terça-feira, 2 de março de 2010

14º Festival Audiovisual Mercosul 2010


Estão abertas as inscrições até o dia 15 de abril para o FAM2010 - 14º
Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Para quem nunca ouviu falar do FAM, conto um cadinho da minha vivência do Festival.
De 1997 a 2004 enquanto fui moradora da Ilha de Nossa Senhora do Desterro, a bela Floripa, aguardava e resguardava o mês de junho/julho para poder me deliciar com a programação do FAM. Primeiro no CECONTUR e depois no CIC, eram noites de bons filmes e bo cinema, um passeio pela latino américa desconhecida nas suas cotidianidades e nas suas personas mais singulares, através do olhar dos cineastas encarnações de vida capturadas pela lente e oportunizadas a nós através da Arte do Cinema.
Além dos encontros, reencontros de pessoas para lá de interessantes, e muitas conversas e trocas entre uma sessão e outra.

Sobre o FAM

Era 1997 quando a Panvision deu vida ao FAM, hoje um dos mais importantes eventos audiovisuais da região sul. Em 10 anos a produtora conquistou o reconhecimento do público e da classe pelo trabalho de difusão cultural das diversas cinematografias do Brasil e do Mercosul. 842 títulos já participaram do FAM nos últimos dez anos, entre curtas e longas-metragens, vídeos e filmes 16mm e 35mm.
O Fórum Audiovisual Mercosul, o outro pilar do FAM, apresenta sempre o que há de mais atual nas discussões políticas do setor. Foi ele o embrião do evento que, associado às mostras de filmes, passou a chamar-se Florianópolis Audiovisual Mercosul.
A Mostra Itinerante percorre o interior do estado após o FAM e contempla um dos objetivos da Panvision: promover a descentralização e democratização da oferta de bens culturais à população.
A gratuidade de todas as sessões tem o objetivo de promover a formação de público e o aprimorar a cidadania cultural.

O Festival Audiovisual Mercosul já superou a marca de mil filmes exibidos, entre longas e curtas-metragens brasileiros e de diversos países.
Ao completar 14 anos em 2009, o FAM se expande, porém preserva suas características de exibir uma ampla diversidade de produções recentes, de diferentes regiões do Brasil e de países latinos e europeus, em sessões gratuitas, atualmente, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

A estrutura do festival é composta das mostras competitivas de Curtas-Metragens 35 mm, Infanto-Juvenil e Vídeos, e não-competitivas Longas do Mercosul, Extra-FAM e as mostras convidadas especiais, que este ano apresentam produções da França, Portugal, Peru e a mostra latina La Cinta Corta.

O FAM 2010 será de 11 a 18 de junho no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Informações www.audiovisualmerc osul.com. br

postagem Cláudia Regina Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário