segunda-feira, 19 de julho de 2010
O Universo Visual de Greenaway no Cinema Faldo do MVM
Peter Greenaway é um dos cineastas mais aclamados do cinema atual . Suas produções são sempre muito esperadas e cada lançamento seu vem envolvido em expectativa e surpresa . E é justamente um de seus mais importantes trabalhos que o projeto Cinema Falado exibe nesta quinta-feira , dia 22 de julho . Trata-se de A Última Tempestade , de 1991, baseado no texto "A Tempestade" , de William Shakespeare, e que tem a marca do diretor do primeiro ao último minuto .
A mediadora convidada é Silvana Mariani, violonista formada pelo Conservatório de Música de Schaffhausen, na Suíça , com bacharelado e licenciatura em música . Silvana tem experiência na área de literatura e cinema e atualmente faz pós-graduação em cinema , com pesquisa na área de cinema e música .
A Última Tempestade conta a história da vingança de Prospero, vivido pelo ator shakespeariano John Gielgud, em uma de suas memoráveis interpretações . O Duque de Milão é exilado em uma ilha distante , com sua filha Miranda e seus livros , pelo próprio irmão , que lhe toma o ducado para aliar-se ao Reino de Nápoles. Prospero faz uso então de seus conhecimentos mágicos para provocar uma tempestade que levará o barco daqueles que o traíram a naufragar justamente perto da sua ilha , único ponto de refúgio para os sobreviventes.
Peter Greenaway mistura teatro , pintura e cinema para realizar uma obra instigante sobre traição . E é a própria mediadora Silvana Mariani que escreve: “ Além de cineasta , Greenaway é também autor e um reconhecido artista multimídia que busca inovar em todos os sentidos . No cinema , se nega a contar uma história de forma racional e linear , e concentra a atenção na beleza e na força das imagens . As cenas de seus filmes são plenas de atores e de decorações, e exigem grande concentração por parte dos espectadores . É como se cada frame fosse uma pintura repleta de elementos plásticos para serem decifrados em suas particularidades . Em A Última Tempestade , bailarinos de dança contemporânea participam das cenas realizando gestos repetitivos . A presença de uma cantora lírica e de Ariel, um dos personagens principais do filme , o anjo que canta com voz de contratenor, lembrando os castratis, faz apologia à ópera barroca .
"As cenas se sucedem em sequências com constantes mudanças de cenários , como se estivéssemos assistindo aos diferentes atos de uma peça . Os atores se comportam como no teatro , com dramatização das falas e grande expressividade gestual.” Com isso , o convite é de que a platéia possa fazer uma boa visita ao universo das imagens e dos efeitos visuais com que Greenaway nos magnetiza, a partir de uma obra feita especialmente para os olhos .
A sessão de A Última Tempestade começa às 18h30min, na Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita .
---------------------------------------------------------------
Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
A Última Tempestade
Direção de Peter Greenaway
Mediação: Silvana Mariani
Dia 22/07/2010, quinta-feira , às 18h30min
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59 – Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48 3222-0692
Caso não queira receber mais o informativo do museu, favor responder com assunto REMOVER.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário