terça-feira, 8 de novembro de 2011

Documentário: É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba

O documentário É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba conta a história de uma das mais tradicionais companhias de circo-teatro do Brasil, narrada por seus protagonistas. Fundada em 1970 por Geraldo Passos, o palhaço Biriba, o Teatro Biriba mantém viva a tradição do circo-teatro brasileiro, levando dramas, comédias e shows para as pequenas cidades do sul do país. Através de depoimentos, raras imagens de arquivo, espetáculos, descobertas no rico baú que guarda todos os textos teatrais da companhia, e recriações de antigas encenações do repertório o documentário revela a história da companhia, o dia-a-dia do trabalho coletivo, o aprendizado artístico e a herança da tradição, a nobreza dos palhaços, a vida nômade, a dramaturgia e a estética da arte do teatro popular. Numa emocionante celebração, presenciamos o encontro de três gerações de palhaços herdeiros de Geraldo Passos com o seu público, festejando a memória e o futuro da família de artistas.

O documentário

O Teatro Biriba surgiu na cidade de Tangará - SC em 1970, fundado por Geraldo Passos, o Biriba. Com a esposa Suzi, os filhos Geraldo Júnior e Cidinha, a companhia iniciou suas atividades e cumpriu temporadas de espetáculos nas cidades da região oeste de Santa Catarina. Com o passar dos anos a figura do palhaço Biriba se tornou conhecida em várias praças e o grupo explorou novos espaços, expandindo as temporadas para outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Com a morte de Geraldo Passos em 1991, a companhia dividiu-se em duas, cada qual comandada por um de seus filhos. Geraldo Júnior é o palhaço Biriba, em sua unidade e Cidinha Passos na outra unidade traz seu filho Franco Adriano na pele do palhaço Biribinha. Ambos os palhaços herdaram da tradição familiar o desafio de perpetuar o personagem criado pelo avô.

Atualmente as duas companhias contam com aproximadamente 30 pessoas cada, que vivem diretamente envolvidas no dia-a-dia dos grupos. Divididas entre as funções administrativas e/ou artísticas, estas pessoas constituem famílias, criam seus filhos, vivem e trabalham no espaço criado para receber um público cada vez mais numeroso e atento ao repertório de mais de 70 peças, encenadas por estas companhias itinerantes, diariamente, há 40 anos.

Em sua longa história, o Teatro Biriba atuou em cidades e regiões do Estado que não têm outra oportunidade de contato com manifestações culturais, que não as de caráter folclórico. Em muitas cidades, os artistas do Circo-Teatro Biriba ensinam o público a aplaudir, a ver teatro, a conviver com artistas, exercendo enorme influência na formação de platéias e no cotidiano das cidades do interior catarinense, transformadas com a chegada do grupo.

Fonte site : www.ricatarina.com.br

o lançamento aconteceu dia 07 de novembro no primeiro dia do 1º Festival Internacional de Palhaços “Ri Catarina” que segue até o dia 13 de novembro de 2011

Na Capital: no Teatro Álvaro de Carvalho, Sesc Prainha , Teatro da Igrejinha-UFSC e Centro Comunitário Morro das Pedras

No interior: Unidades do Sesc Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Criciúma, Tubarão, Laguna, Lages, Chapecó e Joaçaba.

acesse a programação www.ricatarina.com.br

2 comentários:

  1. Tive o Prazer de contracenar com Biriba e sua esposa Leila.... foi inesquecível, o talento de geraldo passos ( Biriba) é indiscutível....jamais esquecerei...

    ResponderExcluir
  2. ola meu pai trabalhou ai neste teatro nos anos 70 não sei o ano certo mas queria muito conhecer ele nunca o vi minha mãe que me falou o nome dele se chama persival mendes tem uma irmã chamada neri mendes ou mare mendes um deses nomes é o nome da irmã dele se alquem conhece ele ou sabe do paradeiro dele e quiser me informa meu email é ferreiradossantos.luciano@yahoo.com.br sempre qui conhecer ele mas nunca soube o paradeiro dele sei que ele morava em riozinho samta catarina ...des de ja agradeço

    ResponderExcluir