segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conselho Superior de Cinema

Ministra fala da importância do cinema para a economia durante reunião de conselheiros em Brasilia

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abriu os trabalhos da primeira reunião ordinária de 2011 do Conselho Superior de Cinema (CSC), na tarde desta quinta-feira, 31 de março, em Brasília. A implantação do Plano de Metas do Setor Audiovisual foi o tema principal do encontro. A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana , e o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine/MinC), Manoel Rangel, também participaram da mesa dos debates.
Ana de Hollanda saudou os presentes e falou sobre a importância da definição de políticas estratégicas para o audiovisual, setor que trabalha com os símbolos da nacionalidade brasileira. Ela citou a experiência norte-americana com o cinema, como exemplo da força que o setor pode ter na Economia da Cultura e no desenvolvimento de um país.
A ministra destacou o compromisso que o governo tem com o alinhamento das políticas públicas do setor audiovisual às diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC) – transformado em lei no ano passado – , e para a definição do Plano Plurianual da Cultura (PPA) dos próximos quatro anos, que está em fase de elaboração.
A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, pediu empenho dos conselheiros na elaboração do Plano de Metas e Diretrizes para que sirva de norte às políticas públicas a serem adotadas pela secretaria, nos próximos anos.
Já o presidente da Ancine, Manoel Rangel, disse que este é o momento de incorporar as conquistas dos últimos oito anos, de crescimento da economia brasileira, a um plano de longo prazo para a área do audiovisual, com a meta de transformar o país em um grande centro produtor e programador de conteúdos no setor. “Viemos de um momento excepcional de crescimento da economia brasileira, de crescimento da renda, com mais brasileiros tendo acesso à televisão por assinatura e às salas de cinema e precisamos atender a esta nova demanda”, comentou.
Como resultado operacional desta primeira reunião, o presidente da Ancine apontou a definição de um conjunto de diretrizes que orientarão o CSC na elaboração de um documento sobre o cenário do audiovisual no país. Este documento será utilizado na definição das diretrizes e metas do setor para os próximos dez anos.
Para Manoel Rangel esta primeira reunião ordinária do conselho é o ponto de partida para os trabalhos de elaboração do Plano de Metas do Audiovisual. Ainda durante o encontro, foram criados dois grupos de trabalho. Um para discutir a política de financiamento do setor e outro para definir a política de diretrizes e metas.
Os conselheiros Roberto Moreira e Mariza Rezende entregaram à coordenação do conselho dois documentos com sugestões de políticas e ações a serem implementadas na área audiovisual. A conselheira Maria Tereza Porciúncula Moraes informou que os realizadores de cinema, reunidos em um seminário há duas semanas, elaboraram um documento reivindicando ao governo uma maior agilidade nas políticas de financiamento para o setor e a redução das exigências burocráticas nos contratos.
CSC
O Conselho Superior de Cinema é composto por representantes das empresas exibidoras, por produtores cinematográficos além de técnicos e dirigentes governamentais dos ministérios da Cultura, Relações Exteriores, Justiça, Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Comunicações, Fazenda , Justiça e Educação, e de representantes da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O conselho é presidido pela ministra da Cultura.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário