Período: 03 – 10/11/2009
Local: NEFA – Núcleo Experimental de Formas Animadas
Horário: 20h
O cinema francês percorre o Brasil
Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, o SESC e a Embaixada francesa realizam, em parceria, a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo. Oito filmes franceses, produzidos entre 2000 e 2007. O objetivo da mostra é proporcionar o acesso a essas obras e o diálogo entre artistas, intelectuais e o público em geral.
PROGRAMAÇÃO:
3 de novembro (terça-feira):
20h – Povoado number one (Bled Number One, 2006), de Rabah Ameur Zaïmeche, drama, duração 100’.
4 de novembro (quarta-feira):
20h – O Último dos Loucos (Le dernier des fous, 2006), de Laurent Achard, drama, duração 96’.
5 de novembro (quinta-feira):
20h – A Esquiva (L'esquive, 2003), de Abdellatif Kechiche, comédia dramática, 117’.
6 de novembro (sexta-feira):
20h – Assassinas (Meurtrières, 2005), de Patrice Grandperret, drama, 97’.
7 de novembro (sábado):
20h – A França (La France, 2007), de Serze Bozon, drama, duração 102’.
8 de novembro (domingo):
20h – Até já (A tout de suíte, 2004), de Benoit Jacquot, drama, duração 95’.
9 de novembro (segunda-feira):
20h – Tudo Perdoado (Tout est pardonné, 2007), de Mia Hansen-Løve, drama, duração 95’.
10 de novembro (terça-feira):
20h – De volta à Normandia (Retour en Normandie, 2006), de Nicolas Philibert, documentário, duração 113’.
Setor de Cultura e Turismo Social
SESC-Itajaí-SC
Fone: (47)3349-4096 / 9946-3388
sábado, 31 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Ontem Dia Internacional da Animação...
E como o nome da linguagem sugere, a animação, o dia de ontem foi especial para os que arriscaram sair de casa e dar uma espiada na programação da mostra.
A tarde com as crianças se divertindo e viajando pelo universo da criação e da imaginação destes profissionais do cinema, desenho, computação gráfica, roteiristas, poetas/ artesãos/artistas da imagem.
A noite estive foi a vez dos adultos, poderem se divertir, refletir com 1 hora com os curtas de animação da mostra de filmes brasileiros e em seguida com os filmes internacionais que participam da mostra.
Quero pessoalmente agradecer a pessoa de Paulo Henrique de Moura, que pelo segundo ano empreende esta tarefa e nos oferece com a oportunidade de conhecer um cadinho mais do que se anda produzindo de Animação.
Confira nas postagens anteriores outras informações sobre o Dia Internacional da Animação...
Cláudia Regina Telles
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Itajaí recebe o Dia Internacional da Animação 28 de outubro de 2009 na Biblioteca Central da UNIVALI
Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação.
Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.
Em 28 de outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o Dia Internacional da Animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em Itajaí, o DIA acontecerá na Biblioteca Central Comunitária da Univali, às 19h30. A Mostra Infantil acontecerá no mesmo local às 16 horas. O evento tem o apoio da Universidade do Vale do Itajaí através da Biblioteca Central Comunitária e da Visual Company. A entrada é gratuita.
A edição brasileira do Dia Internacional da Animação é realizada pela Associação Brasileira do Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br). A ABCA acredita no desenvolvimento de uma nova economia forte e estável com a atividade da animação brasileira em escala industrial a exemplo do que ocorre no mercado internacional, que movimenta milhares de empregos diretos e indiretos. Todo tipo de ação institucional que valorize esta mobilização é fundamental para a adequação do cenário brasileiro para esta concretização. Cinco focos básicos regem a instituição - pesquisa, fomento, formação profissional, difusão e distribuição. Hoje a ABCA conta com aproximadamente 290 associados em todas as regiões do país, está em sua quarta gestão e se mobiliza em todo Brasil para realização deste evento que conta com a participação de associados, animadores e interessados na área.
O evento que tem entrada franca e é sem fins lucrativos, vai para a sua sexta edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A mostra oficial de curtas-metragens de animação é realizada no dia 28 de outubro às 19h30 simultaneamente em todas as cidades participantes. Na primeira edição em 2004 o evento foi realizado em São Paulo, já no segundo ano do evento em cinco capitais brasileiras, em 2006 em 19 cidades, em 2007 em 50 cidades, já em 2008 o evento alcançou 150 cidades contando com a participação de todos os 26 estados brasileiros e distrito federal sendo o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no Brasil: veja fotos e a programação de todos os anos no site www.diadanimacao.com.br. A mostra oficial de curtas-metragens brasileiros também é enviada para os 51 países da ASIFA fazendo parte da programação do evento no mundo. Em 2009 o evento acontecerá em mais de 300 cidades brasileiras.
A organização do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Cine Brasil TV, o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual do Conselho Nacional de Cineclubes, Fórum dos Festivais. Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Petrobrás através do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet, no Estado de São Paulo o DIA tem o patrocínio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, e com a parceria da ASIFA para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo.
Para mais fotos em alta resolução dos filmes acesse o link abaixo:
http://www.abca.org.br/dia/index.php?option=com_content&view=article&id=791&Itemid=376
CONTATOS:
Paulo Henrique de Moura
Coordenador do Dia Internacional da Animação em Itajaí
Jornalista - DRT SC 03432 JP
Telefone: (47) 9605 1426
Email: paulohmoura@gmail.com
msn: msndopaulohenrique@hotmail.com
skype: paulohdemoura
Luciana Druzina
Diretora de Eventos ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação
Coordenadora Nacional do D.I.A. - Dia Internacional da Animação
55 51 84119771 / 21 81856951 / 11 84005177
55 51 92924002
super8prod@yahoo.com.br
www.abca.org.br
www.diadanimacao.com.br
Trailer do curta-metragem “semivida.” está no ar
O primeiro trailer do curta-metragem “semivida.”, do diretor Diego Lara, já está disponível na internet pelo endereço: http://www.youtube.com/watch?v=963ymS1Ydr0
O filme é o primeiro trabalho da Tac Produções, de Itajaí, na área de ficção. O projeto é apoiado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, com patrocínio do Porto de Itajaí. O lançamento do curta-metragem, de cerca de 15 minutos de duração, será realizado em novembro. As gravações ocorreram no mês de agosto, em locações em Itajaí e Navegantes.
De acordo com o diretor, “semivida.” mostra o fim de uma relação sob uma ótica fantástica. Passeando em uma rua deserta, o casal Sandro e Mara caminha para o fim – de suas vidas e do relacionamento. Os personagens principais são interpretados pelos atores Daniel Costa de Souza e Bruna Machado.
Sandro é um roteirista de documentários. Mara é escritora de pequenos romances e contos. Eles dividem uma vida, sonhos, anseios e planejam um futuro brilhante. Tudo parece normal, até que um deles confessa que o outro não passa de um mero personagem em um roteiro esquecido.
Perdido entre a realidade e a ficção, “semivida.” passeia entre o amor e a perda de forma suave, brilhante e simples. Com um roteiro contundente de Diego Lara, utilizando os antigos modelos de amor e paixão, estes personagens são o reflexo de uma sociedade onde cada vez mais o isolamento e a solidão moldam as pessoas.
Mais informações:
(47) 3249 0931
(47) 9958 2048
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Documentário Espírito de Porco
No blog do documentário Espírito de Porco é possível receber o ingresso virtual para uma das três sessões gratuítas do filme na Fundação Cultural Badesc. Não é necessário imprimir o bilhete. Haverá uma lista com os nomes dos espectadores para acesso à sala de exibição.
Sessões: Dias 22 (quinta) e 23 (sexta), às 19 horas, e dia 24 (sábado), às 17 horas.
http://espiritodeporco2009.blogspot.com
1 ano de Cinema, Chá e Cultura
40 anos deWoodstock - 30 anos do Filme Hair
1 ano de Cinema, Chá e Cultura
Em 1979, Milos Forman (diretor) e Michael Weller (roteirista) levaram ao cinema a peça Hair, cujo tema era a vida de um grupo de hippies no contexto da guerra do Vietnã. A peça havia estreado off-Broadway em 1967, com textos e canções escritas por James Rado e Gerome Ragni, e música de Galt MacDermott e ganhou o Grammy em 1969 por sua trilha sonora, tornando-se um dos ícones da contracultura e revolução sexual, tendo cerca de 1750 apresentações nos EUA e 1997 na Inglaterra em suas temporadas. Em 2005 a peça foi encenada em Londres no contexto da Guerra do Golfo, e 2009 foi levada à Broadway, recebendo o Tony Award e o Drama Desk Award. Independentemente das críticas favoráveis ao filme (indicações ao Globo de Ouro e Cesar e premiação no David de Donatello) e desfavoráveis (os autores da peça ainda esperam que ela seja levada para o cinema de maneira mais “fiel”), ele fez tanto sucesso (e sofreu tanta censura) quanto a peça e é obra importante que merece ser (re)vista.
