Brasileiro de Cinema Universitário, Rio de Janeiro, 2009.
Reel Afirmations: The Nation's LGBT Film Festival, Washington, EUA, 2009
Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, 2009
Perro Loco - Festival de cinema universitário latino-americano, Goiânia,

Sobre o diretor
Graduado em Cinema e Vídeo pela Universidade Federal Fluminense em 2008, dirigiu seis curtas-metragens, entre eles A CARTA (2006) que participou de mais de 10 festivais no Brasil e no exterior. MEDO DA ETERNIDADE (2008) ganhou o 2º lugar no Prêmio Clarice Lispector pela adaptação da crônica da escritora. O primeiro documentário PINTINHO ganhou Menção Honrosa no 13º Festival Brasileiro de Cinema Universitário e DEPOIS DE TUDO, com os atores Nildo Parente e Ney Matogrosso, com 06 prêmios, incluindo Melhor Ator para Nildo Parente no Festival de Cinema de Brasília. Atualmente trabalha como assistente de direção do filme “Olho nu”, do cineasta Joel Pizzini, documentário sobre o cantor Ney Matogrosso e na direção de uma cine-biografia da cantora Baby do Brasil.

Filmografia
2008 – Depois de tudo, 12 min, 35mm.
2008 – Pintinho, 7 min, DV.
2008 - Medo da Eternidade, 9 min, 35mm.
2006 – A Carta, 15, min, DV.
2005 – Auto-sexo, 1 min, DV.
2005 – Funeral, 1 min, DV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário