quinta-feira, 29 de abril de 2010

NPD promove oficinas gratuitas de cinema



O Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina (NPD-SC) está com inscrições abertas para três novas oficinas gratuitas na área do audiovisual. Introdução à Direção de Arte, de 26 a 30 de abril, com a diretora de arte e cenógrafa Fátima Lima, Fotografia Digital Avançada, de 29 de abril a 1ª de maio, com o fotógrafo Carlos Ebert, e Introdução ao Documentário, de 3 a11 de maio, com o documentarista Iur Gomez (foto). As oficinas serão ministradas no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, em Florianópolis. As inscrições devem ser feitas no site do NPD até 19 de abril. Serão selecionados 15 participantes para cada uma das oficinas.

Lançamento do curta-metragem “semivida.” em Florianópolis

Lançamento do curta-metragem “semivida.” em Florianópolis

O curta-metragem “semivida.”, do diretor Diego Lara, será lançado nesta
quarta-feira, dia 28 de abril, a partir das 19 horas, na Fundação Cultural
Badesc. O filme é o primeiro trabalho da Tac Produções, de Itajaí, na área
de ficção. O projeto é apoiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura,
com patrocínio do Porto de Itajaí.

O curta-metragem tem de cerca de 15 minutos de duração, e foi gravado em
agosto de 2009, em locações em Itajaí e Navegantes. De acordo com o diretor,
“semivida.” mostra o fim de uma relação sob uma ótica fantástica. Passeando
em uma rua deserta, o casal Sandro e Mara caminha para o fim – de suas vidas
e do relacionamento.

Sandro é um roteirista de documentários. Mara é escritora de pequenos
romances e contos. Eles dividem uma vida, sonhos, anseios e planejam um
futuro brilhante. Tudo parece normal, até que um deles confessa que o outro
não passa de um mero personagem em um roteiro esquecido. Os personagens
principais são interpretados pelos atores Daniel Costa de Souza e Bruna
Machado

Perdido entre a realidade e a ficção, “semivida.” passeia entre o amor e a
perda de forma suave, brilhante e simples. Com um roteiro contundente de
Diego Lara, utilizando os antigos modelos de amor e paixão, estes
personagens são o reflexo de uma sociedade onde cada vez mais o isolamento e
a solidão moldam as pessoas.

Dados extras:

*Lançamento em Itajaí (25/03/2010) público 129 pessoas*
*Selecionado para a primeira mostra de Cinema de Ipoema – MG (exibição 22/4)

O trailer do filme está disponível na internet pelo endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=963ymS1Ydr0

Mais informações:
www.tac.art.br

CIRCUITO NACIONAL VIVO ARTE.MOV FAZ DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE VÍDEO EM MÍDIAS MÓVEIS, EM FLORIANÓPOLIS, DIAS 29 E 30 DE ABRIL



CIRCUITO NACIONAL VIVO ARTE.MOV FAZ DIAGNÓSTICO DA PRODUÇÃO DE VÍDEO EM MÍDIAS MÓVEIS, EM FLORIANÓPOLIS, DIAS 29 E 30 DE ABRIL

Com foco em fomento, formação e redes de difusão, showcase reúne artistas, pesquisadores e curadores do festival mineiro em torno de mostras e debates

Chega a Florianópolis nos dias 29 e 30 de abril o showcase do Vivo arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis, realizado desde 2006 em Belo Horizonte.

A extensão Florianópolis é composta de duas mostras audiovisuais (com 47 micro-metragens) e mesas redondas sobre mídias locativas e realidade aumentada, além de uma obra expositiva.

Realizado pela produtora Diphusa, em co-produção com o Departamento Artístico Cultural e o CEArtes/CCE da Universidade Federal de Santa Catarina, o evento integra a programação de 50 Anos da UFSC e conta com apoio institucional da UDESC e da UNISUL. A produção é da Picnic Digital.

O Circuito Vivo arte.mov compreende uma série de iniciativas descentralizadas em diversas capitais brasileiras. Tem como objetivo difundir as novas perspectivas da produção audiovisual contemporânea e discutir as tendências das artes em mídias móveis.

O showcase em Florianópolis reúne as mais representativas obras audiovisuais exibidas neste que figura entre os principais festivais dedicados à mídias móveis do Brasil.



O evento recebe de todo país, micrometragens criados com câmeras de pequeno porte e/ou pensados no contexto de uma cultura em que os aparelhos portáteis, de formas de difusão online ou em dispositivos móveis criam um circuito próprio.

As atividades têm início no dia 29.04, às 19h, no Teatrinho da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com a apresentação do projeto Circuito Vivo arte.mov feita por Lucas Bambozzi –artista multimídia e curador. Seus trabalhos vem sendo frequentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 40 países.

Na sequência, às 19h30, acontece a mesa redonda “Pra Dentro da Tela – As Coisas do Mundo e seus Conflitos, Idiossincrasias e Experiências Pessoais Codificadas para as Salas de Cinema e Telas de Vídeo”.

A mesa conta com a presença de Yara Guasque (artista multimídia, graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP/SP, mestre em Literatura pela UFSC e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP); Pedro MC (cineasta catarinense que desenvolve pesquisa na produção audiovisual em narrativas não-convencionais) , Ramayana Lira (professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e dos cursos de graduação em Comunicação Social e Cinema e Realização Audiovisual da Unisul).

A mediação é de Marcos Boffa, produtor cultural e especialista em Políticas Culturais Públicas pela Universidade de Bourgone (Formation International Culture, 1995-96) e coordenador- executivo do Vivo artemov.

Das 21h às 22h, o público confere a Mostra Competitiva apresentada na última edição do Vivo arte.mov.

Estas mostras revelam uma diversidade de formatos, que vão do abstrato ao narrativo, passando por vídeos com ênfase na plástica, no humor, na montagem ou em recursos de pós-produção. No conjunto, indicam uma constância da produção para mídias móveis. [Confira a programação abaixo]

No segundo e último dia do Circuito Nacional Vivo arte.mov em Florianópolis, no dia 30.04, a mesa redonda acontece das 19h às 21h e visa discutir “As Tecnologias Interativas e Sem Fio Apontadas para a Percepção das Coisas do Mundo”.

Neste dia, a discussão acontece entre Lucas Bambozzi (Vivo arte.mov), a pesquisadora Letícia Cardoso (graduada em Artes Plásticas na UDESC e mestre em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da UFRGS), Tiago Romagnani (graduado em Cinema pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com participações na 9ª Bienal de Vídeo e Artes Mediales de Santiago e no Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural). A mediação está a cargo de Cláudia Mesquita , professora no Curso de Graduação em Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina e co-autora do livro .

Das 21h às 22h, o encerramento das atividades conta com a Mostra de Projetos Locativos do Vivo arte.mov 2007–2009.

Sobre o festival

O Vivo arte.mov afirma, desde sua criação, a vocação em priorizar a utilização consciente das mídias móveis para fins de construção de experiências de compartilhamento de conhecimento, acesso à informação, criatividade e arte.

Ao longo de suas edições esta iniciativa investiu em projetos que possibilitem ampla participação de criadores, pesquisadores e interessados de todas as regiões no país, fomentando uma comunidade ativa e protagonista no desenvolvimento das questões relativas à cultura da mobilidade.

SERVIÇO:

o quê?: Circuito Vivo arte.mov em Florianópolis: palestras e mostras de vídeo
quando?: 29 e 30 de abril de 2010
onde?: Teatrinho da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) | Pça Santos Dummont | Trindade | info: 48 9171-4777
quanto?: Entrada franca

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

Márcia Vaz – marciavaz3@gmail. com
+ 55 11 9252.3192

MOSTRAS DE VÍDEO | retrospectiva

1. 98001075056, Felipe Barros
SP, 2009, 02’40”
Memória, ancestralidade e identidade.

2. /Urbanovisã o, Gustavo Rodrigues Calil Daher e Daniel Perez Gomes
SP, 2009, 00’55”
O que é um caminho? Onde vamos chegar se deixarmos de nos guiar? Aonde vão todas as pessoas que não se preocupam com direções? Vivemos uma era onde as rotas estão definidas, a tecnologia as aponta. O caminhar se tornou coqueluche, as ruas vivem, pulsam veículos e estabelecimentos. O que podemos enxergar nesta névoa que respiramos? Somos parte dela, e a transformamos todos os dias para conseguir estabelecer uma relação comum a todos. Somos parte do mundo sem direções, frenética e calculista. Somos parte da visão urbana, urbanovisão.

3. A Dread Full Story, Tatu Guerra
MG, 2009, 01’10”
Vídeo de despedida dos meus DreadLocks cultivados por 11 anos.

4. Arbanella, Felipe Barros
SP, 2009, 02’59”
Arbanella é um vídeo feito a partir da apropriação de antigas imagens em 8mm, que após uma nova edição e um novo áudio, ganham uma nova narrativa. Na Itália, "Arbanella" é um pote de vidro, onde as pessoas escrevem suas memórias em bilhetes e guardam para lerem um dia.

5. Atlântico, André Hime E Huila Gomes
SP, 2009, 01’19”
Apenas um mergulho no Atlântico.

6. Banquete Antropofágico, José Eduardo Nogueira Diniz
RJ, 2009, 00’53”
Banquete Antropofágico com participação especial de Oswald de Andrade.

7. Botões, David Mussel
MG, 2009, 02’22”
Na sociedade dos Botões, o menor e mais excluído de seus habitantes tem que superar seus medos e dificuldades para, com criatividade e esperteza, vencer uma grande ameaça que se faz presente, mostrando que a sagacidade dos pequeninos vence o orgulho daqueles que põe sua confiança na força bruta.

8. Caixa-Valise, Dellani Lima
MG, 2009, 02’37”
Tributo da banda mineira Madame Rrose Sélavy ao CBGB em Nova Iorque. CBGB & OMFUG: "Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers". O lugar tornou-se conhecido como o berço do punk. Fechou por causa de uma dívida, causada pelo aumento na cobrança do aluguel. Este vídeo foi realizado com imagens apropriadas e sampleadas do site do próprio CBGB (virtual tour): www.cbgb.com

9. Chloe, Ana Moravi
MG, 2009, 02’10”
Videoclipe da música CHLOE (álbum: QUASE TODAS ELAS) do quarteto instrumental SPLISHJAM.

10. Chuva Artificial, Dellani Lima
MG, 2009, 01’00”
Há sempre uma luz na tempestade.

11. Confusão Dos Infernos, Marlom Meirelles Silva Nascimento
PE, 2009, 01’08”
Até mesmo no inferno está difícil tirar uma soneca. Mas nada que uma visitinha não resolva...

12. Ctrl+Print, Joacélio Batista
MG, 2009, 00’53”
Da serie SLOW_ctrl_Execute: Um Superman engarrafado é o elixir do controle obsessivo da realidade.

13. Díptico, Pontogor
RJ, 2009, 02’57”
O toque das mãos nas vitrolas geram ruídos sonoros e visuais, simultaneamente.

14. Diretorio Temporário Para Um Esquecimento, Manuel Andrade
MG, 2009, 00’38”
Arquive todos os lapsos, retorne ao fim de tudo, encontre o que jamais existiu.

15. Em Caixas, Ronaldo Macedo Brandão e Tatu Guerra
2009, 02’14”
Em Caixas é um vídeo que tem como tema a reflexão sobre a sensação e a atmosfera de confinamento vivenciada pelo homem contemporâneo. Este trabalho é uma espécie de diário que exibe cenas cotidianas de um personagem solitário na grande cidade, mapeando algumas de suas ações ao longo do dia a partir de uma leitura poética. Aqui, o isolamento (a solidão) surge como estratégia para sobreviver à pressão da metrópole.

16. En Route [Along The Way], Paula Almozara
SP, 2009, 00’55”
"En route" significa basicamente "colocar-se a caminho". O vídeo é uma metáfora para o percurso de vida, trata de representações de movimentos, lugares e situações que se cruzam e que podem ser feitos e percebidos de diversas formas.

17. Estrada, Lucas Gervilla
SP, 2009, 01’50”
Uma estrada na Islândia ilustra Alberto Caeiro.

18. Flickering, Kika Nicolela
SP, 2009, 02’43”
Da escuridão à luz, e de volta à escuridão; um auto-retrato emotivo.

19. Following The Light, Eduardo Zunza
MG, 2009, 03’00”
Um olhar poético sobre angola

20. Get Your Fish, Nayara Macedo e Giselle Galvão
MG, 2009, 01’50”
"Get your fish!" consiste em uma compilação de imagens do cineasta norte-americano David Lynch captadas durante sua passagem por Belo Horizonte. Os quadros são fragmentos da palestra realizada no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais no dia 6 de agosto de 2008.


21. Intimidade, Bruno Pacheco
MG, 2009, 2’50”
Casal assiste um filme na tv durante uma noite chuvosa.

22. Jogo Dos 7 Erros, paoleb+ aline paiva, átila calache, isabella meirelles
RJ, 2009, 02’00”
Encontre as diferenças entre as duas imagens.

23. Large Beautiful Eyes, Aline X
MG, 2009, 02’35”
Folha de rosto de ensaio videográfico sobre face lacrimosa de chefe de estado.

24. Mídia Locativa, Leandro Aragão e Raquel Solorzano
MG, 2009, 02’17”
Uma invenção do cotidiano de Bogotá, preço: um minuto por 200 pesos (R$ 0,18). Criado como forma de sobrevivência, este meio de acesso à comunicação surge em um subterfúgio das camadas populares colombianas que se apropriam de um produto e o descontextualizam do uso programado pelas empresas. Arte locativa no sul da esfera.

25. Moto.Contí nuo, Marcelo Braga e Eduardo Zunza
MG, 2009, 02’14”
"movimento de um mecanismo que após iniciado continua indefinidamente"

26. O Futuro Da Música, Anderson Guerra
MG, 2009, 00’38”
Uma breve pensamento sobre o futuro da indústria fonográfica.

27. O Reflexo De Narciso, Leandro Martins e Márcio Soares
MG, 2009, 03’00”
"Um homem cria um meio de comunicação na parede. Nessa nova experiência ele se torna simultaneamente espetáculo e espectador."

28. Olho No Lance, Márcio Mota
DF, 2009, 02’27”
Olho no Lance retrata a paixão do brasileiro pelo futebol de forma inusitada. As emoções em relação ao esporte nacional oscilam entre a euforia máxima e o sofrimento mais profundo.

29. PABX Está Chamando, Estevan Sinkovitz, Nivaldo Godoy jr. e Panais Bouki
SP, 2009, 04’20”
O trabalho do PABX mistura música e vídeo. É uma proposta construída a seis mãos, 3 laptops, uma guitarra, um emulador e alguns kilometros de distância. O trio concebeu esta música com vídeo via internet. Utilizou muitas ferramentas disponíveis na web. Cada um acrescentou sua construção num ir e vir incessante de informações eletrônicas - surge assim o primeiro single: Rádio.

30. Paisagem Desnivelada, Bernardo Pinheiro
RJ, 2009, 03’00”
Vídeo de celular editado em múltiplos layers. Este vídeo busca intervir no olhar sobre a paisagem. Ele é a construção de um obstáculo visual ao ordinário movimento que surge no horizonte da paisagem/perspectiv a. A fragmentação do tempo da imagem faz emergir uma verticalidade, ou seja, cria uma materialidade na superfície do vídeo. A profundidade e a horizontalidade da paisagem ficam desniveladas. Forma-se a intervenção do olhar.

O tempo altera o espaço e monta uma nova imagem, mais líquida, “matérica” e irreal. O som é tradução do processo submetido à imagem. Uma excessiva captação do vento, que explode na face exposta do microfone

31. Pássaros Nos Fios, Jarbas Agnelli
SP, 2009, 01’00”
Lendo o Jornal, me deparei com uma curiosa foto de passarinhos pousados nos fios elétricos. Recortei a foto e decidi compor uma música, usando a exata localização dos pássaros como notas (sem edição no Photoshop).

32. Pedra Mole Em Água Dura, Paula Barreto
RJ, 2009, 02’10”
Predominantemente na cor azul celestial, este vídeo registra em plano fixo a movimentação ondulante do reflexo de um homem, sobre superfície líquida. Escuta-se sobretudo o sopro sibilante e contínuo de um Vento do mar: o que sopra no sentido do mar para o litoral. Essa sombra é quase como uma lembrança da existência daquele ser. Sua eminente imaterialidade nos faz aludir, talvez, a um fantasma que consegue jogar um objeto sólido.

33. Permuta, Renata Ferraz
SP, 2009, 01’30”
Corpos e campo são vistos através de uma cerca. Conviver com o outro, se misturar e fazer parte dele. As transposições, as fronteiras derrubadas e outras tantas invisíveis transformam permanentemente a paisagem.

34. Ponto De Fuga, Lea Van Steen
SP, 2009, 01’52”
PONTO DE FUGA é a direção para onde o objeto segue; se aprofunda.

35. Portrait, Francis Campelo
MG, 2009, 00’10”
Às vezes as lembranças incomodam

36. Projeção de Bolso, Maroca Sampaio, Laura Daviña e Roberta Guedes
SP, 2009, 02’57”
Vídeo experimental produzido com câmera de celular a partir da projeção de filmes durante a festa C.U.R.T.A. na Casa das Caldeiras (São Paulo), em agosto de 2009. O suporte das projeções é um caderno de bolso.

37. Psicótica, Marlom Meirelles Silva Nascimento
PE, 2009, 02’07”
Quando o medo se transforma em psicose.

38. Punk, Pontogor
RJ, 2009, 03’00”
Uma festa punk.

39. Regras, Renata Ferraz
SP, 2009, 02’42”
Assim é se lhe parece.

40. Relógio de Areia, Bruno Graziano, José Hilário, Raiani Teichmann e Léo Filippi
SP, 2009, 03’00”
Ele brinca com o tempo. E com ele mesmo!

41. Revolta, Dirnei Prates
RS, 2009, 02’24”
Homens ao mar. (Filme feito a partir da apropriação de cenas de "O encouraçado Potemkin" de Sergei M. Eisentein.)

42. Sabor Tomate, André Hime e Huila Gomes
SP, 2009, 00’29”
Uma reflexão sobre o tempo, as micro-ondas e os tomates.

43. Samy’S Melody, Samantha Oliveira Brianez, Paloma Oliveira, Paula Matta, Ricardo Palmieri
SP, 2009, 02’14
Olhe bem... Veja só... Em um mundo caótico e cheio de aproximações estéticas com necessidades de se controlar uma vida saudável e balanceada, uma brincadeira com imagens e truques facilmente revelados mostram três garotas que correm sem propósito.

44. Sangre, Cris Ventura
MG, 2009, 02’30”
Mariana ventura tem 10 meses, um vestido branco e morangos. Sangrar para a mulher não é esvaecer-se, é necessário e vital. Um feminino férrico que está ligado a mitos da fertilidade, virgindade, vida e morte.

45. Segredos de Banheiro, Thiago Alcântara
SP, 2009, 01’23”
Entre, tranque a porta e realize as suas vontades.

46. Solo, Cleisson Vidal
SP, 2009, 01’46”
Um jovem surge do acaso e faz um solo para que a bola não vá ao solo.

47. Bote o Fire Aí, Man!, Tiago Pinho Santos (Expinho)
BA, 2009, 02’12”
Dia após dia, um sujeito barbudo e fumante indaga um senhor dono de uma banca. Esta relação "non-sense" estabelecida entre eles é o quebra cabeça montado e desmontado em: Bote o Fire aí, Man!

__._,_.___
Anexo(s) de Pedro MC
1 de 1 foto(s)

ARTEMOV_eflyerFLORIPA_29e30abr.jpg
1 de 1 arquivo(s)
ARTEMOV - release FLORIPA, 29e30.abr.doc

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Santa Catarina terá 42 novos Cines Mais Cultura



Maioria dos projetos beneficiará moradores do interior do estado
O edital estadual de Cine Mais Cultura em Santa Catarina selecionou 42 iniciativas da sociedade civil que receberão equipamentos de projeção cinematográfica e obras audiovisuais para promover exibições gratuitas de filmes à população. O investimento é de R$ 630 mil – 67% recursos do Ministério da Cultura e o restante contrapartida do governo estadual.

A capital Florianópolis teve o maior número de projetos selecionados: cinco. Mas a maioria dos contemplados é do interior, sendo dez projetos localizados em municípios que integram os Territórios da Cidadania – Irenópolis, Campo Alegre, Três Barras, Matos Costa, Joaçaba, Canoinhas, Catanduvas, Xanxerê, Galvão e Mafra.
O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão do cinema nacional. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas comerciais de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos centros urbanos.

“Além da concentração dos cinemas comerciais em apenas 8% dos municípios brasileiros, são poucos os filmes nacionais exibidos na TV aberta. Os cines promovem o acesso da população ao cinema e fomentam a exibição de obras audiovisuais produzidas no país”, destaca Silvana Meireles, coordenadora do Programa Mais Cultura e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

As instituições selecionadas participarão de oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introdução à história do cinema e linguagem cinematográfica; e informar sobre questões relativas à atividade exibidora, como direitos autorais.

Após o processo de capacitação, os 42 novos cines passarão a integrar uma rede de exibição não comercial de filmes, levando à população obras audiovisuais e incentivando debates em torno das mesmas. Santa Catariana já conta com oito Cines Mais Cultura instalados, totalizando uma rede de 50 salas de exibição no estado.

Confira a lista de selecionados

Rafael Ely, SAI/MinC
Rodrigo Bouillet
Coordenador de Rede
Cine Mais Cultura
E-mail: rodrigo@cinemaiscul tura.org. br
Tel: (21) 2580-3775 r.2038
Cel: (21) 9846-4398
Nextel: (21) 7864-2689
ID: 55*100*109035
Visite: www.cinemaiscultura .org.br
http://mais. cultura.gov. br
www.cultura. gov.br

matéria está em http://mais. cultura.gov. br/2010/04/ 09/santa- catarina- tera-42-novos- cines-mais- cultura/

09/04/2010 | Notícias do Mais Cultura

Sofia Mafalda
Produtora de Cinema
(48) 9125.5306

Mostra de Cinema Infantil amplia prêmio e prorroga inscrições

A 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis amplia a premiação dos filmes vencedores com uma parceria fechada esta semana com a TV Brasil. Serão quatro prêmios de aquisição no valor de R$ 5.000,00 cada um para Melhor Ficção e Melhor Animação, que serão escolhidos por um júri formado por profissionais de cinema e de educação, Melhor Filme Júri Popular, com votação do público, e Prêmio Especial, que será indicado por um júri formado por crianças.

Até a edição de 2009, a Mostra oferecia um prêmio simbólico de 1.000,00 e agora multiplica os valores para atrair mais realizadores para o audiovisual infantil. Em virtude da inclusão de quatro categorias e de uma maior premiação em dinheiro, as inscrições foram prorrogadas para até o dia 23 de abril. De todo modo já há um aumento de inscritos. Em 2009 foram 116 títulos e na edição de 2010 já são 122.

Para Luiza Lins, diretora do festival, o crescimento da procura pela mostra competitiva é sintomático. “A produção cinematográfica voltada para as crianças tem crescido nos últimos anos e a ampliação do prêmio é um reconhecimento deste processo”, diz Luiza. Para Paulo Rufino, diretor geral da TV Brasil, esta parceria proporciona uma maior diversidade cultural na tela da TV, uma vez que a Mostra de Florianópolis recebe filmes de todo o Brasil.

“A TV Brasil, uma TV Pública, tem compromissos com a formação e conservação de valores humanos e cidadãos em nossa sociedade e, assim, exibe seis horas diárias de programação infantil diferenciada. Esta premiação, portanto, é um complemento natural àquilo que já fazemos, e que é uma de nossas ‘marcas’”, destaca Rufino.



CONTATO

Luiza Lins

Diretora da Mostra

luizalins@mostradec inemainfantil. com.br

(48) 3232-5996, 9980-6908


Fifo Lima

Assessoria de Imprensa

imprensa@mostradeci nemainfantil. com.br

(48) 4141-2116, 9146-0251

1ª Semana de Cinema UNISUL



A UNISUL convida a todos os acadêmicos, professores, colaboradores, profissionais e entusiastas a participar da 1ª Semana de Cinema UNISUL. O evento está vinculado ao curso de Cinema e Realização Audiovisual do Campus Universitário da Grande Florianópolis.

A programação conta com mostras, oficinas, palestras e debates, visando uma maior proximidade entre o meio acadêmico e os profissionais do mercado, tendo como objetivo promover o debate e diversificar os pontos de vista e as opiniões sobre as mais diversas áreas do cinema.

Programação

Dia 26/4
. 14h as 18h
Mostra de Cinema Infantil
Local: Auditório G

.14h30min as 17h30min
Oficina de Introdução ao SO Mac voltado para edição e Autoração de DVD
Local: Laboratório J - Bloco A

. 19h as 22h
Mostra Festival do Minuto
Local: Auditório G

Dia 27/4
. 9h as 12h
Oficina de Cenografia 1
Local: Estúdio 1 - Bloco A

. 14h as 18h
Oficina de Continuidade
Local: a definir

. 14h as 18h
Debate - Projeto "Cinema Trânsito" e "Potência na Tela"
Local: Cine Pedra Branca - Bloco A

Dia 28/4
. 9h as 12h
Continuação de Oficina de Cenografia
Local: Estúdio 1 - Bloco A

. 14h as 18h
Debate - Cine Clube
Local: Auditório G

. 14h30min as 17h30min
Oficina de Projeto para Documentário
Local: Cine Pedra Branca - Bloco A

. 19h as 22h
Mostra e Palestra da produtora Animaking
Local: Auditório G

Dia 29/4
. 8h as 12h
Oficina de Dublagem
Local: Raboratório de Rádio - Bloco A

. 14h as 18h
Continuação da Oficina de Dublagem
Local: Laboratório de Rádio - Bloco A

. 14h as 18h
Oficina de Assitência de Direção
Local: Estúdio II - Bloco A

. 19h as 22h
Mostra Unisul
Local: Auditório G

Dia 30/4
. 14h as 18h
Mostra FAM - Florianópolis Audiovisual do Mercosul
Local: Auditório G

. 19h as 22h
Debate "O Estudo do Cinema no Mundo"
Local: Auditório G

Inscrições
Serão efetuadas no site do dia 20 a 23/4

Contato
Setor de Eventos Campus Universitário da Grande Florianópolis
(48) 3279-1130
eventos.gf@unisul.br

SESSÃO HOMENS & ANIMAIS no Cineclube Ieda Beck - 28 de Abril de 2010



SESSÃO HOMENS & ANIMAIS

Na sessão homens e animais exibiremos o documentário Espírito de Porco, vencedor do prêmio Cinemateca 2005, da Fundação Catarinense

de Cultura, lançado no final de 2009. Um dos filmes catarinenses mais esperados e comentados, ganhou o Prêmio Especial do Júri na 15ª edição

do CINE-ECO - Festival Internacional de Cinema Ambiental, em Portugal, Melhor Filme na Primeira Mostra Internacional pelo Direito dos Animais,em Curitiba e tem participado assiduamente de mostras e festivais, como o 11º Festival Internacional de Documentários "Santiago Álvarez in Memoriam", em Cuba.

A exibição é na Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho, 58, Centro, em Florianópolis. A sessão começa às 19h.



Para defender sua espécie das difamações lançadas contra ela ao longo de séculos, um porco recém abatido volta à terra, na condição de espírito.

O Espírito de Porco defende os suínos narrando a sua trajetória, desde o nascimento num estado do Sul do Brasil que tem uma das maiores

concentrações de porcos do mundo, até quando a sua carne vai para a mesa. Ele discute a alimentação e a poluição; apresenta os humanos com

quem convive e os problemas do seu cotidiano; defende o seu valor e busca semelhanças com as pessoas. E, na sua curta vida, revela algo que

quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre a sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que a sua espécie

seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial, e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelas
desgraças atribuídas ao porco.

SERVIÇO:

Quando: 28/04 - Quarta-feira 19h

Onde: Casa da Memória – Rua Padre Miguelinho, 58, esquina com a Rua Anita Garibaldi, fundos da Catedral Metropolitana,

Centro, Florianópolis, SC

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306 / 9941.2714

Site: www.cinematecacatar inense.org

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense - ABD/SC. Funcine - Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura

Municipal de Florianópolis, com apoio do Grupo de Teatro Armação e da Casa da Memória.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

I Mostra Cinema Escritas Femininas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA



SERVIÇO
O que? I Mostra de Cinema Escritas Femininas
Programação da Exposição Escritas femininas: dos bordados às agendas
Disponível até 29/04/2010 no Hall da Biblioteca Central Comunitária
Quem? Artista Cláudia Regina Telles
Apoio - Setor Arte e UNIVALI/Itajaí e Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
Apoio cultural - VIDEOTECA - vídeo locadora/Angeloní

Onde? Sala Multiuso da Biblioteca Central Comunitária
Espaço Cultural da UNIVALI (Rua Uruguai, 458 Itajaí)
Quando? dia 06 de abril de 2010 - às 18:30 horas
entrada gratuita



Sobre a artista

Cláudia Regina Telles, multiartista, natural de Luis Alves/SC, pesquisa diversas linguagem artísticas, graduada em LetraS pela UNIVALI, cursou Artes Cênicas na UDESC. Depois de andanças na busca de conhecimento, reside em Itajaí há 4 anos, onde atua como arte educadora, educadora popular, contadora de histórias, performer, artista visual.


SERVIÇO
O que? Exposição Escritas femininas: dos bordados às agendas
Quem? Artista Cláudia Regina Telles e Setor Arte e UNIVALI/Itajaí
Onde? Hall da Biblioteca Central Comunitária
Espaço Cultural da UNIVALI (Rua Uruguai, 458 Itajaí)
Quando? disponível à visitação 06 a 29 de abril de 2010 – das 08:00 às 22:00 horas



Confira outros trabalhos da artista através do Orkut Ateliê Clara Lua Cheia
e/ou no blog - www.cláudiareginatelles.blospot.com



Cláudia Regina Telles/Ateliê Clara Lua Cheia
(47) 91594220/claraluacheia@yahoo.com.br
Blog http://www.escritasfemininas.blogspot.com/

domingo, 11 de abril de 2010

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CINE CLUBE CINE ARTE POESIA NO OLHAR PROGRAMAÇÃO ABRIL 2010




CINE CLUBE CINE ARTE POESIA NO OLHAR REALIZA EXIBIÇÕES EM NOVO ESPAÇO

O CINE CLUBE realizou desde fevereiro, sempre as sextas-feiras às 20:30 horas, sessões de cinema nas instalações do Triambakam, no Edíficio Redondo, na Rua Pedro Ferreira. O grupo de participantes cresceu e necessitamos de um espaço mais amplo e estrutura para realizar as exibições. Surgiu a oportunidade da parceria com a Sala Verde da UNIVALI e portanto a partir de abril a programação semanal do CINE CLUBE acontecerá na Sala Multiuso da Biblioteca Central Comunitária da UNIVALI/campus Itajaí. As sessões continuam a acontecer nas sextas-feiras, agora às 19:00 horas, gratuitamente e em abril oferecemos a seguinte programação:

LA BELLE VERTE (Turista Espacial)
Sexta-feira 09/04 às 19hs na Sala Multiuso da Biblioteca/UNIVALI



Ficha Técnica
Direção: Coline Serreau
Ano: 1995
País: França
Gênero: Ficção, Comédia
Duração: 99 min./ cor
Título Original: La Belle Verte
Elenco: Coline Serreau , Vincent Lindon
Acesse o blog do Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
e confira mais detalhes sobre o filme
http://cineclubeitajai.blogspot.com/

THE FOUNTAIN
Sexta-feira 16/04 às 19hs na Sala Multiuso da Biblioteca/UNIVALI
Entrada Gratuita


título original:The Fountain
gênero:Ficção Científica
duração:01 hs 36 min
ano de lançamento:2006
estúdio:Warner Bros. Pictures / Protozoa Pictures / New Regency Pictures / Epsilon Motion Pictures
distribuidora:Warner Bros. / Fox Film do Brasil
direção: Darren Aronofsky
roteiro:Darren Aronofsky, baseado em estória de Darren Aronofsky e Ari Handel
produção:Arnon Milchan, Iain Smith e Eric Watson
música:Clint Mansell
fotografia:Matthew Libatique
direção de arte:Isabelle Guay, Michele Laliberte, Nicolas Lepage e Jean-Pierre Paquet
figurino:Renée April
edição:Jay Rabinowitz
efeitos especiais:Camera e-Motion / Giant Killer Robots / LOOK! Effects Inc. / Mokko Studio / Proof / Intelligent Creatures Inc.

Acesse o blog do Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
e confira mais detalhes sobre o filme
http://cineclubeitajai.blogspot.com/

O ÓLEO DE LORENZO

Sexta-feira 23/04 às 19hs na Sala Multiuso da Biblioteca/UNIVALI
Entrada Gratuita


título original:Lorenzo's Oil
gênero:Drama
duração:02 hs 15 min
ano de lançamento:1992
estúdio:Universal Pictures
distribuidora:Universal Pictures / UIP
direção: George Miller
roteiro:George Miller e Nick Enright
produção:George Miller e Doug Mitchell
fotografia:John Seale
direção de arte:Dennis Bradford e Jamie Leonard
figurino:Colleen Atwood
edição:Marcus D'Arcy e Richard Francis-Bruce

Acesse o blog do Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
e confira mais detalhes sobre o filme
http://cineclubeitajai.blogspot.com/

WALL.E

Sexta-feira 30/04 às 19hs na Sala Multiuso da Biblioteca/UNIVALI
Entrada Gratuita



título original:Wall-E
gênero:Animação
duração:01 hs 37 min
ano de lançamento:2008
site oficial:http://www.disney.com.br/cinema/walle/
estúdio:Walt Disney Pictures / Pixar Animation Studios
distribuidora:Walt Disney Studios Motion Pictures
direção: Andrew Stanton
roteiro:Andrew Stanton
produção:Jim Morris
música:Thomas Newman
edição:Stephen Schaffer


Acesse o blog do Cine Clube Cine Arte Poesia no Olhar
e confira mais detalhes da programação
http://cineclubeitajai.blogspot.com/


CINE CLUBE ITAJAÍ
CINE ARTE POESIA NO OLHAR
é um pequeno grupo de pessoas que amam o cinema e a quem o cinema já ofereceu muito.
Como amantes da Sétima Arte, nós nos reunimos um vez por semana para apreciar bons filmes e trocar de impressões estéticas, informações sobre o humano e a arte por traz da tela.
Durante este ano vamos realizar sessões e mostras temáticas, além das regulares que acontecem às sextas-feiras, desde fevereiro de 2010.
Não dispomos de recursos de projetos ou patrocínio, custeamos nossas ações e atividades. Os filmes exibidos nas sessões pertencem à acervos dos integrantes.
Somos mais uma célula do Movimento Cineclubista que se fortalece cada mais em Santa Catarina, no Brasil e no Mundo... e nós fazemos parte deste movimento de resistência e estamos construindo novos caminhos...
Desde o ano de 2009, realizamos Cine Informes regulares via internet.
Mantemos blog e Orkut, através destas mídias socializamos informações sobre cineclubismo, programações de cinema e audiovisual, editais, prêmios, festivais, mostras, artigos, ensaios, críticas, políticas públicas para audiovisual e a programação do Cine Clube CINE ARTE POESIA NO OLHOR, as sinopses de filmes.

INTEGRAM O CINE CLUBE CINE ARTE POESIA NO OLHAR:
Ateliê Clara Lua Cheia /Cláudia Regina Telles
Instituto O q Somos/ Alexandre Gustavo
Simone Castro (jornalista e produtora)
Triambakam terapias e Artes /Janine Schmitz e Jomar Milioli Goudinho

APOIO
Sala Verde/UNIVALI

CINE CLUBE ITAJAÍ
CINE ARTE POESIA NO OLHAR
E_MAIL - cineclubeitajai@gmail.com
ORKUT - cineclubeitajai@gmail.com
BLOG - http://cineclubeitajai.blogspot.com/

CINE MAIS CULTURA

CINE MACIÇO Florianópolis



08 de Abril – FALA TU
abril 7, 2010
Nesta quinta-feira, dia 08 de Abril.
Na sede da Embaixada Copa Lord, na Rua General Vieira da Rosa, 141, Monte Serrat, Centro.
A partir das 18h30min.

