quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dez Ilhas e Um Mundo...




Dez Ilhas e Um Mundo
Série de documentários aborda a colonização açoriana em SC
Release – 13/07/2009


A colonização açoriana em Santa Catarina é o foco principal da série de documentários “Dez ilhas e um mundo”, que vai ao ar a partir deste sábado, antes do Jornal do Almoço, no programa Santa Catarina em Cena, da RBS TV, para todo o Estado. A produção dos episódios é da Tac Produções, de Itajaí, que foi até os Açores resgatar as tradições e costumes deste povo.

Os açorianos aportaram no Estado a partir do ano de 1748, na ilha de Santa Catarina. Durante cerca de uma década, aproximadamente seis mil pessoas vindas dos Açores desembarcaram na Vila de Nossa Senhora do Desterro (atualmente Florianópolis), colonizando todo nosso litoral. Desta forma, deram uma nova cara para este pedacinho do Brasil.

Esta história da chegada dos açorianos é contada neste primeiro episódio (de um total de três), que mescla imagens dos Açores e de Santa Catarina com depoimentos de historiadores e animações, que dão o tom heróico desta história de mais de 260 anos. A produção foi toda gravada em Alta Definição (HD - High Definition).

O arquipélago dos Açores, formado por nove ilhas, fica em Portugal, no meio do Oceano Atlântico. O objetivo da série “Dez ilhas e um mundo” é desvendar estas ilhas, mostrando tradições e costumes e o reflexo desta cultura em seus descendentes em Santa Catarina.

Para isto, uma equipe da Tac Produções foi até os Açores, para ver de perto essa bagagem cultural trazida pelos povoadores destas terras no Sul do Brasil, numa verdadeira viagem às origens de Santa Catarina. O resultado foi uma seleção impressionante de imagens, depoimentos e histórias, que serão diluídas durante os três episódios.

“O objetivo é mostrar que, apesar da distância física e temporal, somos muito parecidos em diversos aspectos. Todos fazem parte de apenas um mundo, seja morando na Ilha de Santa Catarina, seja vivendo em alguma ilha do arquipélago dos Açores”, destaca Diego Lara, um dos diretores e roteiristas da série, ao lado de Flavio Roberto.

Os demais episódios vão ao ar nos próximos sábados, 25 de julho e 1º de agosto, na RBS TV, antes do Jornal do Almoço e na TVCOM, a partir das 13h45. Um teaser promocional da série está disponível no site: www.tac.art.br.

Anexo: Fotos dos Açores

Serviço
---------------

O Quê: Série “Dez ilhas e um mundo” – SC Em Cena
Quem: Tac Produções: www.tac.art.br – Direção: Diego Lara e Flavio Roberto
Quando: Sábado, 18 de julho, às 12h
Onde: RBSTV SC (Reprise às 13h45 na TVCOM)
Contatos: (47) 3249 0931 – 9958 2038 com Flavio Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário