sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fórum “Pensar a Infância” discute políticas, narrativas e linguagem do cinema infantil.



28 de agosto de 2009
O Brasil passa por um momento de intenso crescimento do número de produções audiovisuais, mas curiosamente o mesmo não acontece no segmento infantil. É verdade que falta incentivo, mas existem caminhos e realizadores para o aumento de produções direcionadas à este público. Para discutir políticas, narrativas e linguagem do cinema infantil no Brasil, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) promove pela primeira vez o fórum “Pensar a Infância”, entre os dias 2 e 4 de setembro de 2009, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro.

Hoje as crianças têm acesso a diversas mídias oriundas do crescimento tecnológico, mas como os filmes podem formar um olhar e educá-los dentro dessa diversidade? As obras cinematográficas sofrerão grandes mudanças com a nova geração influenciada por essas mídias? Fora estas questões, a preocupação do “Pensar a Infância” ronda a linguagem e narrativa de filmes direcionados ao público infantil; a narrativa mais adequada para cada faixa etária e a melhor linguagem para unificar a diversão com o senso crítico e reflexão são alguns assuntos que serão abordados no fórum.

Estratégias e expectativas para distribuição e incentivo para alavancar a indústria de filmes destinados a crianças também serão colocados em pauta. Como as novas mídias afetam o lançamento de filmes nacionais? Qual é a estratégia ideal de lançamento e divulgação desse conteúdo para que ela chegue ao maior número de espectadores não apenas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo? Com quantas cópias é preciso lançar o longa e em quantas salas?

O fórum “Pensar a Infância” tem as presenças confirmadas de Sérgio Sá Leitão (Diretor-Presidente da Riofilme), Glauber Piva (Diretor da Ancine), Adriana Rattes (Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro), Âmbar de Barros (TV Cultura), Gilberto Perin (Diretor do Núcleo de Especiais da RBS TV), Adriana Falcão (Roteirista), Carlos Saldanha (diretor de “A Era do Gelo 2” e “A Era do Gelo 3”) e Cao Hamburger (Diretor de “Castelo Rá Tim Bum” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”) e acontece no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro do dia 2 ao dia 4 de Setembro.


Serviço: Fórum “Pensar a Infância”

Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Rio de Janeiro / RJ

02 de Setembro de 15h30 às 19h

03 e 04 de Setembro 14h às 19h

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário