terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cineclubismo

Evento com apoio da FCC discute editais, direitos autorais e articulação em rede

20/11/2009 - Com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a Diretoria de Direitos Intelectuais da Secretaria de Políticas Culturais e a ação Cine Mais Cultura do Programa Mais Cultura, ambas do Ministério da Cultura, promoverão na quinta-feira (26) um encontro para debater a articulação de uma rede de exibições audiovisuais em Santa Catarina, a partir dos cines, cineclubes, pontos de cultura, etc. Na ocasião serão esclarecidos pontos do edital Cine Mais Cultura, lançado na véspera, durante a II Conferência Estadual de Cultura, assim como será discutida a questão dos direitos autorais em consonância com o cineclubismo. O encontro acontecerá na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis (Av. Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 - Agronômica). www.fcc.sc.gov.br

Programação:
9h-10h - A Articulação em Rede das Exibições Audiovisuais

Palestra com debate - Rodrigo Bouillet - Coordenador de Rede da ação Cine Mais Cultura / Programa Mais Cultura / Ministério da Cultura.

A proposta do encontro é discutir o trabalho em rede que pode ser construído integrando as diversas iniciativas que trabalham ou desejam trabalhar com a exibição audiovisual, ou seja, a promoção da articulação entre as diversas iniciativas no país: Cines, cineclubes, pontos de cultura, dentre outros. A ocasião pretende promover a troca de informações e soluções criativas para melhores exibições e relacionamento com o público; estimular o surgimento de parcerias; e incentivar a formação de redes estaduais de intercâmbio e organização.

10h-11h - Direitos Autorais e Cineclubismo

Palestra com debate - Rafael Pereira Oliveira - Coordenador-Geral de Difusão de Direitos Autorais e de Acesso à Cultura da Diretoria de Direitos Intelectuais / Secretaria de Políticas Culturais / Ministério da Cultura.

Desde 2007 o Ministério da Cultura vem promovendo o Fórum Nacional de Direito Autoral, que consiste numa série de debates e reuniões setoriais com o objetivo de discutir os sistemas legal e institucional do direito autoral no Brasil. Entre os focos desta discussão está a busca de equilíbrio entre os direitos dos autores de terem suas obras protegidas e os direitos dos membros da sociedade de terem acesso ao conhecimento e à cultura. Neste debate insere-se a questão dos cineclubes, espaços de exibição audiovisual sem finalidade comercial que têm como objetivos a formação de público e o fomento ao debate cultural.

11h-12h - Edital Cine Mais Cultura

Palestra - Frederico Cardoso - Coordenador Executivo da ação Cine Mais Cultura / Programa Mais Cultura / Ministério da Cultura.
O objetivo é esclarecer as dúvidas sobre o edital e oferecer orientações para todos os interessados na atividade de difusão de audiovisual, entre eles Pontos de Cultura, representantes de escolas municipais, estaduais, gestores e produtores culturais, além de realizadores e cineclubistas. Estão abertos o Edital Nacional Cine Mais Cultura para Municípios com até 20 mil habitantes (150 propostas) e o Edital Cine Mais Cultura para Entidades Sem Fins Lucrativos de Santa Catarina (55 propostas). Para conhecer os editais em aberto e os períodos para inscrição veja http://www.cinemaiscultura.org.br/inscricoes_abertas.html/

Fonte:
Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
Fone: (48) 3953-2383 / 8843-8378
Email: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br Twitter: http://twitter.com/CulturaSC


Atenciosamente,

Rozane Maria Dalsasso

Chefe da Representação Regional Sul do MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário