quarta-feira, 7 de abril de 2010

CurtaDoc faz incursão pelo teatro



Um paiol de pólvora transformado em teatro, atores com formação acadêmica no picadeiro de um circo e uma peça ambientada na ditadura militar resumem as sinopses dos três documentários realizados em 2008 e selecionados para o próximo episódio do CurtaDoc. Com o título Teatro, o programa vai ao ar para todo o Brasil na terça-feira 30, às 21 horas, no SESCTV, e com reapresentações até domingo.
“O cinema desde o seu início sempre esteve relacionado com o teatro. Os primeiros críticos de cinema faziam questão de comparar o cinema com o teatro para diminuir a qualidade do cinema, para dizer que ele jamais atingiria o nível de arte do espetáculo teatral”, avalia o montador e professor de cinema Giba Assis Brasil, convidado especial para mediar o CurtaDoc da semana.
No século 20 houve uma tentativa de criar um cinema de arte na França e esta produção de filmes se baseava em peças teatrais. “Quase todos esses filmes acabaram sendo esquecidos”, diz Giba. Segundo o mediador, havia a ingenuidade diante de uma linguagem que estava em construção e se pensava que o caminho era apenas transportar o teatro para o suporte cinematográfico.
O filme programado para abrir o episódio Teatro do CurtaDoc é Paiol, realizado por João Marcelo Gomes. Inaugurado em 1971 em um antigo paiol de pólvora e em plena ditadura militar, o Teatro Paiol, de Curitiba, é uma referência nacional para músicos e atores brasileiros que passaram pelo seu palco. O filme é feito em tom de memória com depoimentos de algumas pessoas que têm alguma relação com o espaço, como o compositor João Bosco, o arquiteto Jaime Lerner e o historiador Maços Napolitano.
Já o curta Sobre atores e palhaços, com direção de Gláucia Grigolo e Renato Turnes, é um incursão pelo mundo do circo. Gláucia e Renato, atores de formação acadêmica, estabelecem uma relação de companheirismo profissional. Durante as filmagens, eles interpretam personagem da trupe do Circo-Teatro Biriba, que tem mais de quatro décadas de atuação em Santa Catarina.
O último filme do programa é 64/83 – Histórias de quem passou pela curva, de Rodrigo Duarte e Jaques Machado, que narra a trajetória da peça Bailei na Curva, um dos maiores sucessos do teatro gaúcho. Com mais de 40 montagens pelo Brasil, o texto teatral percorre o período de 1964, ano do golpe militar, a 1983, início das campanhas das eleições diretas para presidente.
Programado para ir ao ar com episódios inéditos até julho de 2010, o CurtaDoc está exibindo 125 filmes selecionados de um total de 520 inscritos. As inscrições continuam e podem ser feitas no site em www.curtadoc.tv, que será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem. No ar semanalmente, o CurtaDoc é realizado pelo SESCTV e com produção da Contraponto.


O QUÊ: Programa CurtaDoc
EPISÓDIO 23: Teatro
QUANDO: 30 de março, terça-feira, 21 horas.
REPRISES: quarta (31) à 1h e às 15h; quinta (1) às 9h; sábado (3) às 22h; e domingo (4) às 19h.
ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.
Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br.

CONTATO:

Direção: Kátia Klock - (48) 3334 9805 / 9989 4202
Produção executiva: Mauricio Venturi - (48) 3334 9805 / 8411 6229
www.curtadoc.com.br
producao@contraponto.tv

Comunicação: Fifo Lima - (48) 4141 2116 / 9146 0251
fifolima@contraponto.tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário