sexta-feira, 21 de agosto de 2009
M o s t r a J o d o r o w s k y
Cinema Surrealista
Alejandro Jodorowsky iniciou a carreira no cinema incompreendido pelo público, até pouco tempo não havia acesso a sua obra, a não ser por exibições clandestinas ocasionais. Em 2007 o Centro Cultural do Banco do Brasil realizou um festival em sua homenagem e agora em 2009 o SESC circulará por 22 estados com a Mostra Jodorowsky exibindo seus quatro primeiros trabalhos: o curta-metragem La Cravate (1957) , e os longas-metragens Fando e Lis(1968), El Topo (1970), e A Montanha Sagrada (1973) .
Descendente de russos nasceu em 1929 no Chile , viveu no México por vários anos e na França onde reside até hoje . Jodorowsky é cineasta, dramaturgo, literato, ensaísta, tarólogo , especialista em psicomagia e fundador do Teatro Pânico. Ìcone da arte contemporânea, é um artista típico da contracultura europeia dos anos 60/70 , um criador de imagens poderosas e perturbadoras que sedimentam a iconografia latino-americana.
PROGRAMAÇÃO
DIA 24 de Agosto – segunda-feira
Filme "A MONTANHA SAGRADA"
Sinopse: Jodorowsky interpreta o papel do alquimista , que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam de sua bagagem "mundana" antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa ilha de Loto. Uma vez na ínsula iniciam a ascenção à Montanha Sagrada para substituir os deuses imortais que em segredo dominam o mundo. Nunca ninguém tinha visto nada igual até a data do lançamento deste filme. Foi a grande obra ovacionada do festival de Cannes em 1973.
Local: Biblioteca Univali- Itajaí
Horário: 19h Abertura com o palestra sobre a vida e a obra de Jodorowsky
19h 30 Exibição do filme "A Montanha Sagrada"
ENTRADA FRANCA
DIA 25 de Agosto – terça-feira
Filme "EL TOPO"
Envolto numa roupagem alegórica e repleto de cifrados simbolismos, o filme narra as andanças de um pistoleiro místico , interpretado pelo próprio Jodorowsky , através do deserto do distante Oeste , numa epopéia surrealista na qual se superará em duelos para conseguir atribuir-se o êxito de ser a pistola mais rápida. Um encontro cósmico profundamente influenciado pelas "obras pânicas" , este filme significou o tiro de saída ao circuito alternativo das sessões malditas propulsado pelo distribuidor Bem Barenholtz.
Local: Biblioteca Univali- Itajaí
Horário: 19hh 30
ENTRADA FRANCA
DIA 26 de Agosto – quarta-feira
Filme "FANDO E LIS" Baseado em suas memórias a partir da performance-art do escritor Fernando Arrabal, este filme é um mostruário de personagens perdidos que transitam lastimosamente por labirínticos caminhos de incomunicabilidade. Poesia lírica e imagens de beleza magnética são as constantes de uma história de não-amor da humanidade, que se oculta mascarado atrás dos vincos doentios da hipocresia, da aparência e da simulação.
Local: Biblioteca Univali- Itajaí
Horário: 19h 30
ENTRADA FRANCA
DIA 27 de Agosto – quinta-feira
Filme "LA CRAVATE"
O filme é uma versão muda de um conto de Thomas Mann , sobre uma mulher que vende cabeças e ela muda as cabeças de um poeta e de um boxeador .
Local: Biblioteca Univali- Itajaí
Horário: 19h 30
ENTRADA FRANCA
* Todos que participarem do evento receberão um catálogo da mostra, uma produção do SESC e do Centro Cultural Banco do Brasil com o propósito de ampliar a visão acerca da arte do cineasta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário