quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cultura: documentários catarinenses no Cineclube FCBC 2011

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú convida a comunidade para mais uma apresentação do Cineclube FCBC, com a exibição de dois documentários catarinenses: ‘Burguesa - Histórias de gente e de lixo’ e ‘Memórias de Jorge Lacerda: uma época de ouro na política catarinense’. As sessões estão programadas para a última quarta-feira do mês, 27, a partir das 19h30. O Cineclube é um programa coordenado pelo Arquivo Histórico e exibe filmes sempre na última quarta-feira do mês, dando preferência a obras não comerciais. A entrada é gratuita e a reserva de lugares pode ser feita no local, pelo telefone (47) 3264-5706 ou por e-mail: arquivo@camboriu.sc.gov.br. Estes documentários seriam apresentados em março, mas a exibição foi transferida por problemas técnicos.

SINOPSES
Burguesa - Histórias de gente e de lixo
(http://www.portaljoinville.com.br)
2008/15 minutos, direção de Giane Maria de Souza

A produção é da historiadora Giane Maria de Souza e leva para a tela personagens que vivem na comunidade de Rio do Ferro, em Joinville, e sobrevivem da coleta e reciclagem de lixo na cidade. Burguesa é uma égua, usada como meio de transporte, e será ela que levará o espectador para o imaginário e universo social desses trabalhadores. Em aproximadamente 15 minutos, o vídeo dá voz a essas pessoas, que por meio de histórias - às vezes tristes, às vezes engraçadas -, fazem um recorte da realidade de personagens que poucas vezes têm oportunidade de mostrar quem são e o que pensam. Segundo a diretora, um dos objetivos do vídeo é suscitar o debate a respeito da representação que a sociedade cria a respeito dessas pessoas, seres invisíveis na cidade. "Burguesa - histórias de gente e de lixo" foi produzido em 2008, com recursos do Edital de Apoio às Artes e Cultura da Fundação Cultural de Joinville.

Memórias de Jorge Lacerda
(www.jorgelacerda.com.br)
2008/30 minutos, direção de Roberto Lacerda Westrupp

Documentário dirigido por seu neto, Roberto Lacerda Westrupp, conta a história de Jorge Lacerda, ex-governador de Santa Catarina, desde o seu nascimento em 20 de outubro de 1914, em Paranaguá, filho de descendentes gregos. Fez o ginásio em Florianópolis, no Colégio Catarinense. Formou-se em Medicina no Paraná e cursou Direito na Universidade de Niterói, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista. Foi eleito deputado federal em 1950 e 1954. E em 1956, elegeu-se governador do Estado de Santa Catarina. Entre as suas principais obras estão a criação da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda; a construção de 48 escolas, 50 pontes e 10 estradas, além do Fórum de Tubarão, da Coletoria de Joaçaba e do Edifício das Diretorias, em Florianópolis. Na área cultural, apoiou a gravação do primeiro longa-metragem catarinense "O preço da ilusão" e reformou o Museu de Arte de Santa Catarina, incorporando ao acervo obras de pintores nacionais e internacionais. Jorge Lacerda faleceu num acidente aéreo, em São José dos Pinhais, em 16 de junho de 1958, aos 43 anos. No mesmo desastre, morreram o ex-presidente da República Nereu de Oliveira Ramos e o deputado federal Leoberto Leal, ambos de Santa Catarina.
Agenda

Exibição dos documentários
‘Burguesa - Histórias de gente e de lixo’ e
‘Memórias de Jorge Lacerda’
27 de abril, quarta-feira, a partir das 19h30
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Terceira Avenida, esquina com as ruas 2500 e 2550
Entrada gratuita

Outras informações:

Sobre o Cineclube | Arquivo Histórico:
Marlon Iron da Silva, (47) 3264.5706, das 13h às 19h
arquivo@camboriu.sc.gov.br

Sobre a Fundação Cultural:
Eduardo Meneghelli Júnior, (47) 3366.5325, das 13h às 19h
presidencia.fcbc@camboriu.sc.gov.br


Prefeitura de Balneário Camboriú – FCBC
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Vânia de Campos
imprensa.fcbc@camboriu.sc.gov.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário