quarta-feira, 7 de abril de 2010

FILME O PROCESSO Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles

Cinema Falado

8 de abril de 2010, às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Processo é o filme programado para a próxima quinta-feira, dia 8 de abril, dentro do Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles. Dirigido por Orson Welles, esta produção de 1962 tem no elenco Anthony Perkins, Jeanne Moreau e Romy Schneider. Apesar de a crítica indicar o filme Cidadão Kane como sua obra-prima, Orson Welles não teve dúvidas em apontar “O Processo” como seu filme predileto, em entrevistas que deu à época do lançamento.
A mediação da noite estará a cargo de Victor da Rosa, ensaísta, mestrando em Literatura pela UFSC/ CNPq e pesquisador em artes visuais e literatura.



A mediação da noite estará a cargo de Victor da Rosa, ensaísta, mestrando em Literatura pela UFSC/ CNPq e pesquisador em artes visuais e literatura.
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Franz Kafka, escritor apontado com um dos melhores autores do século XX e O Processo é um clássico da literatura, considerado um dos melhores livros de todos os tempos.
A versão filmada procurou ser fiel a Kafka. O argumento é, sem dúvida nenhuma, kafkiano e a atualidade do tema impressiona. Para contar a história de Joseph K., Welles escalou Anthony Perkins, com sua cara de bom moço perturbado. O impacto das primeiras cenas é indescritível e segue na fotografia em preto e branco, que abusa de sombras e tons de cinza, conferindo ao filme a obscuridade típica dos romances kafkianos. Os cenários e locações são claustrofóbicos, grandiosos e imponentes, como todo sistema beligerante que ostenta a sua força. A trilha sonora, por sua vez, mistura jazz com sons pontuais de efeitos graves, denotando paranóia. É tudo perfeito.
O Processo, contudo, é um pesadelo. Um homem, Joseph K. (Anthony Perkins), acorda em plena manhã e encontra a polícia em seu quarto. É informado de que será preso. Não lhe apresentam os motivos. O processo corre em segredo. A partir daí K. enfrenta caótica peregrinação. Apontam-lhe pessoas que poderiam influenciar e manipular o julgamento e garantir a absolvição, inclusive um advogado antigo (Orson Welles), muito versado nos assuntos do tribunal. Ao procurar entender os mecanismos que movem seu processo, K. se torna paranóico e passa a acreditar numa enorme conspiração.
A sessão de O Processo começa às 18h30min na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.

-----------------------------------------------------------

Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
O Processo - 1962 – 118min
Direção de Orson Welles
Mediação: Victor da Rosa
Dia 08/04/2010 às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48 3222-0692

Caso não queira receber mais o informativo do museu, favor responder com assunto REMOVER.

Mais informações: Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis (48) 3222 0692
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário