terça-feira, 26 de abril de 2011

Sessão Cine Pitangueira abril 2011

TERÇA, 26 ABR 2011

Sessão Infantil: 15h - Duração: 39’
Naiá e a Lua
de Leandro Tadashi, 2010, Ficção, 13’
A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.
Priara Jõ, depois do ovo, a guerra
de Komoi Paraná, 2008, Documentário, 15’
As crianças Panará apresentam seu universo em dia de brincadeiras na aldeia. O tempo da guerra acabou mas ainda continua vivo no imaginário das crianças.
Por que o canguru salta em duas patas?
de Andrés Lieban, 2004, Animação, 11’
Baseado numa lenda aborígine australiana, as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas, além de aprender que ele se chama Bora e de conhecer as canções, os instrumentos e a pintura corporal usada por esse povo.
Sessão Adulto: 19h
Desmundo
de Alain Fresnot, 2003, Ficção, 100’
A trama se concentra em Oribela, uma das inúmeras órfãs enviadas por Portugal às novas terras - uma maneira dos colonos estabelecerem família e da Igreja impedir que relações sexuais com índias e negras corrompam as linhagens portuguesas. Oribela, no entanto, se opõe. Quer apenas voltar para casa. Como castigo pela insurgência, recusada por todos, termina casada com o rude Francisco de Albuquerque. Em meio a uma rotina de abusos, incestos, brigas e tentativas de fuga, ela se desespera. Residem no comerciante Ximeno, um liberal cristão-novo, as últimas esperanças de liberdade da garota.
O QUE: Sessão Cine Pitangueira
QUANDO: terça-feira, 26 de Abril, a partir das 15h
ONDE: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição
QUANTO: Entrada franca e livre
UMA REALIZAÇÃO: Cinemateca Catarinense, Prefeitura. Municipal de Florianópolis, Funcine, Fundação Franklin Cascaes - Casa das Máquinas

CONTATOS:
Cinemateca Catarinense (48) 3224.7239
Casa das Máquinas (48) 3232.1514
cinepitangueira@gmail.com
contato@cinematecacatarinense.org
casadasmaquinaslagoa@gmail.com
www.cinematecacatarinense.org

Programação Semanal Fundação Cultural Badesc - de 25 a 29/04

Segunda-feira, dia 25

* Cineclube Francês

Desert Blues, de Michel Jaffrennou, é o documentário exibido. Sessão às 19h. Entrada gratuita.

Ficha Técnica:
Desert Blues
(Desert Blues)
De Michel Jaffrennou, França/Mali, 2006, 60 min. Documentário. 12 anos.
Viagem musical no coração da República do Mali contemporânea.

* Exposição Projeto Patrimônio Caeira

Após 9 meses estabelecendo contato e promovendo atividades com moradores do Caeira, pesquisas e entrevistas, o Projeto prepara uma série de exposições que condensará as principais frentes culturais da comunidade do Saco dos Limões. Entre os dias 25 e 28 de abril, serão expostas, no jardim da Fundação Cultural Badesc, fotografias sobre a cultura da pipa no Caeira.

Contatos Projeto Patrimônio Caeira:
Sumaya Lima (coordenadora): 48 9926-9019
Carlos Silva (assessor de imprensa): 48 9914-2375


Terça-feira, dia 26

* Cineclube Italiano

O filme é Vincere, de Marco Bellochio. Início às 19h e entrada gratuita.

Ficha Técnica:
Vincere
(Vincere)
De Marco Bellochio, Itália, 2009, 128 min. Drama. 14 anos.
Com Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi e Fausto Russo Alesi.
A história da amante de Mussolini, Ida Delser, e seu filho, Albino.

Quinta-feira, dia 28

* Ficção Brasil

Exibição de Terra em transe, clássico de Glauber Rocha. Às 19h. Entr ada gratuita.

Ficha Técnica:
Terra em transe
De Glauber Rocha, Brasil, 1967, 106 min. Drama. 14 anos.
Com Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Paulo Gracindo e Glauce Rocha.
Eldorado, um país fictício da América Latina, está sofrendo com lutas pelo poder político. O jornalista Paulo Martins fica dividido entre a loucura da elite e a cega submissão das massas.

Curadoria de Fifo Lima.

Sexta-feira, dia 29

* DOCBrasil

A programação homenageia o diretor Ozualdo Candeias e apresenta dois de seus filmes e um documentário sobre o artista. No trabalho de Candeias o Brasil é olhado em seu lado marginalizado social e culturalmente. Suas personagens são miseráveis, excluídas, exploradas, malditas e humilhadas.

Candeias: da Boca para fora
De C elso Gonçalves, São Paulo, 2002, 17min. Documentário. Livre.
Um retrato original de Ozualdo Candeias. Divertidos e controversos depoimentos de personalidades do cinema como Zé do Caixão, Carlos Reichenbach, Inácio Araújo e Jairo Ferreira.

Uma rua chamada Triumpho 969/70
De Ozualdo Candeias, São Paulo, 1971, 10min. Documentário. Livre.
Através de fotografias de autoria de Ozualdo Candeias registra-se a região da Boca do Lixo paulistana e as pessoas do meio cinematográfico que por ali circulavam.

A margem
De Ozualdo Candeias, São Paulo, 1967, 96min. Ficção. Livre.
Aborda o dia-a-dia da população pobre que vive às margens do rio Tietê através das experiências de quatro personagens.

Curadoria de José Rafael Mamigonian.

* Encerramento da mostra Notas de rodapé

A exposição do carioca Jimson Vilela está aberta para visitação até o dia 29. Pode ser conferida de segunda a sexta, das 12 às 19h. A entrada é gratuita.

-----------------

Assessoria de Imprensa
Camila Collato (48) 9649-1936
Marilia Labes (48) 8463-0043

Mostra de Cinema Infantil prorroga inscrições para 4º Pitching

Estão prorrogadas até o dia 13 de maio as inscrições para o 4º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, destinado a projetos de longas-metragens brasileiros voltados para crianças e adolescentes. As propostas vencedoras participam do BUFF Festival, em Malmo, na Suécia, um dos principais fóruns de financiamento de cinema infanto-juvenil, e de reuniões individuais com os produtores europeus para consultoria dos projetos. As inscrições podem ser feitas em www.mostradecinemainfantil.com.br. Os projetos concorrentes já devem ter captado pelo menos 15% do orçamento. A defesa é feita para uma banca formada por produtores brasileiros e europeus. Esta é a 10ª edição da Mostra, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis


CONTATO

Luiza Lins
Diretora da Mostra
(48) 3232-5996, 9980-6908

Fifo Lima
Assessoria de Imprensa
(48) 4141-2116, 9146-0251

Comissão da Reforma Política ouve assembleias e câmaras de capitais

A Comissão Especial da Reforma Política realiza nesta terça-feira (26) reunião com os presidentes das assembleias legislativas de todos os estados e das câmaras municipais das capitais para debater o processo eleitoral e a propaganda nas eleições. Também participará o presidente da Câmara Legislativa do DF.
A reunião foi sugerida pelo presidente da comissão, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), para preparar as audiências públicas que a comissão fará em algumas capitais nas próximas semanas. Segundo Almeida Lima, o objetivo é levar a discussão da reforma política para os estados: "Os atores diretos desse processo não devem ser apenas senadores e deputados federais. Temos lá na base, nos estados e municípios, vereadores, prefeitos e deputados estaduais e a sociedade como um todo. É importante ouvi-los”, disse.
Conforme a agenda da comissão, estão marcados debates em Goiânia, nesta sexta-feira (29), e em Belém (2/5), São Paulo (6/5), Porto Alegre (9/5), Aracaju (13/5), João Pessoa (16/5), Rio de Janeiro (20/5), Belo Horizonte (23/5), Curitiba (27/5) e Salvador (30/5). Também estão previstas audiências em Rio Branco, Florianópolis e Recife, ainda sem data definida.

Almeida Lima estima que o relatório final da comissão seja votado em junho. Depois disso, a proposta será analisada pelo Plenário da Câmara.

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 3. Na mesma reunião, a comissão votará requerimentos.
Da Redação/ JMP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Idec contribui com levantamento internacional que aponta o Brasil com um dos piores regimes de direitos autorais no mundo

Ranking da Consumers International destaca que os países em desenvolvimento são os que possuem as leis mais prejudiciais ao consumidor. Um retrocesso no processo de democratização leva o país de sétimo para quarto lugar na lista

Atrás apenas do Japão, Egito e Zâmbia, o Brasil tem um dos piores regimes de direitos autorais do mundo, referente às leis que mais restringem direitos do consumidor no acesso a serviços e produtos culturais. A conclusão é da IP Watchlist 2011, um levantamento sobre direito autoral e propriedade intelectual feita pela Consumers Internacional - federação que congrega entidades de defesa do consumidor em todo o mundo, incluindo o Idec.
O Idec participou do trabalho, fazendo o relatório sobre a situação no Brasil. O trabalho leva em conta questões como as possibilidades trazidas pela legislação autoral para o acesso dos consumidores a serviços e produtos culturais, exceções e limitações para usos educacionais das obras, preservação do patrimônio cultural, acessibilidade, adaptação da lei aos novos modelos digitais e utilização privada dos bens culturais.
O relatório da CI destaca que os países em desenvolvimento são os que possuem as leis mais prejudiciais ao consumidor. Uma das críticas feitas pelo relatório é a punição excessiva prevista aos consumidores considerados infratores da lei quando realizam tarefas cotidianas como, por exemplo, transferir arquivos de um equipamento para o outro, para uso pessoal. Por outro lado, não há qualquer punição prevista aos fornecedores que cerceiam os direitos do consumidor.
"Que tipo de punição recebe o proprietário dos direitos autorais que interfere nos direitos do consumidor a ponto de impedi-lo de fazer uma cópia para backup ou para estudo? A resposta é que em todos os países pesquisados, não há qualquer sanção ao proprietário dos direitos autorais", aponta o relatório. A pesquisa cita ainda que as reformas planejadas para a Lei de Direitos Autorais no Brasil pode ser uma das primeiras a prever uma solução real para os consumidores, cujos direitos são obstruídos pelos fornecedores. A proposta é coibir qualquer prática que impeça o exercício dos direitos do usuário.
O advogado do Idec, Guilherme Varella, que contribuiu com o levantamento, lembra que o Brasil havia ficado na sétima posição na pesquisa de 2010, caindo agora para a quarta, o que demonstra um retrocesso no processo de democratização dos direitos autorais. Isso teria ocorrido após o governo dar manifestações claras de que não vai mais rever sua lei de direito autoral (Lei 9.610/98).
"A LDA passou por processo de reforma no ano passado, com consulta pública aberta à participação popular, depois de seis anos de debate intenso, conduzido pelo Ministério da Cultura. O anteprojeto de lei que reforma a LDA iria para o Congresso Nacional com um texto muito avançado, que equilibrava a proteção dos autores com o interesse público de acesso à cultura", afirmou Varella. "Nesse novo governo, o Ministério da Cultura recuou da reforma e não se mostra favorável à flexibilização da lei".
A LDA ainda permite o DRM (digital rights management), um sistema de gerenciamento digital que restringe a utilização de produtos que o consumidor adquire legitimamente no mercado. Pela lei, as empresas podem colocar essa "trava tecnológica" em um CD ou DVD e este tocar apenas em um aparelho de som e não em outro. O DRM também restringe o número de cópias privadas. A lei, assim, vai contra princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, que protege direitos como a liberdade de escolha do consumidor e a lealdade nas relações de consumo. Para ilustrar como isso funciona, o Idec realizou uma pesquisa esse mês, matéria da Revista do Idec 153 (anexa).
A lista dos dez países pior colocados neste ano tem o Japão em primeiro lugar, como o país com as piores leis, seguido pelo Egito, Zâmbia, Brasil - na quarta posição -, Argentina, Tailândia, Quênia, Reino Unido, Jordânia e Chile. Em 11 diferentes áreas analisadas, como uso educacional, uso literário e liberdade para compartilhar e transferir informações, nenhum dos 24 países pesquisados alcançaram a nota máxima. Mais de dois terços deles receberam a pontuação mais baixa em pelo menos uma dessas áreas. Confira aqui a íntegra da pesquisa. http://a2knetwork.org/sites/default/files/IPWatchlist-2011-ENG.pdf


Educação
O Brasil se mantém entre os países com a pior nota no quesito possibilidades educacionais. Isso se dá pelo fato da lei autoral não permitir a cópia para uso educacional ou científico. Os livros científicos brasileiros são extremamente caros. Muitas vezes, seus autores já receberam pelas obras, através de bolsas e salários, como ocorre com as universidades públicas, e mesmo assim os estudantes não têm direito de tirar uma cópia desses livros para fins unicamente de estudo, sem finalidade comercial.
Além disso, segundo o advogado do Idec, há uma ação ostensiva da indústria reprográfica no Brasil contra copiadoras de livros. "Pela lei, as copiadoras podem tirar cópias de "pequenos trechos" de obras, ainda que não se especifique o que são pequenos trechos. Algumas organizações têm intimidado proprietários de copiadoras e coagidos seus funcionários a não tiraram cópias nem de pequenos trechos, infringindo direitos dos alunos e desses profissionais", apontou Varella.
No mais, ainda na questão educativa, a LDA não permite a cópia nem a digitalização de obras. Assim, livros raros, não mais editados, podem apodrecer em estantes de bibliotecas sem que nada possa ser feito. O mesmo vale para as cinematecas. Filmes antigos, livros importantes, que compõem o patrimônio cultural e educacional brasileiro, podem se perder por inconsistência dessa lei.

LDA e Internet
Foi reaberta no Congresso a discussão do Projeto de Lei 84/99, a chamada Lei Azeredo. O PL prevê o monitoramento dos usuários pelos provedores de internet e a permissão para que cortem sua conexão em caso de conduta suspeita de violação de direitos autorais. A linha é a mesma das leis da França e Espanha, prevendo a intervenção direta na esfera individual dos consumidores. Por aqui, o movimento de cultura digital batizou o PL de AI-5 Digital, em referência ao famigerado ato institucional da ditadura militar, que cassou direitos civis e políticos, em 1968.

Assessoria de Imprensa
Contato: Arlete Rodrigues
Telefones: (11) 3874-2162 / 2161
e-mail: imprensa@idec.org.br

sites com conteúdo muito interessante

1 - "Dramaturgia de Série de Animação", do AnimaTV: http://www.tvcultura.com.br/animatv/anime/para-ler/34289

2 - Políticas Culturais em Revista: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/index

3 - Os 5 volumes do livro Produção Cultural no Brasil: http://www.producaocultural.org.br/videos/baixe-a-integra-das-entrevistas-do-producao-cultural-no-brasil-pdf/

4 - Um tesouro: centenas de livros para download em formato pdf no LetrasUSP: http://gjol.blogspot.com/2011/04/um-tesouro-centenas-de-livros-para.html

Convocação Assembléia Geral SINTRACINE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Diretoria do SINTRACINE – SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA
CINEMATOGRÁFICA E DO AUDIOVISUAL DE SANTA CATARINA convoca todos os
trabalhadores
da indústria cinematográfica (inclusive trabalhadores em laboratórios
cinematográficos) do
Estado de Santa Catarina para participarem da Assembléia Geral que
será
realizada no dia 28
de abril de 2011 às 18:30 em primeira convocação, e ou às 19:00 horas,
em
segunda e última
convocação, tendo por local o Instituto Arco-Iris, à rua João Pinto,
187
(esquina com a Travessa
Ratcliff) CEP 88010-420 / Centro – Florianópolis, SC, para deliberarem
sobre
a seguinte ORDEM
DO DIA:

1)Leitura e Aprovação do novo Estatuto

2)Convenção Coletiva de Trabalho

3)Contribuição Sindical

4)Assuntos Gerais

--

SINTRACINE
(48) 3371-5888
Travessa Ratcliff, 56 - Centro - Florianópolis/SCwww.sintracine.org

Cultura: documentários catarinenses no Cineclube FCBC 2011

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú convida a comunidade para mais uma apresentação do Cineclube FCBC, com a exibição de dois documentários catarinenses: ‘Burguesa - Histórias de gente e de lixo’ e ‘Memórias de Jorge Lacerda: uma época de ouro na política catarinense’. As sessões estão programadas para a última quarta-feira do mês, 27, a partir das 19h30. O Cineclube é um programa coordenado pelo Arquivo Histórico e exibe filmes sempre na última quarta-feira do mês, dando preferência a obras não comerciais. A entrada é gratuita e a reserva de lugares pode ser feita no local, pelo telefone (47) 3264-5706 ou por e-mail: arquivo@camboriu.sc.gov.br. Estes documentários seriam apresentados em março, mas a exibição foi transferida por problemas técnicos.

SINOPSES
Burguesa - Histórias de gente e de lixo
(http://www.portaljoinville.com.br)
2008/15 minutos, direção de Giane Maria de Souza

A produção é da historiadora Giane Maria de Souza e leva para a tela personagens que vivem na comunidade de Rio do Ferro, em Joinville, e sobrevivem da coleta e reciclagem de lixo na cidade. Burguesa é uma égua, usada como meio de transporte, e será ela que levará o espectador para o imaginário e universo social desses trabalhadores. Em aproximadamente 15 minutos, o vídeo dá voz a essas pessoas, que por meio de histórias - às vezes tristes, às vezes engraçadas -, fazem um recorte da realidade de personagens que poucas vezes têm oportunidade de mostrar quem são e o que pensam. Segundo a diretora, um dos objetivos do vídeo é suscitar o debate a respeito da representação que a sociedade cria a respeito dessas pessoas, seres invisíveis na cidade. "Burguesa - histórias de gente e de lixo" foi produzido em 2008, com recursos do Edital de Apoio às Artes e Cultura da Fundação Cultural de Joinville.