Sinopse:
Macarrão, 33 anos, apontador do jogo do bicho, duas filhas, morador do morro do Zinco e torcedor do Fluminense. Toghum, 32 anos, vendedor de produtos esotéricos, budista e morador de Cavalcante. Combatente, 21 anos, moradora de Vigário Geral, frequentadora da Igreja do Santo Daime e operadora de telemarketing. Durante 9 meses, entre 2002 e 2003, uma equipe filmou o dia-a-dia destes três cariocas da Zona Norte, que batalham e sonham em fazer da sua música, o rap, o seu ganha-pão. O resultado é uma crônica composta pelo cotidiano, letras e dramas deste três personagens.
Ficha Técnica:
Título original: Fala Tu
Gênero: Documentário
Duração: 74 min.
Lançamento (Brasil): 2004
Distribuição: Riofilme
Direção: Guilherme Coelho
Roteiro: Nathaniel Leclery
Produção: Mauricio Andrade Ramos, Mano Tales, Nathaniel Leclery e Guilherme Coelho
Co-produção: Matizar e VideoFilmes
Fotografia: Alberto Bellezia
Som: Leandro Lima
Montagem: Márcia Watzl



CINE MACIÇO

O cinema hoje é um entretenimento caro. As salas de cinema se concentram nos shoppings e a locação de filmes é impensável para quem vive na periferia. Pensando na democratização do acesso ao audiovisual, a ampliação do circuito não-comercial de exibição e o fomento ao pensamento crítico, o Ministério da Cultura inaugura nesta quinta-feira, dia 25, o Cine Maciço, em Florianópolis.
Uma iniciativa da Cinemateca Catarinense em parceria com o Funcine – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis e a Fundação Franklin Cascaes e a CUFA – Central Única das Favelas, o Cine Maciço é composto por exibições semanais no entorno do Maciço do Morro da Cruz.
Em Florianópolis o Centro Cultural Escrava Anastácia, no Monte Serrat, será o responsável pela organização das exibições semanais, que pretendem até o fim de 2011 alcançar um público estimado em 20 mil espectadores, entre jovens, crianças e adultos.
“Levaremos filmes da Programadora Brasil, um catálogo com mais de 400 filmes nacionais de todas as épocas, além de elaborar com a própria comunidade uma lista de obras que eles mesmos gostariam de assistir”, explica Lina Lavoratti, produtora do cineclube.
Para o lançamento foi escolhido simbolicamente o documentário “Maciço”, do cineasta catarinense Pedro MC, longa metragem contemplado no Edital Catarinense de Cinema, que trata justamente do tema da moradia e da cultura no mais denso enclave urbano da ilha.
“Será a primeira exibição, depois de um ano em cartaz no circuito não-comercial, numa das próprias comunidades em que o documentário foi filmado”, diz o diretor, que espera em torno de 400 espectadores na sessão gratuita seguida de debate com convidados.
Jovens músicos da comunidade irão se apresentar depois da exibição, que será realizada na sede da escola de samba Embaixada Copa Lord, na Rua General Vieira da Rosa, 141, no Monte Serrat, a partir das 18h30.

Serviço
O QUE: Cine Maciço
QUANDO: Quinta-feira, 25 de Março, a partir das 18h30
ONDE: Embaixada Copa Lord, Rua General Vieira da Rosa, 141, Centro
CONTATOS: Website: www.cinemocoto.wordpress.com
Lina Lavoratti / 9639.4505 / linalavoratti@yahoo.com.br
Pedro MC / 9905.0747 / pedromc77@gmail.com
Fábia Hafermann / 8405.4997 / fahafermann@yahoo.com.br
Cinemateca Catarinense / 3234.7239
Centro Cultural Escrava Anastácia / 3224.1151
“Com a concentração de salas comerciais de cinema em apenas 8% do território nacional e a quantidade muito reduzida de obras audiovisuais brasileiras na TV, a maioria dos filmes produzidos no país permanecem inéditos para grande parte de sua população.
Norteado por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil, o Ministério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura, promove a ação Cine Mais Cultura. Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.
Os editais têm como foco pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades tais como bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, associações de moradores ou até mesmo escolas e universidades da rede pública bem como prefeituras, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual de seu país.
Além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.”

Trecho retirado do site: www.cinemaiscultura.org

quarta-feira, 7 de abril de 2010

MOSTRA DE CINEMA – LUCIA MURAT

PROGRAMAÇÃO DE EXIBIÇÃO DOS FILMES:

13 de abril: MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR, 105 minutos, 2007.



14 de abril: DOCES PODERES, 94 minutos, 1997.



15 de abril: BRAVA GENTE BRASILEIRA, 103 minutos, 2000.



16 de abril: QUASE DOIS IRMÃOS, 102 minutos, 2004.





Local: SESC-Itajaí (Av. Marcos Konder, 888)
Horário: 20h


Mais informações:
Marcelo Morais
Setor de Cultura
SESC-Itajaí-SC
Fone: (47)3349-4096 / 9946-3388
http://twitter.com/marceloproducao

Cinema, história e mitologia são temas de livro da Editora da UFSC



Publicação será lançada na quarta-feira (7) na Fundação Cultural Badesc

A Editora da UFSC lança no dia 7, quarta-feira, às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc, o livro Cinema: lanterna mágica da história e da mitologia com artigos sobre teoria de cinema, análise de filmes e estudos comparativos escritos por especialistas em diferentes áreas como história, filosofia e literatura.
A publicação é dividida em duas partes. Na primeira, os textos são agrupados por apresentarem uma interface entre o cinema, a história, e a filosofia, e no outro conjunto, por suas interrelações entre cinema, mitologia e literatura.
Na primeira parte, Jorge Vasconcelos analisa o cinema moderno sob a perspectiva de Deleuze, articulando filosofia e arte. A visada filosófica de Sartre é o referencial para o artigo de Fátima Lisboa e Daniela Schneider sobre o cinema francês dos anos 50.
Celia Cavalheiro e Norma Côrtes são mais pontuais ao fazerem análise fílmica de Cronaca Familiare, de Valério Zurlini, e de Memento, de Christopher Nolan, respectivamente, enquanto Sylvia Nemer e Anelise Corseuil tratam de temas mais amplos – a primeira sobre a relação entre história do Brasil e o cinema e a segunda sobre as relações de poder entre a América Latina e os EUA no documentário contemporâneo.
A segunda parte do livro é aberta com o artigo de Mariarosaria Fabris sobre três adaptações de tragédias gregas feitas por Pasolini. Em seguida, Maria Cecília Coelho compara três filmes de Angelopoulos, mostrando a interação entre história e mito na narrativa do diretor grego, e Maria Socorro Carvalho analisa O desprezo, de Godard, obra que discute a adaptação da Odisséia de Homero.
Em textos que tratam de dois mitos do cinema nacional, Ana Carolina Maciel investiga a trajetória de Eliane Lage, numa época em que o Brasil tentava o cinema industrial através da Cia Vera Cruz nos anos 1950, e Luiz Soares escreve a respeito de Carmen Miranda, centrando sua análise no filme Uma noite no Rio, de Irving Cummings, realizado sob a política da boa vizinhança com os norte-americanos, em um contexto de guerra.
Em um movimento que parte do cinema mundial, passando pelo nacional, chegamos ao regional no artigo de Henrique Pereira Oliveira, que aborda o cinema experimental em Florianópolis, examinando três curtas realizados entre 1968 e 1976.
Escrita por 13 pesquisadores doutores de várias universidades brasileiras, a obra tem apresentação de Eduardo Morettin, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. “Dentro do caráter panorâmico que caracteriza esta publicação, várias são as cinematografias abordadas, momentos históricos referidos, filmes analisados, sinais de seu interesse e riqueza”, escreve Morettin.
Já a capa da publicação foi realizada a partir de um fotograma da vídeo instalação Memory Suspect, que manipula imagens de filmes clássicos da história do cinema. Encomendada por uma galeria de arte inglesa em 1999, a obra é das artistas plásticas Henna Asikainen e Silvana Macedo e pode ser acessada em www.silvanamacedo.com, clicando em asikainem&macedo (Memory Suspect).
O livro está disponível nas livrarias da EdUFSC, localizadas no prédio do Centro de Comunicação e Expressão, Biblioteca Universitária e Centro de Convivência, todas no Campus da UFSC. Também pode ser adquirido na livraria virtual da editora no link livraria do site www.editora.ufsc.br.

O QUÊ: Lançamento do livro "Cinema: lanterna mágica da história e da mitologia", vários autores. QUANDO: Quarta-feira (7), às 19 horas. ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, fone (48) 3224-8846. QUANTO: Entrada franca.

"Cinema: lanterna mágica da história e da mitologia", organizado por Anelise Reich Corseuil, Fátima Sebastiana Gomes Lisboa, Henrique Luiz Pereira Oliveira e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, Editora da UFSC, 276 páginas, R$ 36,00.


CONTATOS

Maria Cecília de Miranda Coelho
(48) 9640-7179, (31) 9822-9433

Henrique Pereira Oliveira
(48) 9983-3477, 3234-0519

Anelise Reich Corseuil
(48) 9960-1883, 3879-1217

EdUFSC
(48) 3721-9686

Assessoria de Imprensa
Fifo Lima
(48) 4141-2116, 9146-0251

FILME O PROCESSO Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles

Cinema Falado

8 de abril de 2010, às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Processo é o filme programado para a próxima quinta-feira, dia 8 de abril, dentro do Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles. Dirigido por Orson Welles, esta produção de 1962 tem no elenco Anthony Perkins, Jeanne Moreau e Romy Schneider. Apesar de a crítica indicar o filme Cidadão Kane como sua obra-prima, Orson Welles não teve dúvidas em apontar “O Processo” como seu filme predileto, em entrevistas que deu à época do lançamento.
A mediação da noite estará a cargo de Victor da Rosa, ensaísta, mestrando em Literatura pela UFSC/ CNPq e pesquisador em artes visuais e literatura.



A mediação da noite estará a cargo de Victor da Rosa, ensaísta, mestrando em Literatura pela UFSC/ CNPq e pesquisador em artes visuais e literatura.
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Franz Kafka, escritor apontado com um dos melhores autores do século XX e O Processo é um clássico da literatura, considerado um dos melhores livros de todos os tempos.
A versão filmada procurou ser fiel a Kafka. O argumento é, sem dúvida nenhuma, kafkiano e a atualidade do tema impressiona. Para contar a história de Joseph K., Welles escalou Anthony Perkins, com sua cara de bom moço perturbado. O impacto das primeiras cenas é indescritível e segue na fotografia em preto e branco, que abusa de sombras e tons de cinza, conferindo ao filme a obscuridade típica dos romances kafkianos. Os cenários e locações são claustrofóbicos, grandiosos e imponentes, como todo sistema beligerante que ostenta a sua força. A trilha sonora, por sua vez, mistura jazz com sons pontuais de efeitos graves, denotando paranóia. É tudo perfeito.
O Processo, contudo, é um pesadelo. Um homem, Joseph K. (Anthony Perkins), acorda em plena manhã e encontra a polícia em seu quarto. É informado de que será preso. Não lhe apresentam os motivos. O processo corre em segredo. A partir daí K. enfrenta caótica peregrinação. Apontam-lhe pessoas que poderiam influenciar e manipular o julgamento e garantir a absolvição, inclusive um advogado antigo (Orson Welles), muito versado nos assuntos do tribunal. Ao procurar entender os mecanismos que movem seu processo, K. se torna paranóico e passa a acreditar numa enorme conspiração.
A sessão de O Processo começa às 18h30min na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.

-----------------------------------------------------------

Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
O Processo - 1962 – 118min
Direção de Orson Welles
Mediação: Victor da Rosa
Dia 08/04/2010 às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48 3222-0692

Caso não queira receber mais o informativo do museu, favor responder com assunto REMOVER.

Mais informações: Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis (48) 3222 0692
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br

FILME O PROCESSO Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles

Cinema Falado

8 de abril de 2010, às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Processo é o filme programado para a próxima quinta-feira, dia 8 de abril, dentro do Projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles. Dirigido por Orson Welles, esta produção de 1962 tem no elenco Anthony Perkins, Jeanne Moreau e Romy Schneider. Apesar de a crítica indicar o filme Cidadão Kane como sua obra-prima, Orson Welles não teve dúvidas em apontar “O Processo” como seu filme predileto, em entrevistas que deu à época do lançamento.
A mediação da noite estará a cargo de Victor da Rosa, ensaísta, mestrando em Literatura pela UFSC/ CNPq e pesquisador em artes visuais e literatura.



A mediação da noite estará a cargo de Victor da Rosa, ensaísta, mestrando em Literatura pela UFSC/ CNPq e pesquisador em artes visuais e literatura.
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Franz Kafka, escritor apontado com um dos melhores autores do século XX e O Processo é um clássico da literatura, considerado um dos melhores livros de todos os tempos.
A versão filmada procurou ser fiel a Kafka. O argumento é, sem dúvida nenhuma, kafkiano e a atualidade do tema impressiona. Para contar a história de Joseph K., Welles escalou Anthony Perkins, com sua cara de bom moço perturbado. O impacto das primeiras cenas é indescritível e segue na fotografia em preto e branco, que abusa de sombras e tons de cinza, conferindo ao filme a obscuridade típica dos romances kafkianos. Os cenários e locações são claustrofóbicos, grandiosos e imponentes, como todo sistema beligerante que ostenta a sua força. A trilha sonora, por sua vez, mistura jazz com sons pontuais de efeitos graves, denotando paranóia. É tudo perfeito.
O Processo, contudo, é um pesadelo. Um homem, Joseph K. (Anthony Perkins), acorda em plena manhã e encontra a polícia em seu quarto. É informado de que será preso. Não lhe apresentam os motivos. O processo corre em segredo. A partir daí K. enfrenta caótica peregrinação. Apontam-lhe pessoas que poderiam influenciar e manipular o julgamento e garantir a absolvição, inclusive um advogado antigo (Orson Welles), muito versado nos assuntos do tribunal. Ao procurar entender os mecanismos que movem seu processo, K. se torna paranóico e passa a acreditar numa enorme conspiração.
A sessão de O Processo começa às 18h30min na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.

-----------------------------------------------------------

Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
O Processo - 1962 – 118min
Direção de Orson Welles
Mediação: Victor da Rosa
Dia 08/04/2010 às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48 3222-0692

Caso não queira receber mais o informativo do museu, favor responder com assunto REMOVER.

Mais informações: Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis (48) 3222 0692
museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br

CINEASTAS INDÍGENAS

Programação Cineclube Ieda Beck – Abril 2010

Em seu segundo ano, o Cineclube Ieda Beck apresenta:

Programação Cineclube Ieda Beck – Abril 2010

Em seu segundo ano, o Cineclube Ieda Beck apresenta:

Programação Cineclube Ieda Beck – Abril 2010

Em seu segundo ano, o Cineclube Ieda Beck apresenta:

OFICINAS DE ROTEIRO E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

INSCRIÇÕES ATÉ DIA 10 DE ABRIL. GRÁTIS.

OFICINA DE INICIAÇÃO À LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EXPRESSÃO POR MEIO DO AUDIOVISUAL
Com Roney Freitas* e Thais Fujinaga**. Para interessados entre 11 e 16 anos.
Apresentação e discussão de conceitos ligados à linguagem audiovisual. Para colocar os conceitos em prática, serão feitos roteiros, improvisação de cenas e gravações. Ao final, os curtas realizados serão exibidos na Sala Roberto Santos. O programa é composto por 12 aulas de três horas cada. 25 vagas.
Início dia 13/04. Sempre as terças, das 14h às 17h.

Como Participar: A avaliação será baseada no preenchimento de ficha de inscrição, com descrição de hábitos culturais e carta de intenções. O objetivo da ficha é compor turmas homogêneas entre as faixas etárias dos alunos, para uma melhor integração entre os adolescentes. Inscrições na biblioteca, pessoalmente, do dia 1º ao dia 10 de abril, de segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h.

OFICINA DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO
A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea e proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e roteiros para obras narrativas de ficção em cinema.
Para interessados maiores de 18 anos. Serão duas turmas: terças (em 16 aulas de 3h) e sábados (em 12 aulas de 4h).

Cada candidato pode se inscrever em apenas uma turma. 20 vagas por turma.

Turma 1: A partir de 13/04, terças, das 18h30 às 21h30, com Thaís Fujinaga.
Turma 2: A partir de 17/04, sábados, das 10h30 às 14h30, com Roney Freitas.

Como participar:
A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição, descrição de hábitos culturais e carta de intenções. Não será requisitada experiência anterior.
Inscrições na biblioteca, pessoalmente, do dia 1º ao dia 10 de abril, de segunda a sexta das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h.

*Roney Freitas é formado em Audiovisual pela ECA-USP. Trabalha no mercado profissional audiovisual desde 2003, atuando como diretor e roteirista. É coautor do roteiro do longa-metragem “Paulicéia”, entre outros. Dirigiu o curta-metragem “Laurita”, contemplado no Programa Petrobras Cultural e desenvolve novo projeto de curta-metragem com roteiro premiado no programa de Fomento da Prefeitura de São Paulo.

**Thais Fujinaga é formada em Audiovisual pela ECA-USP. Seus roteiros foram contemplados no concurso de curta-metragem da Prefeitura de São Paulo em suas duas últimas edições. Dirigiu dois curtas em 35mm: “Hoje é o seu dia” (2008) e “A visita” (2009) e acaba de iniciar os preparativos de seu terceiro filme.

SERVIÇO:
Biblioteca Pública Roberto Santos. 101 lugares. Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul. Tel. 2273-2390. Veja como chegar.

Obs.:
.A biblioteca Roberto Santos possui acervo de DVDs que podem ser assistidos em terminais instalados no local.

Toda a programação é gratuita. Visite nosso site: www.bibliotecas. sp.gov.br

CurtaDoc faz incursão pelo teatro



Um paiol de pólvora transformado em teatro, atores com formação acadêmica no picadeiro de um circo e uma peça ambientada na ditadura militar resumem as sinopses dos três documentários realizados em 2008 e selecionados para o próximo episódio do CurtaDoc. Com o título Teatro, o programa vai ao ar para todo o Brasil na terça-feira 30, às 21 horas, no SESCTV, e com reapresentações até domingo.
“O cinema desde o seu início sempre esteve relacionado com o teatro. Os primeiros críticos de cinema faziam questão de comparar o cinema com o teatro para diminuir a qualidade do cinema, para dizer que ele jamais atingiria o nível de arte do espetáculo teatral”, avalia o montador e professor de cinema Giba Assis Brasil, convidado especial para mediar o CurtaDoc da semana.
No século 20 houve uma tentativa de criar um cinema de arte na França e esta produção de filmes se baseava em peças teatrais. “Quase todos esses filmes acabaram sendo esquecidos”, diz Giba. Segundo o mediador, havia a ingenuidade diante de uma linguagem que estava em construção e se pensava que o caminho era apenas transportar o teatro para o suporte cinematográfico.
O filme programado para abrir o episódio Teatro do CurtaDoc é Paiol, realizado por João Marcelo Gomes. Inaugurado em 1971 em um antigo paiol de pólvora e em plena ditadura militar, o Teatro Paiol, de Curitiba, é uma referência nacional para músicos e atores brasileiros que passaram pelo seu palco. O filme é feito em tom de memória com depoimentos de algumas pessoas que têm alguma relação com o espaço, como o compositor João Bosco, o arquiteto Jaime Lerner e o historiador Maços Napolitano.
Já o curta Sobre atores e palhaços, com direção de Gláucia Grigolo e Renato Turnes, é um incursão pelo mundo do circo. Gláucia e Renato, atores de formação acadêmica, estabelecem uma relação de companheirismo profissional. Durante as filmagens, eles interpretam personagem da trupe do Circo-Teatro Biriba, que tem mais de quatro décadas de atuação em Santa Catarina.
O último filme do programa é 64/83 – Histórias de quem passou pela curva, de Rodrigo Duarte e Jaques Machado, que narra a trajetória da peça Bailei na Curva, um dos maiores sucessos do teatro gaúcho. Com mais de 40 montagens pelo Brasil, o texto teatral percorre o período de 1964, ano do golpe militar, a 1983, início das campanhas das eleições diretas para presidente.
Programado para ir ao ar com episódios inéditos até julho de 2010, o CurtaDoc está exibindo 125 filmes selecionados de um total de 520 inscritos. As inscrições continuam e podem ser feitas no site em www.curtadoc.tv, que será transformado em um banco de dados do documentário brasileiro em curta-metragem. No ar semanalmente, o CurtaDoc é realizado pelo SESCTV e com produção da Contraponto.


O QUÊ: Programa CurtaDoc
EPISÓDIO 23: Teatro
QUANDO: 30 de março, terça-feira, 21 horas.
REPRISES: quarta (31) à 1h e às 15h; quinta (1) às 9h; sábado (3) às 22h; e domingo (4) às 19h.
ONDE: SESCTV, canal 3 da Sky em todo o Brasil.
Outras operadoras, consulte: www.sesctv.org.br.

CONTATO:

Direção: Kátia Klock - (48) 3334 9805 / 9989 4202
Produção executiva: Mauricio Venturi - (48) 3334 9805 / 8411 6229
www.curtadoc.com.br
producao@contraponto.tv

Comunicação: Fifo Lima - (48) 4141 2116 / 9146 0251
fifolima@contraponto.tv