quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Cine Mais Cultura

Cine Mais Cultura
Santa Catarina já possui cerca de 60 cineclubes

Nos últimos anos, no Brasil, o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cine Mais Cultura, promoveu uma imensa expansão dos chamados espaços alternativos de exibição em todo o país. Em Santa Catarina, por exemplo, há cerca de 60 cineclubes em todo o Estado. A maioria deles surgiu com o compromisso de projetar e debater filmes e, aos poucos, adquiriu equipamentos, espaços adequados, catálogos de filmes e, consequentemente, público.

De acordo com a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Santana, o fortalecimento do cineclubismo é uma das prioridades da secretaria. “Nós dispomos de um circuito de cineclubes que conta com 1500 espaços alternativos de exibição. Nossa meta é chegar aos 2500 lugares, mas com a qualidade devida e não só para fazer números”, explica.

O próximo passo será contabilizar o público nesses espaços alternativos. Hoje, os números de espectadores do cinema brasileiro não levam em conta informações dos cineclubes. O filme “Terra Deu Terra Come”, vencedor do festival de documentários “É Tudo Verdade” em 2010, somou 2.389 espectadores no circuito de exibição comercial. Quando contabilizado o número de espectadores apenas nos cineclubes que fazem o registro, o longa-metragem alcançou a marca de 14.116 pessoas.

“Há uma demanda por assistir e debater cinema que vai além das grandes salas, principalmente no que se refere à produção independente. Nesses casos, a janela disponível para passar esses filmes é o espaço dos cineclubes”, avalia Reno Caramori Filho, representante catarinense do Conselho Nacional dos Cineclubes.

Texto: Débora Palmeira, Ascom SAv/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário