segunda-feira, 26 de abril de 2010

Santa Catarina terá 42 novos Cines Mais Cultura



Maioria dos projetos beneficiará moradores do interior do estado
O edital estadual de Cine Mais Cultura em Santa Catarina selecionou 42 iniciativas da sociedade civil que receberão equipamentos de projeção cinematográfica e obras audiovisuais para promover exibições gratuitas de filmes à população. O investimento é de R$ 630 mil – 67% recursos do Ministério da Cultura e o restante contrapartida do governo estadual.

A capital Florianópolis teve o maior número de projetos selecionados: cinco. Mas a maioria dos contemplados é do interior, sendo dez projetos localizados em municípios que integram os Territórios da Cidadania – Irenópolis, Campo Alegre, Três Barras, Matos Costa, Joaçaba, Canoinhas, Catanduvas, Xanxerê, Galvão e Mafra.
O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão do cinema nacional. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas comerciais de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos centros urbanos.

“Além da concentração dos cinemas comerciais em apenas 8% dos municípios brasileiros, são poucos os filmes nacionais exibidos na TV aberta. Os cines promovem o acesso da população ao cinema e fomentam a exibição de obras audiovisuais produzidas no país”, destaca Silvana Meireles, coordenadora do Programa Mais Cultura e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

As instituições selecionadas participarão de oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introdução à história do cinema e linguagem cinematográfica; e informar sobre questões relativas à atividade exibidora, como direitos autorais.

Após o processo de capacitação, os 42 novos cines passarão a integrar uma rede de exibição não comercial de filmes, levando à população obras audiovisuais e incentivando debates em torno das mesmas. Santa Catariana já conta com oito Cines Mais Cultura instalados, totalizando uma rede de 50 salas de exibição no estado.

Confira a lista de selecionados

Rafael Ely, SAI/MinC
Rodrigo Bouillet
Coordenador de Rede
Cine Mais Cultura
E-mail: rodrigo@cinemaiscul tura.org. br
Tel: (21) 2580-3775 r.2038
Cel: (21) 9846-4398
Nextel: (21) 7864-2689
ID: 55*100*109035
Visite: www.cinemaiscultura .org.br
http://mais. cultura.gov. br
www.cultura. gov.br

matéria está em http://mais. cultura.gov. br/2010/04/ 09/santa- catarina- tera-42-novos- cines-mais- cultura/

09/04/2010 | Notícias do Mais Cultura

Sofia Mafalda
Produtora de Cinema
(48) 9125.5306

Um comentário:

  1. a participação do evento em Florianópolis está restrita a pessoas do poder público?
    em que local de florianópolis será realizado o evento de 24 a 29 de maio de 2010?

    Grato,
    Renato M. Ribeiro
    renato1957@terra.com.br
    48 9971 4782

    ResponderExcluir