Neste encontro especial de 16 de outubro, sexta-feira, às 18 horas, a convidada é Margarida Baird, atriz que atuou em várias produções brasileiras nos anos sessenta e setenta, fazendo parte da história da dramaturgia brasileira no Teatro Oficina, Teatro de Arena, Teatro Opinião e Ópera do Malandro, inclusive. Margarida lecionou na Universidade do Estado de Santa Catarina e também no SESI/SC e recebeu o prêmio de melhor atriz do 1o Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo. Em 1983, por sua atuação no Rio de Janeiro, foi indicada como melhor atriz ao Prêmio Mambembe. Dedicando-se hoje em Florianópolis, entre outras atividades ligadas às artes cênicas e plásticas, à narrativa de histórias, esta carioca “de gestos refinados e fala macia” foi fundadora do Teatro Sim.... Por que Não?!, companhia premiada e reconhecida nos âmbitos nacional e estadual.
Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, Cinema, Chá & Cultura completa um ano. É um projeto dedicado à exibição de filmes relativos a obras literárias da tradição anglófona. Para os idealizadores, Professores Dra Anelise R. Corseuil (UFSC), Dra Brígida de Miranda (UDESC), Ms. Leon de Paula (UDESC) e Dra. Maria Cecília de M. N. Coelho (USP), os encontros são uma oportunidade de exibir filmes variados e promover a discussão sobre literatura (principalmente a dramática) e cinema. A atividade, gratuita, começa com uma apresentação, durante a qual os participantes poderão se servir de chá, feito ao modo inglês, e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida ocorre a exibição do filme, legendado, em formato DVD.
SERVIÇO
Fundação BADESC: R. Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846 fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa: R. Rafael Bandeira, 335 - Florianópolis – 3224-2696 recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br
Edital Nós na Tela
Inscrições até 3 de novembro
O Programa Nós na Tela é um concurso de apoio à produção de obras audiovisuais de curta metragem, voltado a jovens das classes C, D e E, entre 17 e 29 anos, envolvidos em projetos sociais.
Para participar é simples. Basta ter entre 17 e 29 anos, ter tido ou ainda ter envolvimento com projetos sociais e ter cursado ou ainda estar cursando um curso de formação audiovisual ligado ao projeto. O conteúdo dos curtas metragens pode ser em forma de documentário ou telerreportagem e o tema - “Cultura e Transformação Social” - permite que os jovens possam mostrar as várias expressões de sua realidade. As inscrições ocorrem no período de 16 de setembro a 03 de novembro.
O MinC vai investir um total de R$ 600 mil para premiar 20 projetos selecionados. Portanto, cada diretor e/ou roteirista que tiver seu projeto aprovado poderá contar com um orçamento de até R$ 30 mil. Originalidade, criatividade artística e adequação ao tema “Cultura e Transformação Social” serão alguns dos critérios que vão definir a escolha dos projetos.
A Comissão de Seleção, composta por cinco especialistas na atividade audiovisual, será designada pela SAv, SAI e ABCCom. A partir do dia 14 de dezembro de 2009, será divulgada a lista dos 20 projetos selecionados e dos 10 suplentes.
Para fortalecer a política de descentralização regional, serão contemplados na lista inicial de aprovados, no mínimo, dois projetos de, pelo menos, quatro macrorregiões do país.
Acesse aqui o Edital Nós na Tela
Mais informações:
Telefone: (11) 5084-3252
nosnatela@cinemateca.org.br
www.culturadigital.br/nosnatela
(Jane de Alencar, Ascom SAv/MinC)
• Publicado por Geisa - Observatório dos Editais
• Categoria(s): INSCRIÇÕES ABERTAS, Inscrições Abertas
• Tags: Audiovisual, Cultura na Juventude, Editais e Premiações, jovens, nós na tela
O Programa Nós na Tela é um concurso de apoio à produção de obras audiovisuais de curta metragem, voltado a jovens das classes C, D e E, entre 17 e 29 anos, envolvidos em projetos sociais.
Para participar é simples. Basta ter entre 17 e 29 anos, ter tido ou ainda ter envolvimento com projetos sociais e ter cursado ou ainda estar cursando um curso de formação audiovisual ligado ao projeto. O conteúdo dos curtas metragens pode ser em forma de documentário ou telerreportagem e o tema - “Cultura e Transformação Social” - permite que os jovens possam mostrar as várias expressões de sua realidade. As inscrições ocorrem no período de 16 de setembro a 03 de novembro.
O MinC vai investir um total de R$ 600 mil para premiar 20 projetos selecionados. Portanto, cada diretor e/ou roteirista que tiver seu projeto aprovado poderá contar com um orçamento de até R$ 30 mil. Originalidade, criatividade artística e adequação ao tema “Cultura e Transformação Social” serão alguns dos critérios que vão definir a escolha dos projetos.
A Comissão de Seleção, composta por cinco especialistas na atividade audiovisual, será designada pela SAv, SAI e ABCCom. A partir do dia 14 de dezembro de 2009, será divulgada a lista dos 20 projetos selecionados e dos 10 suplentes.
Para fortalecer a política de descentralização regional, serão contemplados na lista inicial de aprovados, no mínimo, dois projetos de, pelo menos, quatro macrorregiões do país.
Acesse aqui o Edital Nós na Tela
Mais informações:
Telefone: (11) 5084-3252
nosnatela@cinemateca.org.br
www.culturadigital.br/nosnatela
(Jane de Alencar, Ascom SAv/MinC)
• Publicado por Geisa - Observatório dos Editais
• Categoria(s): INSCRIÇÕES ABERTAS, Inscrições Abertas
• Tags: Audiovisual, Cultura na Juventude, Editais e Premiações, jovens, nós na tela
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Tela Verde no Mercado Público de Itajaí
Sala Verde da Univali em parceria com Café Cultura promovem o Circuito Tela Verde , no Mercado Público de Itajaí, com exibições de curtas metragens todas quartas feiras do mês de outubro às 21 hrs.
O Circuito Tela Verde é uma mostra de produções audiovisuais nacionais e regionais com temática socioambiental e tem parceria do Ministério do Meio ambiente e Ministério da Cultura .
Para essa segunda edição foram selecionados vídeos que abordam as seguintes temáticas: Manguezais e sua importância na manutenção da vida, O que é meio ambiente , Vida de pescador e Comunidades : Aqui é onde moro, aqui é onde vivemos.
Datas: 07, 14, 21, 28 de outubro
Local: Café Cultura – Mercado Público Municipal de Itajaí
Acesso gratuito.
Para conferir a programação completa consulte:
www.univali/biblioteca (acesse o portal sala verde)
Maiores informações com Isadora Odebrecht pelo fone: (047) 96116779 ou email: isadoraodebrecht@hotmail.com
Dia Internacional da Animação
Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação.
Mostra de curtas-metragens nacionais e internacionais.
Em 28 de outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o Dia Internacional da Animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados.
A edição brasileira do Dia Internacional da Animação é realizada pela Associação Brasileira do Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br). A ABCA acredita no desenvolvimento de uma nova economia forte e estável com a atividade da animação brasileira em escala industrial a exemplo do que ocorre no mercado internacional, que movimenta milhares de empregos diretos e indiretos. Todo tipo de ação institucional que valorize esta mobilização é fundamental para a adequação do cenário brasileiro para esta concretização. Cinco focos básicos regem a instituição - pesquisa, fomento, formação profissional, difusão e distribuição. Hoje a ABCA conta com aproximadamente 290 associados em todas as regiões do país, está em sua quarta gestão e se mobiliza em todo Brasil para realização deste evento que conta com a participação de associados, animadores e interessados na área.
O evento que tem entrada franca e é sem fins lucrativos, vai para a sua sexta edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A mostra oficial de curtas-metragens de animação é realizada no dia 28 de outubro às 19h30 simultaneamente em todas as cidades participantes. Na primeira edição em 2004 o evento foi realizado em São Paulo, já no segundo ano do evento em cinco capitais brasileiras, em 2006 em 19 cidades, em 2007 em 50 cidades, já em 2008 o evento alcançou 150 cidades contando com a participação de todos os 26 estados brasileiros e distrito federal sendo o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no Brasil: veja fotos e a programação de todos os anos no site www.diadanimacao.com.br. A mostra oficial de curtas-metragens brasileiros também é enviada para os 51 países da ASIFA fazendo parte da programação do evento no mundo. Em 2009 o evento acontecerá em mais de 300 cidades brasileiras.
A organização do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes, Cinemateca Brasileira, Cine Brasil TV, o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual do Conselho Nacional de Cineclubes, Fórum dos Festivais. Patrocínio do Fundo Nacional de Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Petrobrás através do Programa Petrobrás Cultural com incentivo da Lei Rouanet, no Estado de São Paulo o DIA tem o patrocínio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, e com a parceria da ASIFA para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração de diversos países no mundo.
Para mais fotos em alta resolução dos filmes acesse o link abaixo:
http://www.abca.org.br/dia/index.php?option=com_content&view=article&id=791&Itemid=376
CONTATOS:
Paulo Henrique de Moura
Coordenador do Dia Internacional da Animação em Itajaí
Jornalista - DRT SC 03432 JP
Telefone: (47) 9605 1426
Email: paulohmoura@gmail.com
msn: msndopaulohenrique@hotmail.com
skype: paulohdemoura
Luciana Druzina
Diretora de Eventos ABCA - Associação Brasileira de Cinema de Animação
Coordenadora Nacional do D.I.A. - Dia Internacional da Animação
55 51 84119771 / 21 81856951 / 11 84005177
55 51 92924002
super8prod@yahoo.com.br
www.abca.org.br
www.diadanimacao.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)