sexta-feira, 16 de outubro de 2009

1 ano de Cinema, Chá e Cultura



40 anos deWoodstock - 30 anos do Filme Hair

1 ano de Cinema, Chá e Cultura


Em 1979, Milos Forman (diretor) e Michael Weller (roteirista) levaram ao cinema a peça Hair, cujo tema era a vida de um grupo de hippies no contexto da guerra do Vietnã. A peça havia estreado off-Broadway em 1967, com textos e canções escritas por James Rado e Gerome Ragni, e música de Galt MacDermott e ganhou o Grammy em 1969 por sua trilha sonora, tornando-se um dos ícones da contracultura e revolução sexual, tendo cerca de 1750 apresentações nos EUA e 1997 na Inglaterra em suas temporadas. Em 2005 a peça foi encenada em Londres no contexto da Guerra do Golfo, e 2009 foi levada à Broadway, recebendo o Tony Award e o Drama Desk Award. Independentemente das críticas favoráveis ao filme (indicações ao Globo de Ouro e Cesar e premiação no David de Donatello) e desfavoráveis (os autores da peça ainda esperam que ela seja levada para o cinema de maneira mais “fiel”), ele fez tanto sucesso (e sofreu tanta censura) quanto a peça e é obra importante que merece ser (re)vista.
Neste encontro especial de 16 de outubro, sexta-feira, às 18 horas, a convidada é Margarida Baird, atriz que atuou em várias produções brasileiras nos anos sessenta e setenta, fazendo parte da história da dramaturgia brasileira no Teatro Oficina, Teatro de Arena, Teatro Opinião e Ópera do Malandro, inclusive. Margarida lecionou na Universidade do Estado de Santa Catarina e também no SESI/SC e recebeu o prêmio de melhor atriz do 1o Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo. Em 1983, por sua atuação no Rio de Janeiro, foi indicada como melhor atriz ao Prêmio Mambembe. Dedicando-se hoje em Florianópolis, entre outras atividades ligadas às artes cênicas e plásticas, à narrativa de histórias, esta carioca “de gestos refinados e fala macia” foi fundadora do Teatro Sim.... Por que Não?!, companhia premiada e reconhecida nos âmbitos nacional e estadual.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura completa um ano. É um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (USP), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado, em formato DVD.

SERVIÇO
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 - Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário