quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nova diretoria assume a Cinemateca Catarinense

A diretoria da Associação Cultural Cinemateca Catarinense, gestão 2011/12, toma posse na sexta-feira, dia 28 de janeiro, às 20h, no Instituto Arco-Íris (Travessa Raticlif, Centro, Florianópolis). Eleita em 13 de dezembro por uma assembléia de associados para um mandato de dois anos, a nova direção é formada por Iur Gomez na presidência, Natália Poli, diretora financeira, Reno Caramori, diretor de comunicação e Leandro Elser, diretor administrativo.

A proposta da gestão é fundamentada em três pontos principais: O primeiro deles é a elaboração do novo texto do Edital Catarinense de Cinema do governo do Estado, com “uma discussão do formato e proposição de aumento no valor do prêmio, para um atendimento adequado de um perspectiva de profissionalização e de desenvolvimento estético”, diz Iur.

O segundo ponto é investir na ampliação da representatividade da Cinemateca para outras cidades de Santa Catarina, formando associação com entidades dos principais pólos regionais. Por último, a proposta da nova diretoria é transformar a Cinemateca numa Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) cuja finalidade é facilitar a realização de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos e permitir que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda.

A nova diretoria vai também dar continuidade às ações da gestão anterior e vai cuidar do programa de comemoração dos 25 anos da entidade, que ocorre em maio. Sofia Mafalda, presidente da atual diretoria, entrega o cargo e destaca as principais realizações. Uma delas foi o projeto Cinemateca Cultural Itinerante, realizado com recursos do Funcultural, que promoveu oficinas e debates nas cidades de Joinville, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Laguna, e o 1º Congresso Catarinense de Cinema, realizado em 2010, que emitiu a Carta de Florianópolis, com diretrizes para o setor.

Outra realização foi o Núcleo de Produção Digital do Programa Olhar Brasil, do governo federal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e o Fundo Municipal de Cinema (Funcine), quando foram promovidas 20 oficinas de formação profissional. Sofia destaca ainda a abertura de dois cineclubes, O Ieda Beck, com sessões no Instituto Arco-Íris, onde a Cinemateca vai funcionar a partir de fevereiro, e o Pitangueira, contemplado pelo Cine Mais Cultura, do MinC, e abrigado na Casa das Máquinas do Centro Cultural Bento Silvéiro, na Lagoa da Conceição. Os dois cineclubes são realizados em parceria com o Funcine.

Durante a atual gestão também foi realizado o Censo Audiovisual, com o levantamento do cinema produzido em Santa Catarina no período de 1900 a 2009. A entidade também apoiou a realização das mostras de Cinema Infantil, A Caverna, Semana de Cinema da UFSC, FAM e Festival do Júri Popular.



leandro elsner, reno caramori, natalia poli e iuz gomez
diretoria cinemateca 2010



CONTATO
Sofia Mafalda - Atual presidente - (48) 9125-5306
Iur Gomez - Presidente eleito - (48) 9953-9994
Fifo Lima - Assessoria de Imprensa - (48) 4141-2116 e 9146-0251

Nenhum comentário:

Postar um comentário