Memórias de Jorge Lacerda
(www.jorgelacerda.com.br)
2008/30 minutos, direção de Roberto Lacerda Westrupp

Documentário dirigido por seu neto, Roberto Lacerda Westrupp, conta a história de Jorge Lacerda, ex-governador de Santa Catarina, desde o seu nascimento em 20 de outubro de 1914, em Paranaguá, filho de descendentes gregos. Fez o ginásio em Florianópolis, no Colégio Catarinense. Formou-se em Medicina no Paraná e cursou Direito na Universidade de Niterói, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista. Foi eleito deputado federal em 1950 e 1954. E em 1956, elegeu-se governador do Estado de Santa Catarina. Entre as suas principais obras estão a criação da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda; a construção de 48 escolas, 50 pontes e 10 estradas, além do Fórum de Tubarão, da Coletoria de Joaçaba e do Edifício das Diretorias, em Florianópolis. Na área cultural, apoiou a gravação do primeiro longa-metragem catarinense "O preço da ilusão" e reformou o Museu de Arte de Santa Catarina, incorporando ao acervo obras de pintores nacionais e internacionais. Jorge Lacerda faleceu num acidente aéreo, em São José dos Pinhais, em 16 de junho de 1958, aos 43 anos. No mesmo desastre, morreram o ex-presidente da República Nereu de Oliveira Ramos e o deputado federal Leoberto Leal, ambos de Santa Catarina.
Agenda

Exibição dos documentários
‘Burguesa - Histórias de gente e de lixo’ e
‘Memórias de Jorge Lacerda’
27 de abril, quarta-feira, a partir das 19h30
Arquivo Histórico de Balneário Camboriú
Terceira Avenida, esquina com as ruas 2500 e 2550
Entrada gratuita

Outras informações:

Sobre o Cineclube | Arquivo Histórico:
Marlon Iron da Silva, (47) 3264.5706, das 13h às 19h
arquivo@camboriu.sc.gov.br

Sobre a Fundação Cultural:
Eduardo Meneghelli Júnior, (47) 3366.5325, das 13h às 19h
presidencia.fcbc@camboriu.sc.gov.br


Prefeitura de Balneário Camboriú – FCBC
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Vânia de Campos
imprensa.fcbc@camboriu.sc.gov.br
www.balneariocamboriu.sc.gov.br

campanha “Banda larga é um direito seu!

Participe da campanha “Banda larga é um direito seu! Uma ação pela internet barata, de qualidade e para todos”
Lançamento nacional será no dia 25/4, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília


A banda larga no Brasil é cara, lenta e para poucos, e está na hora de pressionar o poder público e as empresas para essa situação mudar. O lançamento do Plano Nacional de Banda Larga em 2010 foi um passo importante na tarefa necessária de democratizar o acesso à internet, mas é insuficiente. O modelo de prestação do serviço no Brasil faz com que as empresas não tenham obrigações de universalização. Elas ofertam o serviço nas áreas lucrativas e cobram preços impeditivos para a população de baixa renda e de localidades fora dos grandes centros urbanos.


Enquanto isso, prefeituras que tentam ampliar o acesso em seus municípios esbarram nos altos custos de conexão às grandes redes. Provedores sem fins lucrativos que tentam prover o serviço são impedidos pela legislação. Cidadãos que compartilham sua conexão são multados pela Anatel.


É preciso pensar a banda larga como um serviço essencial. A internet é instrumento de efetivação de direitos fundamentais e de desenvolvimento, além de espaço da expressão das diferentes opiniões e manifestações culturais brasileiras por meio da rede.


Neste dia 25, vamos colocar o bloco na rua: juntar blogueiros, ativistas da cultura digital, entidades de defesa do consumidor, sindicatos e centrais sindicais, ONGs, coletivos, usuários com ou sem internet em casa, todos aqueles que acham que o acesso à internet deveria ser entendido como um direito fundamental. Nossa proposta é unir os cidadãos e cidadãs brasileiros em uma vigília permanente em defesa do interesse público na implementação do Plano Nacional de Banda Larga e da participação da sociedade civil nas decisões que estão sendo tomadas.


O lançamento nacional da Campanha Banda Larga é um Direito Seu! Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos será feito em plenárias simultâneas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, com transmissão pela Internet. O manifesto da campanha, a lista de participantes e o plano de ação estão no site www.campanhabandalarga.org.br. Participe.


SÃO PAULO (SP) - 19h
Sindicato dos Engenheiros de São Paulo
Rua Genebra, 25 – Centro (travessa da Rua Maria Paula)


RIO DE JANEIRO (RJ) - 20h30
Auditório do SindJor Rio
Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar


SALVADOR (BA) - 19h
Auditório 2 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia
Avenida Reitor Miguel Calmon s/n – Campus Canela



BRASÍLIA (DF) – A CONFIRMAR
Balaio Café
CLN 201 Norte, Bloco B, lojas 19/31

Encontros Rumo à Cidadania Cultural

O Ministério da Cultura (MinC) realiza, entre os meses de abril e maio de 2011, uma série
de dez encontros regionais com diversos segmentos sociais, como artistas, produtores,
gestores, coletivos e grupos do setor cultural, universidades e participantes dos programas
Cultura Viva e Brasil Plural.

Batizadas de Encontros Rumo à Cidadania Cultural, as reuniões têm como objetivo discutir
os caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural,
além de apresentar as propostas da nova Secretaria da pasta (em processo de criação),
resultado da fusão das secretarias de Cidadania Cultural (SCC) e Identidade e Diversidade
(SID).

As discussões também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura
de estados e municípios de todo o país, a fim de fortalecer as parcerias existentes,
repactuar estratégias e abrir novos caminhos.

Todos as reuniões são abertas à participação pública, respeitando a lotação de cada um
dos espaços onde acontecem. Acompanhe a cobertura dos Encontros Rumo à Cidadania
Cultural pelos perfis @culturaviva e @culturagovbr do microblogue Twitter.

Calendário Abril 2011*


Dia 7: Belo Horizonte, MG
Local: Funarte
Horário: 16h
Contato Representação Regional Minas Gerais (RRMG/MinC)
Telefones: (31) 3293.5713/ 3293.5796


Dia 12: Salvador, BA
Local: Palácio da Aclamação - anexo (Av. Sete de Setembro, 1330 – Campo Grande)
Horário: 19h
Contato Representação Regional Bahia (RRBA/MinC)
Telefone: (61) 9621.2243


Dia 14: São Paulo, SP
Local: Funarte (Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elísios)
Horário: 14h
Contato Representação Regional São Paulo (RRSP/MinC)
Telefones: (11) 5539.6304/ 5084.0628


Dia 15: Rio de Janeiro, RJ
Local: Fundação Biblioteca Nacional (Auditório Machado de Assis – Av. Rio Branco, 219-
Centro)
Horário: 10h
Contato Representação Regional Rio de Janeiro (RRRJ/MinC)
Telefones: (21) 2220.6590/ 2220.4189


Dia 19: Florianópolis, SC
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro)
Horário: 14h
Contato Representação Regional Sul (RRRS/MinC)
Telefone: (51) 3311.5331


Dia 20: Porto Alegre, RS
Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo 307 – Menino Deus)
Horário: 14h
Contato Representação Regional Sul (RRRS/MinC)
Telefone: (51) 3311.5331


* Alterações de local e data podem acontecer sem a prévia comunicação ao público através da
página www.cultura.gov.br/.

CINEMA NA FUNDAÇÃO BADESC

Quarta-feira, dia 20

* Sessão Especial

Exibição do documentário Celibato no Campo, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt, premiado no edital Prêmio Cinemateca Catarinense/Fundação Catarinense de Cultura de 2008 e rodado na região oeste de Santa Catarina.

Ficha Técnica:
Celibato no Campo
De Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschimdt. Brasil, 2010, 52 min. Documentário. Livre.
A intensa migração de filhos de agricultores, sobretudo de jovens mulheres, que saem para estudar e dificilmente retornam às propriedades rurais faz surgir um novo fenômeno social: o celibato masculino no campo.

------------------
Assessoria de Imprensa
Camila Collato (48) 9649-1936
Marilia Labes (48) 84630043

4º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Estão abertas as inscrições para o 4º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O concurso é destinado a projetos de longas-metragens brasileiros voltados para crianças e adolescentes.

As propostas vencedoras participam do BUFF Festival, em Malmo, na Suécia, um dos principais fóruns de financiamento europeu de cinema infanto-juvenil. Esta é a 10ª edição da Mostra, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, na Capital.

As inscrições podem ser feitas até 24 de abril no site da Mostra. Podem ser inscritos projetos que já tenham captado pelo menos 15% do orçamento, aprovado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Curso gratuito de Produção Cinematográfica em Londrina

Estão abertas as inscrições para o Curso de Produção Cinematográfica “As personalidades singulares de Londrina”, uma pesquisa cinematográfica dos cantos da cidade que irá revelar Londrina. O curso é uma iniciativa do cineclube Ahoramágica em parceria com o projeto Roda Memória e acontece na Vila Cultural AlmA Brasil, Rua Mar Del Plata, 93 – Vila Brasil, a partir do dia 18 de abril de 2011, sempre às segundas-feiras, com turmas de manhã e à tarde. Com duração de 08 meses, as aulas vão abordar conceitos e técnicas da produção audiovisual. O curso é inteiramente gratuito e oferece 15 vagas em cada turma. Podem se inscrever jovens acima de 15 anos de idade, sendo que todos participantes ainda recebem auxílio transporte para as aulas.
O projeto conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e apoio do Núcleo de Comunicação da AlmA - Associação Intercultural de Projetos Sociais.

Informações e inscrições pelos telefones: (43) 3326.2672 e (43) 84136960. www.ahoramagica.blogspot.com falecomalma@sercomtel.com.br - ahoramagica@yahoo.com.br

Estão abertas até 13 de maio as inscrições para o edital do Funcine

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão, uma realização conjunta do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em parceria com a Fundação Franklin Cascaes e a Cinemateca Catarinense. Em sua 6ª edição, o edital está com um novo formato, aprovado em consulta pública. Entre as principais alterações, está a mudança no formato. Até 2010, havia prêmios específicos para os gêneros ficção, documentário e animação. Agora, há somente faixas de valor.

São dois prêmios de R$ 40 mil, quatro de R$ 20 mil, e um de R$ 10 mil. Este último destinado a diretor estreante. A mudança privilegia a qualidade das propostas de filmes, independente do gênero, e incentiva projetos de novos diretores. Outra mudança refere-se à apresentação das propostas, que serão entregues em arquivo PDF em CD, para diminuição do impacto ambiental provocado pela produção de papel.
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio e o download do regulamento está disponível abaixo.
Caso não queira mais receber este informativo, basta enviar uma mensagem com o título "Excluir" para o mesmo endereço.

Serviço:
Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis - FUNCINE
Rua Antônio Luz, 260 - Forte Santa Bárbara
Centro, Florianópolis, Santa Catarina
Cep: 88010-400
Horário de funcionamento: segunda a sexta feira, das 13 às 18h
Fone: (48) 3224-6591
Website: http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/funcine
E-mail: funcine@pmf.sc.gov.br

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Abertas inscrições para o Prêmio Cinemateca até 18 de abril

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio da Cinemateca Catarinense abriram, dia 17 de janeiro, as inscrições para o Prêmio Cinemateca Catarinense / Fundação Catarinense. Com quatro categorias e totalizando 1,9 milhão, o prêmio fomentará a distribuição de projetos audiovisuais Catarinenses. Categorias: Longa-metragem - 1 prêmio de R$ 900 mil; Curta-metragem - 7 prêmios de R$ 100 mil; Vídeo - 5 prêmios de R$ 40 mil Pesquisa de Desenvolvimento de Projeto de longa - 5 prêmios de R$ 10 mil. As inscrições encerram-se no dia 18 de Abril. Os arquivos do Prêmio Cinemateca Catarinense/ Fundação Catarinense, estão disponíveis para download nesta página.

Para mais informações entre e contato pelo e-mail mis@fcc.sc.gov.br

Escuela Internacional de Cine e TV de Cuba – Inscrições para a seleção de alunos brasileiros

Escuela Internacional de Cine e TV de Cuba – Inscrições para a seleção de alunos brasileiros

As inscrições para o processo seletivo do curso regular 2011 / 2014 da EICTV se encerram nestedomingo, 13 de março. As provas serão aplicadas nos dias 18 e 19 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Goiânia / GO e Belém / PA. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2011 e término em julho de 2014.
Condições e documentos exigidos:

Os documentos e materiais serão entregues no dia 18/03, antes dos exames escritos. 1) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1981 e 1989).2) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova
3) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos deestudos sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira.4) Apresentar seu currículo impresso.5) Apresentar Carta de motivação6) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.7) Apresentar um arquivo pessoal (portfólio), com materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, e outros, em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo.8) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).9) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm.
10) Certificado médico de aptidão física e mental.
Cada candidato responderá a 2 provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Serão oferecidas sete especializações - Direção,Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Os candidatos aprovados nas provas escritas passarão por entrevista oral no dia seguinte (19 de março).

As fichas de inscrição serão disponibilizadas pela internet através dos sites da Associação Curta Minas / ABD-MG (www.curtaminas.com.br), da Página 21 / PE (www.pagina21.com.br), da AGEPEL / GO (www.agepel.go.gov.br), do Instituto Selvino Caramori / SC (www.instselvinocaramori.org.br) e do blog www.eictvpara.blogspot.com.
Após o preenchimento, a ficha de inscrição deve ser enviada por e-mail para eictvbrasil@gmail.com.

Coordenação Seleção EICTV 2011 – Brasil
Guigo Pádua (eictvbrasil@gmail.com)- (31) 9635-1026

Reno Caramori Filho
CNC | Conselho Nacional de Cineclubes do Brasil
Diretor Regional SUL
CineClube Independente - Caçador - SC

Tel: 49-91171233 / 48-96134292
Skype: reno_lithium
msn: renocaramori@hotmail.com
Gtalk: renocaramori@gmail.com

FILMES SÃO FEITOS PARA SEREM VISTOS!
Cineclubismo: 82 anos democratizando o audiovisual brasileiro!
NÓS SOMOS O PÚBLICO!

Programaçã​o Semanal FCBadesc - 11 a 15/04

Segunda-feira, dia 11

* Cineclube Francês

O filme exibido será O batedor de carteiras, de Robert Bresson.
A partir das 19h. Entrada gratuita.

Ficha Técnica:
O Batedor de Carteiras
(Pickpocket)
De Robert Bresson, França, 1959, 75 min. Drama. Preto e branco. 14 anos.
Com Jean Pelegri, Martin Lassale, Pierre Etaix, Pierre Lemarie.
Inspirado no romance Crime e Castigo, de Dostoiévski. Michel é um batedor de carteiras. O filme narra os seus assaltos e a sua tentativa de mudar de vida.


Terça-feira, dia 12

* Cineclube Italiano

O filme exibido será Baarìa - A porta do vento, de Giuseppe Tornatore.
A partir das 19h. Entrada gratuita.

Ficha Técnica:
Baarìa – A Porta do Vento
(Baarìa)
De Giuseppe Tornatore, Itália, 2010, 150 min. Comédia/Drama. 14 anos.
Com Monica Bellucci, Raoul Bova e Michele Placido.
Baaria é uma expressão siciliana para Bagheria, região italiana onde nasceu o diretor Tornatore. O filme é um épico autobiográfico sobre três gerações de uma aldeia da Sicília.


Quarta-feira, dia 13

Lançamento de livros da Editora Bernúncia

As obras apresentadas na FCBadesc, no dia 13, são 28 desaforismos de Franz Kafka, com tradução e apresentação de Silveira de Souza, e Um Livro de Nonsense de Edward Lear, traduzido por Vinícius Alves, com introdução de Dirce Waltrick do Amarante. Publicações da Editora Bernúncia.

28 Desaforismos é uma seleção de Silveira a partir dos 109 aforismos encontrados nos cadernos do escritor tcheco (1883-1924). Em vez do aforismo como exaltação o tradutor buscou o avesso, a negação, a via transgressora e corrosiva de Kafka.

A obra de Lear (1812-1888), originalmente denominada A Book of Nonsense and nonsense songs, traz limeriques (limericks) - poemas curtos, de quatro ou cinco versos - ilustrados pelo próprio autor. Vinícius converte expressões tipicamente inglesas da era vitoriana para um português brasileiro, contemporâneo.

Quinta-feira, dia 14

* Cineclube Alemão

O filme exibido será Shanghai Fiction, de Julia Albrecht e Busso von Müller.
A partir das 19h. Entrada gratuita.

Ficha Técnica:
Shanghai Fiction
(Shanghai Fiction)
De Julia Albrecht e Bus so von Müller, Alemanha, 2009, 133 min. Documentário. Sem classificação no Brasil.
Um trabalhador sazonal, uma mulher de negócios, um professor universitário e um arquiteto alemão na Babel chinesa do século 21. Um filme como uma marcha forçada através da loucura urbana.

Sexta-feira, dia 15

* Cineclube Chá, Cinema e Cultura

O filme exibido será Rosencrantz e Guildenstern estão mortos, de de Tom Stoppard.
A partir das 19h. Entrada gratuita.

Ficha Técnica:
Rosencrantz e Guildenstern Estão Mortos
(Rosencrantz and Guildenstern Are Dead)
De Tom Stoppard, EUA, 1990, 117min. Comédia/Drama. Sem classificação no Brasil.
Duas personagens secundárias da peça Hamlet são protagonistas das mais absurdas tentativas para se desviarem de seus destinos.

Pirataria aprende-se na escola

Não existe prova alguma de que parte relevante da venda da pirataria tenha a ver com traficantes ou armas
...
O Thoreau era um cara zen. Dizia que lei injusta se combatia com desobediência civil. Foi assim com o Lula em 1978, que fazia greves ilegais e corria o risco de ser preso a cada pouco. Ou com Rosa Parks, senhora negra que sentou num banco reservado a brancos, há apenas algumas décadas. É assim com os jovens que hoje derrubam os ditadores árabes -todos, pela lei, são criminosos.
Os 70,2 milhões de brasileiros que compram ou baixam CDs e DVDs pirata não estarão praticando desobediência civil? Deveriam ser, todos, recolhidos à penitenciária? Estudantes devem ser rotulados de cúmplices do crime organizado porque se recusam a pagar R$ 45 por um DVD de filme antigo que custa R$ 2 para produzir e distribuir?
O Conar, que autorregula propaganda, omite-se ao não proibir a campanha que acompanha os DVDs. Não existe prova alguma de que parte relevante da venda da pirataria tenha a ver com traficantes ou armas. Dediquei dias a centenas de sites, incluindo o da Interpol, conselhos contra a pirataria e CPIs de quatro governos para constatar isso.
Claro que a pirataria envolve crime organizado -só faltava serem criminosos desorganizados-, mas é uma turma focada apenas em produtos. E vejam, que curioso: das 80 fábricas piratas na Ásia, 8 na Malásia são licenciadas pelo governo! Ao todo produzem 9 milhões de CDs por dia.
A verdade é que a era de ouro dos estúdios e artistas chega ao fim. Não cabe mais pedir que o mundo financie US$ 12 milhões por filme ao Tom Cruise ou fique babando com os Rolls-Royce dos rappers. Muito menos que financie cartéis de estúdios que conseguem, pela leis vigentes, transformar policiais em capangas pelo lucro.
Ninguém vai defender as fábricas ilegais ou a pirataria intelectual, mas urge perceber que o mundo mudou. As soluções são óbvias e lucrativas também: vender pela web no dia da estreia o download por alguns reais. O faturamento final deverá ser o mesmo. Sim, terminará a mamata do filme que passa meses no cinema ou o livro que fica em capa dura -porque o lucro é estratosférico nessas fases- para, então, manipular o consumidor pelas fases imaginadas pelos espertos das finanças.
É aceitar que o mundo não é composto de acobertadores de traficantes, e sim de adolescentes e adultos inteligentes que não querem mais ser manipulados pelos Gaddafis da indústria de entretenimento. Acordem: 1 bilhão de downloads em 2010, antes mesmo que a banda larga de 10 mega seja corriqueira, é aula para qualquer empresário antiquado. Que criem vergonha na cara e se atualizem -70,2 milhões de criminosos brasileiros, todos mal-educados, agradecem.
Ricardo Semler, 51, é empresário. Foi scholar da Harvard Law School e professor de MBA no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachuesetts), em Boston. Foi escolhido pelo Fórum Econômico de Davos como um dos Líderes Globais do Amanhã, e escreveu dois livros ("Virando a Própria Mesa" e "Você Está Louco") que venderam 2 milhões de cópias em 34 línguas.

RICARDO SEMLER

Conselho Superior de Cinema

Ministra fala da importância do cinema para a economia durante reunião de conselheiros em Brasilia

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, abriu os trabalhos da primeira reunião ordinária de 2011 do Conselho Superior de Cinema (CSC), na tarde desta quinta-feira, 31 de março, em Brasília. A implantação do Plano de Metas do Setor Audiovisual foi o tema principal do encontro. A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana , e o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine/MinC), Manoel Rangel, também participaram da mesa dos debates.
Ana de Hollanda saudou os presentes e falou sobre a importância da definição de políticas estratégicas para o audiovisual, setor que trabalha com os símbolos da nacionalidade brasileira. Ela citou a experiência norte-americana com o cinema, como exemplo da força que o setor pode ter na Economia da Cultura e no desenvolvimento de um país.
A ministra destacou o compromisso que o governo tem com o alinhamento das políticas públicas do setor audiovisual às diretrizes do Plano Nacional de Cultura (PNC) – transformado em lei no ano passado – , e para a definição do Plano Plurianual da Cultura (PPA) dos próximos quatro anos, que está em fase de elaboração.
A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, pediu empenho dos conselheiros na elaboração do Plano de Metas e Diretrizes para que sirva de norte às políticas públicas a serem adotadas pela secretaria, nos próximos anos.
Já o presidente da Ancine, Manoel Rangel, disse que este é o momento de incorporar as conquistas dos últimos oito anos, de crescimento da economia brasileira, a um plano de longo prazo para a área do audiovisual, com a meta de transformar o país em um grande centro produtor e programador de conteúdos no setor. “Viemos de um momento excepcional de crescimento da economia brasileira, de crescimento da renda, com mais brasileiros tendo acesso à televisão por assinatura e às salas de cinema e precisamos atender a esta nova demanda”, comentou.
Como resultado operacional desta primeira reunião, o presidente da Ancine apontou a definição de um conjunto de diretrizes que orientarão o CSC na elaboração de um documento sobre o cenário do audiovisual no país. Este documento será utilizado na definição das diretrizes e metas do setor para os próximos dez anos.
Para Manoel Rangel esta primeira reunião ordinária do conselho é o ponto de partida para os trabalhos de elaboração do Plano de Metas do Audiovisual. Ainda durante o encontro, foram criados dois grupos de trabalho. Um para discutir a política de financiamento do setor e outro para definir a política de diretrizes e metas.
Os conselheiros Roberto Moreira e Mariza Rezende entregaram à coordenação do conselho dois documentos com sugestões de políticas e ações a serem implementadas na área audiovisual. A conselheira Maria Tereza Porciúncula Moraes informou que os realizadores de cinema, reunidos em um seminário há duas semanas, elaboraram um documento reivindicando ao governo uma maior agilidade nas políticas de financiamento para o setor e a redução das exigências burocráticas nos contratos.
CSC
O Conselho Superior de Cinema é composto por representantes das empresas exibidoras, por produtores cinematográficos além de técnicos e dirigentes governamentais dos ministérios da Cultura, Relações Exteriores, Justiça, Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Comunicações, Fazenda , Justiça e Educação, e de representantes da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O conselho é presidido pela ministra da Cultura.
(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições para 4º Pitching

Estão abertas as inscrições para o 4º Pitching da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O concurso é destinado a projetos de longas-metragens brasileiros voltados para crianças e adolescentes. As propostas vencedoras participam do BUFF Festival, em Malmo, na Suécia, um dos principais fóruns de financiamento europeu de cinema infanto-juvenil. Esta é a 10ª edição da Mostra, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, na Capital. As inscrições podem ser feitas até 24 de abril em www.mostradecinemainfantil.com.br.
Podem ser inscritos projetos que já tenham captado pelo menos 15% do orçamento, aprovado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). A defesa é feita para uma banca formada pela diretora do fórum de financiamento do BUFF Festival, Annete Brejner, e pelo produtor europeu de cinema Lennart Strom. Completam a banca convidados do Brasil. “Mesmo que o projeto não seja selecionado, os participantes têm um encontro individual com os integrantes da banca numa espécie de consultoria para o mercado internacional”, salienta Luiza Lins, diretora da Mostra de Cinema.
O Pitching tem uma trajetória de projetos de bem sucedidos. Na primeira edição foi selecionado “Eu e Meu Guarda-Chuva”, de Toni Vanzolini, baseado no livro de Branco Mello e Hugo Possolo. O longa estreou na Mostra em 2010, já entrou no circuito comercial, foi lançado em DVD recentemente e agora será exibido em países no Norte da Europa. O projeto do 2º Pitching é “Tainá 3, a origem”, de Rosane Svartan. Na Mostra deste ano serão apresentados trechos do longa que deverá entrar em cartaz até o final do ano.
Em março, os dois projetos escolhidos no 3º Pitching da Mostra, em 2010, participaram do fórum de Malmo. Os filmes são “O Menino no Espelho”, baseado no livro de Fernando Sabino, dirigido por Guilherme Fiúza Zenha (MG), e “As Aventuras do Avião Vermelho”, uma adaptação do texto homônimo de Erico Verissimo, com direção de Frederico Pinto e José Maia (RS).

Mostra competitiva
Encerradas no sábado dia 2, as inscrições para a Mostra Competitiva de Curtas da Mostra de Cinema Infantil atingiram o número de 114 filmes brasileiros. O anúncio dos selecionados será divulgado no dia 25 de abril. Os vencedores concorrem a quatro prêmios de aquisição de R$ 5 mil numa parceria da Mostra com a TV Brasil. Serão eleitos a Melhor Ficção, Melhor Animação, Melhor Filme Júri Popular e Prêmio Especial. Este último é escolhido por um júri formado por crianças.
CONTATO
Luiza Lins
Diretora da Mostra
(48) 3232-5996, 9980-6908
Fifo Lima
Assessoria de Imprensa
(48) 4141-2116, 9146-0251

Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular

Entidades convocam a sociedade para o lançamento da #frentecom
Todos ao lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular
O ano de 2011 será fundamental para a democratização das comunicações no país. Com a nomeação de Paulo Bernardo no Ministério das Comunicações, a presidenta Dilma Rousseff dá sinal de que deseja priorizar políticas públicas para a área e iniciar um grande debate nacional em busca de uma reforma na legislação das comunicações.
Seria fundamental que sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e as cidadãs e cidadãos aproveitassem o momento para colocar a comunicação como uma das grandes pautas do momento para a consolidação de uma verdadeira democracia no Brasil.
Sigamos os exemplos de experiências vitoriosas de mobilização pela reforma do sistema de mídia na América do Sul, como ocorreu na Argentina, onde a sociedade organizada conseguiu ser um ator decisivo na proposta de reforma da “Ley de Medios”. É necessário resgatarmos as propostas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), nos organizarmos em cada Estado e lutarmos por uma nova comunicação.
Precisamos de pluralidade na mídia, do fortalecimento dos canais públicos e comunitários, de transparência e democracia nas concessões de rádio e TV, da universalização da banda larga, do respeito aos direitos humanos, de qualidade e acessibilidade aos serviços de telefonia, de liberdade e autonomia na internet. Precisamos de audiências e debates que discutam com a sociedade a mudança na antiquada e autoritária legislação brasileira.
Precisamos somar forças no parlamento, onde será necessário muita mobilização e pressão para aprovar as alterações nas leis da comunicação a nosso favor. Assim, convocamos as entidades e as cidadãs e cidadãos à somarem esforços com os/as parlamentares que defendem a democracia nas comunicações para o lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular no dia 19 de abril, 14 h, na Câmara dos Deputados (Auditório Nereu Ramos), em Brasília.
Será o momento de mostrarmos a nossa força aos donos/as da mídia e àqueles/as que boicotam o debate público sobre o tema. Vamos fazer um ato plural, massivo, que retome o espirito da Confecom. É importante lembrar também que está sendo articulado uma plenária e uma audiência com o Ministério das Comunicações (que ainda estamos aguardando confirmação) no dia 19 ou 20 de abril.
Abraço – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária
Amarc Brasil – Associação Mundial de Rádios Comunitárias
Aneate – ssociação Nacional das Entidades de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões
ARPUB – Associação das Rádios Públicas do Brasil
Centro de Estudos de Mídia Independente Barão de Itararé
CUT – Central Única dos Trabalhadores
CFP – Conselho Federal de Psicologia
CMS- Coordenação dos Movimentos Sociais
Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas
Fitert – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão
FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
LaPCom – Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB
MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos

http://frentecom.wordpress.com/2011/03/31/entidades-convocam-a-sociedade-para-o-lancamento-da-frentecom/

CurtaDoc 2011

Abertas as inscrições para a segunda temporada do CurtaDoc

http://www.curtadoc.tv./

Estão abertas até o dia 6 de maio as inscrições para a segunda temporada do CurtaDoc, programa produzido pela Contraponto para o SescTV. A produtora seleciona documentários de até 26 minutos para a composição dos programas. A primeira edição do CurtaDoc apresentou 125 filmes em 37 programas. Nos 50 novos episódios, a previsão é exibir mais 170 documentários. A série é semanal, com programas temáticos, depoimentos de profissionais do audiovisual e um convidado, que faz uma leitura crítica sobre os curtas exibidos. O programa vai ao ar toda terça-feira, às 21 horas, com reprises na semana.

A ficha de inscrição e o regulamento podem ser acessados na página www.curtadoc.tv. Os documentários inscritos na primeira edição já fazem parte da avaliação. O próximo passo é lançar o site CurtaDoc, um catálogo nacional de documentários curtas-metragens, com informações de filmes, artigos e notícias.

Fonte: Tela Viva News